16.2

Nónio - Obrigação de registo

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
9 de março 2021
Como passo bastante tempo ao Computador, tanto no meu serviço, como em casa, gosto de ouvir música suave, pelo que seleccionei há bastante tempo, um determinado Posto de Rádio nacional.
Presentemente deparei-me com a obrigação de me registar na Empresa acima mencionada para poder aceder a esse e mais uma quantidade enorme de sites, dos quais não estou minimamente interessado.
Ora, pelo que me consegui aperceber, esta Empresa irá recolher, para além dos meus dados pessoais, todos os meus acessos a todas as páginas (mencionados como interesses, mesmo que sejam apenas consultas por curiosidade), para posteriormente me direccionarem, não aquilo que irei procurar, mas aquilo que acham que estará dentro do âmbito dos meus interesses.
Tendo questionado a mesma acerca da obrigatoriedade de Registo para ouvir apenas um Posto de Rádio, obtive uma resposta por mail, algo jocosa para com a minha questão, inclusive mencionando que "Há na sua missiva qualquer equívoco que pensamos ser útil esclarecer."
Será que num país dito democrático, com liberdade de pensamentos e opções, serei obrigado a registar-me para ouvir rádio? E de manhã, no banho, quando ouço o mesmo posto, também terei de comunicar o que estou a ouvir?
Gostaria de saber até que ponto sou obrigado a efectuar este Registo, que irá ser direccionado para terceiros me indicarem o que acham melhor para mim.
Já não existe a liberdade de opção? Ou me registo ou não posso ouvir rádio?
Data de ocorrência: 9 de março 2021