Produtos Alimentares
2 Limiano 71.3
3 Saludães 69.1
Nestlé66.8
Nestlé Portugal, Unipessoal, Lda

Nestlé - Atenção à redução da quantidade nas caixas de Cerelac!

Carlos apresentou a reclamação
22 de setembro 2022 (editada a 30 de setembro 2022)
Já sou consumidor de Cerelac à muitos anos e achei que já sabia que as caixas maiores tinham 2 pacotes de 500gr cada e naturalmente que não conferia o peso sempre que efectuava uma nova compra, até porque a caixa continuava precisamente com as mesmas dimensões e imagem.
Todos nós já sabemos que um pacote de leite, por exemplo, tem 1 litro e partimos desse princípio sempre que o compramos, e naturalmente não vamos estar sempre a confirmar se tem efectivamente essa capacidadede e não contamos que algum fabricante de leite, mais atento aos nossos hábitos enraizados, se lembre de diminuir a quantidade de leite, mantendo as dimensões da embalagem, para não "desapontar" os clientes.
Pois, parece que foi precisamente isso que fizeram com a Cerelac, sem que eu, e certamente milhares de outros consumidores, nos apercebessemos.
Na semana passada comprei 2 caixas de Cerelac, no Pingo Doce, exactamente com as mesmas dimensões, achando que estava a comprar 2 kg de farinha.
Qual não é a minha surpresa, quando abro a primeira caixa e reparo que os 2 pacotes, que continha, eram significativamente mais pequenos do que o habitual. Procurei em todas as partes mais expostas da embalagem e não encontrava nenhuma indicação do peso da embalagem.
Pois é, os Srs. da Nestlé, certamente por puro acaso, só colocaram essa indicação no fundo da embalagem, e qual não é o meu espanto quando reparo que a caixa de cartão que eu me tinha habituado a que tivesse 2 X 500gr, afinal só tinha 2 X 300gr.
Fui verificar a segunda caixa que comprei na mesma altura, que mais uma vez refiro era precisamente da mesma dimensão, e esta tinha 2 X 450gr.
Senti-me enganado por alguém que se aproveitou dos meus hábitos de consumo, para, mantendo a caixa da mesma dimensão, para não dar nas vistas, e "retirou-me" 400gr de Cerelac de uma das caixas e 100gr da outra caixa.
Só me posso queixar de mim próprio que, já habituado a um produto que achei conhecer, não tive o cuidado de me certificar se o fabricante, certamente por algum motivo que desconheço, resolveu manter a dimensão da caixa de cartão, desperdiçando cartão desnecessariamente, ainda mais numa altura em que a preocupação ecológica devia ser geral, e reduziu a quantidade de produto.
Há quem denomine esta técnica de reduflaçâo, eu chamaria-lhe outro nome, que reservo para mim.
Esta minha exposição tem como único intuito alertar outros clientes que, tal como eu, não estão suficientemente atentos a estas "mudanças estratégicas"
Anexo fotos das duas caixas para que possam observar as diferenças entre ambas, ou a falta delas.
Apesar de tudo vou continuar a acreditar que cada pacote de leite continua a ter efectivamente 1lt.
Data de ocorrência: 22 de setembro 2022
Nestlé
23 de setembro 2022
Caro Sr. Carlos Henriques,

Agradecemos o seu contacto e lamentamos a situação que nos descreve. Oferecer produtos de qualidade aos Consumidores é o objetivo primordial da Nestlé.

É importante que nos tenha comunicado esta ocorrência.

No seguimento, iremos contactá-lo brevemente.

NESTLÉ Serviço ao Consumidor

800 203 591

08:30 às 20:30 (Segunda a Sábado, exceto feriados)
23 de setembro 2022
Ok, aguardo
24 de setembro 2022
Fui contactado pela Nestlé e pediram-me para enviar fotos do lote e validade por email.
O meu email foi recusado
Segue a foto solicitada.
Se quiserem mais alguma deixem um endereço de email que permita receber as fotos
8 de outubro 2022
Continuo a aguardar que os srs da Nestlé se dignem a colocar aqui a sua resposta.
Quando me ligaram, a dar uma explicação absurda, pedi para a colocarem aqui, para que outros consumidores a pudessem ler.
Parece-me que o único intuito do telefonema que me fizeram seria para eu me calar oferecerendo-me uma caixa de Cerelac.
Não aceitei a oferta e expliquei que mesmo que me oferecesem uma caixa de cerelac a minha opinião não iria mudar.
Aguardo resposta, não por telefone mas por aqui.
Se estão tão conscientes do que fizeram "foi para não penalizar o consumidor" fará todo o sentido que o expliquem publicamente.
Nestlé
10 de outubro 2022
Caro Sr. Carlos Henriques,

Agradecemos uma vez mais o seu contacto.

Conforme indicado em contacto telefónico, foi alterada a gramagem em 100g, em 3 variedades diferentes. Isto é, as embalagens de Cerelac para preparar com leite, cuja gramagem era de 700g, mudaram para 600g e a Cerelac farinha láctea (para preparar com água), bem como a Cerelac farinha láctea 40% menos de açucares, de 1kg para 900g.

Conforme podemos confirmar pelas fotos que teve a amabilidade de nos enviar, as embalagens que refere são de Cerelac para preparar com leite e Cerelac farinha láctea, verificando-se por isso, as diferenças de gramagem referidas.

Relativamente às embalagens, estas dispõem de um layout aprovado e de acordo com o imposto pela legislação pelo que, não ocorreu qualquer alteração da informação impressa, mantendo-se no mesmo local que anteriormente.

NESTLÉ Serviço ao Consumidor

800 203 591

08:30 às 20:30 (Segunda a Sábado, exceto feriados)
10 de outubro 2022
Fantástico argumento da Nestlé.
Certamente passaram a colocar o peso apenas na base da embalagem também para não "sobrecarregar as despesas dos consumidores".
Se têm tanta certeza de que esta não é uma manobra para enganar os consumidores, poderiam, pelo menos, deixar a indicação do peso no mesmo local, visível, onde estava.
Eu costumava comprar sempre embalagens de 1kg, em vez de 2 de 500gr, o que, segundo o argumento da Nestlé, só me estaria a "sobrecarregar".
Os clientes podem ser distraídos mas não são parvos, sabem fazer contas e percebem que a redução da gramagem não é nenhum benefício.

"O aumento das matérias primas e o aumento dos custos de produção, levaram a Nestlé a ponderar entre o aumento do preço do produto ou uma redução ligeira na gramagem, mantendo o mesmo valor de referência, numa tentativa de não sobrecarregar as despesas do consumidor."
Carlos avaliou a marca
13 de abril 2023

A postura da marca foi tentar oferecer-me uma embalagem de produto para eu me calar. Expliquei que mesmo que me oferecessem a embalagem a minha opinião não iria mudar