19.5

Nike - Cancelamento de encomenda on-line e péssimo serviço prestado

António Ferreira
António Ferreira apresentou a reclamação
15 de janeiro 2022
No dia 25 de novembro de 2021, realizei uma encomenda no site oficial da empresa, Nike, para aquisição de 2 pares de sapatilhas que se encontravam para venda na respetiva página da empresa, com 25% de desconto do “balck friday”, para oferecer na época de Natal que se aproximava. No final de realizar a encomenda o produto aparecia com disponibilidade no momento da compra e para entrega com uma estimativa de uma semana.
No dia 01 de dezembro recebi apenas um dos pares encomendado, recebendo um email mais tarde, dia 12 de dezembro, a informar que a restante parte estava atrasada. Fiquei um pouco surpreendido com esse facto porque nesse mesmo dia o produto encontrava-se ainda com disponibilidade online. Assim, voltei a repetir a compra realizando uma nova encomenda com o par de sapatilhas que estava em falta. Mais uma vez, o produto não foi enviado, recebendo 2 e-mails da empresa, um dia 17 de Dezembro e outro dia 23 de dezembro, informando que o produto estava atrasado. No entanto, em qualquer instância e/ou momento fui informado pela empresa que o produto estava esgotado e que não seria possível enviá-lo. Fiquei ainda mais estupefacto quando no dia 06 de janeiro de 2022, passado quase 6 semanas da compra inicial, o produto voltou a ter o tamanho encomendado disponível no seu site oficial. No entanto, continuava sem obter qualquer informação por parte da companhia apesar das tentativas realizadas através de e-mail.
No dia 07 de janeiro entrei em contacto com assistência da empresa via telefone (apenas em inglês) para tentar esclarecer os motivos de tais atrasos, bem como o pouco ou nenhum cuidado da empresa para com o cliente. Infelizmente, apenas nesse dia foi me foi transmitido que o produto já não se encontrava em stock, tendo sido cancelado de imediato a primeira encomenda e explicado que devido a vários erros por parte da Nike e do seu site oficial, o produto foi aparecendo como disponível.
Portanto, venho pelo presente apresentar o meu profundo desagrado pela forma como o processo foi conduzido, que apesar de não envolver problemas a nível financeiro, uma vez que o valor desses produtos não chegou a ser cobrado, fiquei com o prejuízo de não ter aproveitado outras campanhas em empresas concorrentes para aquisição dos mesmos produtos na expectativa de os receber no local onde comprei inicialmente (Website da nike). Aproveito também para denunciar a informação enganosa que foi passada pela empresa que “vendeu” um produto como disponível em várias ocasiões, mas que afinal não se encontrava disponível, com a agravante de nunca informarem o cliente desse mesmo motivo. Pretendo com esta reclamação expor o meu descontentamento para o sucedido, considerando inadmissível a forma como a empresa conduziu este processo, não informando devidamente o seu consumidor e sem ressarcir o cliente de qualquer vantagem adicional pelos inúmeros transtornos causados.

Sem outro assunto de momento, apresento os meus melhores cumprimentos, afirmando que seguramente perderam mais um cliente da vossa marca
Data de ocorrência: 7 de janeiro 2022