Bebidas - Café
Nestlé Portugal S.A.

Nespresso - Preço premium e serviço marca branca

Bruno Araújo apresentou a reclamação
19 de abril 2018

Entreguei há 3 semanas a minha máquina para reparação pois perdia imensa água e o café saía bastante fraco - ainda está na garantia. Acordaram comigo uma data para levantar a máquina, informando que iam deixar uma máquina de substituição e que tinha que entregar a fatura da minha máquina à pessoa que ia levantar a minha máquina avariada. O prazo para entrega da minha máquina reparada era - salvo erro - 11 de Abril.

Quando a pessoa veio a minha casa para levantar a minha máquina não quis levar a fatura pois disse que não era preciso. Insisti várias vezes e a pessoa insistiu que não era necessário e não ia levar. Alguns dias depois recebi uma mensagem da Nespresso para enviar a fatura por email para concluírem o processo de reparação. Enviei a fatura e os serviços técnicos acusaram a recepção da fatura a 12 de Abril. Entretanto, a máquina de substituição revelou-se um autêntico flop: inseria a cápsula de café, a máquina furava e só saía água; resultado: dezenas de cápsulas para o lixo pois se quiser beber uma chávena de água abro a torneira, não vale a pena aquecer na máquina Nespresso. Perdia água em abundância, por isso resolvi tirar a máquina do local onde estava para a limpar ... e foi aqui que começou o pesadelo: sem eu reparar, a máquina de substituição estava a perder água pela parte de baixo, estragando completamente a estante onde a máquina está pousada. A estante vai brevemente para o lixo porque está com um aspeto horrível, por isso tenho um prejuízo superior a 200€, fora as cápsulas de café perdidas.

Entretanto cheguei ao meu limite de toda esta situação e liguei para a assistência técnica para perceber como podiam resolver a situação e tentar saber onde estava a minha máquina. Esta chamada foi no dia 16 de Abril. Do outro lado recebi uma série de 'Não sei', 'Não faço ideia', 'Aguarde um pouco', 'Estamos a verificar'. A Senhora que me atendeu acabou por dizer que não sabia o que se passava e que durante aquele dia me iam ligar para explicar a situação. Falei de todos os estragos e a única coisa que ouvi foi 'Lamento o transtorno causado'. Foi reconfortante. Essa chamada prometida não aconteceu. Nem no dia 16 de Abril nem até hoje.

Como me fartei da situação novamente, liguei para a Nespresso hoje - dia 19 de Abril - para saber o que se estava realmente a passar. Disseram-me que a máquina ainda estava para reparação e voltei a explicar todos os prejuízos causados - do outro lado nem uma tentativa de resolver a situação. Disse que ia pedir o livro de reclamações, mais uma vez do outro lado recebo um 'Faça como achar melhor. Está no seu direito'. Atendimento acima da média.

Como perceberam que tinha razão e não sabiam como descalçar esta bota, começou o 'damage control': ligaram-me hoje ao final do dia a dizer que 'não tinha comprado café na Nespresso desde 2017' e queriam saber onde comprava café e quais os tipos de café com a desculpa de 'Os técnicos querem replicar o problema com o mesmo tipo de café'. Aqui já entramos no campo onde querem fazer o cliente de burro, mas comigo não têm muita sorte. Lá expliquei porque é que não tenho compras de café associadas à minha conta bem como o café que costumo tomar e disseram-me que 'assim os técnicos podem reproduzir o problema com o mesmo tipo de café'. Mas cabe na cabeça de alguém que os técnicos esperam quase 3 semanas para replicarem o problema? Isto é fazer os clientes de burros, claramente estão a começar a preparar o terreno para dizerem que a culpa é minha e uso café de marca branca. Se quisesse usar café de marca branca tinha comprado uma máquina de marca branca, não ia gastar bastante dinheiro na máquina para depois usar café barato e que prejudicam a máquina.

Quantos aos prejuízos que tive em casa, nem uma palavra. Quanto à recolha da máquina de substituição, nem uma palavra.

É isto a Nespresso: preços premium e atendimento de loja de vão de escada. Com o devido respeito por este tipo de lojas.

Data de ocorrência: 19 de abril 2018
20 de abril 2018
Caro cliente Bruno Araújo,
Permita-nos começar por agradecer o seu feedback. Estamos a analisar a situação apresentada e entraremos em contacto consigo com brevidade.
Nespresso 24/7 Customer Service.
21 de abril 2018
Recebi ontem uma mensagem da Chronopost a dizer que no dia 23 de Abril vinham recolher a máquina Nespresso. NINGUÉM da Nespresso me ligou a dizer o que quer que seja ou o que vão fazer para resolver a situação. NINGUÉM da Nespresso me ligou para saber se no dia 23 de Abril estarei em casa e a hora em que me dá mais jeito a recolha da máquina.

Este atendimento é uma vergonha. Agora resolvem vir recolher a máquina e nem explicam o que vai acontecer. Simplesmente vêm buscar o que é deles, assumo eu.

Acho inacreditável eu saber disto tudo através da Chronopost.
24 de abril 2018
Até agora nenhum contacto da parte da Nespresso, nem um pedido de desculpas. Absolutamente nada.

Ontem vieram trocar a máquina de substituição, mas a máquina que deixaram tem exatamente o mesmo problema que a anterior. Perde imensa água, inclusivé pela parte inferior da máquina, por isso o prejuízo no mobiliário continua.

A pergunta que se impõe é: a Nespresso que vende máquinas de café não tem uma máquina que funcione em condições? Isto é das maiores vergonhas que tenho memória, como é que uma empresa destas continua a vender máquinas de café?

Hoje tirei mesmo irei a uma Nespresso pedir o livro de reclamações. Tenho fotos e vídeos a comprovar toda esta situação.
10 de julho 2018
Caro cliente Bruno Araújo,
Permita-nos agradecer uma vez mais o seu feedback.
Esperamos que a resolução da situação vá ao encontro das suas expectativas.
Nespresso 24/7 Customer Service.
Bruno Araújo avaliou a marca
10 de julho 2018

Tudo resolvido com a Sra. Sónia Teixeira a quem agradeço a simpatia e a tentativa constante em resolver a questão da melhor forma possível.