NewOne Clinic - Incumprimento

Ana Sofia Nóvoa
Ana Nóvoa apresentou a reclamação
16 de março 2016

No dia 15.03.2016, efetuei uma reclamação, que segue em anexo, no livro de reclamações da entidade NECP – New Estethic Concept, Lda., com CAE 86220, cuja entidade reguladora é a ARS.
No dia 02.02.2016, dirigi-me àquele estabelecimento, na sequência de uma campanha da Groupon a fim de me informar das condições para efetuar depilação a laser, ao que me responderam que poderia adquirir o pack de depilação a laser diretamente no estabelecimento que faziam condições ainda melhores. Desta forma, no dia 02.02.2016 comprei um pack de 5 sessões de depilação a laser, no valor de € 29,00 (comprovativo em anexo), no entanto, no momento de proceder à marcação deram-me a indicação de que só conseguiam marcar a primeira sessão para Março de 2016 (documento com as datas de marcação das sessões, em anexo). Então, marquei para o dia 09.03.2016 às 12h30 e, deram-me a indicação que as sessões nas zonas onde pretendia fazer a depilação eram muito breves, 15 a 20 minutos.
No dia 09.03.2016 quando compareci no estabelecimento que se identifica como New One Clinic (NECP – New Estethic Concept, Lda.) para efetuar a primeira sessão, aguardei na sala de espera cerca de 1 (uma) hora. Nessa altura dirigi-me à receção e disse que não podia esperar mais, porque tinha esgotado o meu período de almoço e tinha de regressar ao trabalho. Perguntei à menina responsável pela depilação a laser, se era habitual este tempo de espera, ao que me respondeu afirmativamente e que não podia garantir que das próximas vezes não ocorresse o mesmo, bem como as outras pessoas que se encontravam no átrio da receção que me disseram que era sempre assim.
Nesse momento, transmiti que na medida em que só tinha comprado o pack, porque me marcavam as sessões para a hora de almoço, única hora que tenho disponível para o efeito e, tendo em conta o período de espera, em total incumprimento do acordado e da hora marcada, deixava de ser viável a efetivação do serviço que tinha comprado. Neste âmbito, solicitei a anulação da compra com base no incumprimento por parte da entidade fornecedora do serviço, por motivos que me são totalmente inimputáveis, e requeri a devolução do valor pago, de € 29,00.
Na altura, disseram-me que iam falar com o responsável pelo sistema informático de faturação para perceber como podiam fazer para anular o recibo, ficaram de ligar nos dias seguintes dia 10/03 ou 11/03, ou no limite na segunda, dia 14/03, pois ia lá estar o Senhor responsável pela aplicação do SAFT e já podiam saber como resolver. Neste sentido dia 14/03, como ainda não tinha ainda obtido resposta, entrei em contacto com o estabelecimento para saber qual era o ponto da situação ao que me responderam que não era possível proceder à devolução, porque já tinha passado mais de um mês após a emissão do recibo, e portanto se eu quisesse podia trocar o voucher por outra coisa ou oferece-lo, mas devolver o valor pago não devolviam, porque supostamente já teriam decorrido os 14 dias respeitantes ao direito de retratação do que chamam voucher. Quando fiz a reclamação, sugeriram ainda que fizesse o tratamento à Segunda-feira de manhã, dia em que a Clínica fecha ao público, mas que frequentemente abre para este tipo de situações, ao qual respondi negativamente, pois não tinha disponibilidade em horário laboral e ainda que tivesse não iria fazer o tratamento num dia em que a clinica está fechada ao público.
Esta situação revela um incumprimento por parte da entidade fornecedora do serviço contratado e do compromisso assumido, pois ao não prestar o serviço nos termos acordados e devidamente agendados, incumpre totalmente e inviabiliza a manutenção do contrato.
Na realidade, o que se verifica é que efetivamente a clinica em causa não tem capacidade de resposta às marcações efetuadas que assume e continua a assumir, tem uma tabela de preços abaixo dos de mercado, mas no momento da prestação do serviço mostra-se totalmente incapaz de cumprir, situação esta que pude comprovar com as reclamações que presenciei, nomeadamente, quanto ao facto de terem a indicação de Multibanco, mas no momento do pagamento dizem que deixaram de ter, marcações para as 11:30 e só serem atendidas por volta das 13 horas…. Inclusivamente ouvi a desmarcação de uma série de consultas pelo motivo de a máquina de laser estar avariada, o que levanta outras dúvidas sobre o correto funcionamento das respetivas máquinas…
Face ao exposto, solicito a V. Exas. que se dignem tomar as necessárias diligências com vista à resolução da situação supra descrita, e à devolução do valor pago.

Data de ocorrência: 16 de março 2016