82.9

Norauto - 6 vezes em 2 dias e sem resolução

José Lança
José Lança apresentou a reclamação
5 de fevereiro 2018

Venho, por este meio, mostrar a minha total indignação e insatisfação relativamente aos serviços da oficina da Norauto, localizada junto ao Retail do Barreiro.
Em agosto do ano passado fui à Norauto em questão para procederem à mudança dos pneus do meu carro, um Smart. Assim o fizeram. Mal saí da oficina notei que a direcção estava algo estranha, mas pensei que fosse impressão minha ou algo relacionado com os pneus novos. No dia seguinte, mal entrei na autoestrada, o carro começou aos “s”, com uma grande falta de estabilidade, ao ponto de achar que me iria despistar. Voltei à Norauto, expus a situação, pediram muitas desculpas e lá estive mais de 1 hora à espera de resolverem a questão.
No dia 2 de fevereiro, cerca de meio ano depois do sucedido, começou uma saga que ronda o surrealismo total. Voltei à Norauto, pelas 11 horas para fazerem a revisão do carro, sendo que depois iria com ele à inspeção. Quase em cima da hora marcada, já estava a entrar na Norauto, ligam-me a dizer que faltava uma peça qualquer e era melhor marcar para a revisão para as 16 horas. Escusado será dizer que tive de alterar todo o meu dia, mas assim o fiz.
Às 16 horas, entreguei o carro e expliquei, mais uma vez, que ia levá-lo à inspecção e que, portanto, convinha que vissem mesmo o que era suposto, nomeadamente a direção do carro. Alertei para o facto de ter lá mudado os pneus há relativamente pouco tempo e que convinha verem a situação.
2 horas depois, após pagar cerca de 260 euros, uma vez que ainda tinha tempo, saí da Norauto e dirigi-me para um centro de inspecções automóvel. Resultado: faróis desalinhados, com intensidades diferentes e a direcção do carro completamente desalinhada, registanto um valor absurdo, muito acima do permitido. O senhor do centro foi impecável e explicou-me tudo muito bem. Voltei, nesse mesmo fim de tarde à Norauto, com o papel vermelho da reprovação da inspecção, com tudo bem explícito e falei com o chefe de oficina que me pediu imensas desculpas e me garantiu que ele mesmo ia resolver a situação. E resolveu? Não. Enquanto esperava reparei que quem andava de roda do meu carro era outro funcionário, interrompendo constantemente para falar com outros, para ir fazendo outras coisas, tudo em amena cavaqueira. O chefe de oficina mal olhou para o carro.
Quase 2 horas depois lá me entregaram o carro, garantido que estava tudo ok. Perguntei se tinham visto a situação das lâmpadas e confirmaram que sim. Saí da oficina e entrei numa estrada reta a caminho de casa e… o carro sempre em frente mas com o volante virado para a direita. Virei na rotunda mais próxima e voltei à Norauto (e já lá iam 3 vezes). Pediram, novamente, imensas desculpas e quase 1 hora depois lá me entregaram o carro, garantindo que agora sim estava tudo ok.
Como já passava das 9 da noite, só no dia seguinte de manhã, 3 de fevereiro, voltei ao centro de inspeções. E, pasme-se, o carro voltou a chumbar. As lâmpadas estavam exactamente com o mesmo problema (portanto, na Norauto, nem se dignaram a ver isso) e a direcção estava ainda mais desalinhada.
Voltei à Norauto (já pela 4ª vez), sendo que me é dito que só às 13 horas é que podiam ver o meu carro, porque só a essa hora chegava o chefe de oficina. E a essa hora lá fui, novamente, pela 5ª vez. O chefe propôs-me devolver o dinheiro do alinhamento e o valor correspondente às duas re-inspeções, mas disse que ia ele mesmo #novamente” fazer o alinhamento da direção e colocar duas lâmpadas iguais, fazendo também o alinhamento das mesmas.
Cerca de 1 hora depois, lá fui eu, mais uma vez, ao centro de inspeções e… mais uma vez, o mesmo problema com a direção. Os senhores que lá estavam, foram muito atenciosos e simpáticos e eles próprios já achavam a situação absolutamente absurda. Até me aconselharam outras oficinas.
Nessa mesma tarde, voltei, pela 6ª vez, à Norauto para informar que, mais uma vez, o trabalho havia sido mal feito e para pedir que me devolvessem o valor do alinhamento e, como o chefe de oficina me tinha dito, também o valor das re-inspeções.
E eis que no balcão de atendimento, a funcionário me diz que não podiam devolver qualquer valor porque, afinal, não tinham cobrado o alinhamento à priori. Ou seja, da primeira vez nem sequer tinham feito qualquer alinhamento da direcção, apesar de tê-lo solicitado via telefone e depois no próprio local.
Se toda a esta situação completamente inacreditável já durante dois dias foi causa de um profundo stress, preferi não me aborrecer mais com aquilo, virei costas e fui embora, sem receber o prometido valor das duas re-inspeções. Para agravar ainda mais esta situação, pouco tempo depois reparei que além do trabalho mal feito e não feito, ainda fizeram um risco junto ao rádio do carro e outro profundo no para-choques, riscos esses que tenho a certeza absoluta não estavam antes.
Escrevo esta reclamação porque considero (e qualquer pessoa considerará) esta situação para lá de inaceitável. Passei dois dias entre a Norauto e o centro de inspeções e sem ver a situação resolvida. É inadmissível que uma oficina especializada se comprometa a prestar os serviços solicitados e não o faça. É inadmissível garantirem que o carro estava impecável para ser inspecionado e não estar. Inaceitável afirmarem que alinharam a direção e não o fizeram. É inadmissível dizerem que alinharam as lâmpadas e não o fizeram. É inaceitável dizerem que alinharam a direção e deixarem o volante do carro “torto” numa condução em linha reta. É inadmissível dizerem que pagam as duas re-inspeções e não o fazerem. Intolerável que ainda me provoquem 2 riscos, um no interior e outro no exterior do carro.
Receber os clientes com sorriso na cara não chega. Dizerem que fazem o que é suposto e pago pelo cliente, não chega. É suposto fazerem mesmo, cumprirem, não danificarem e não mentirem. Há que haver um mínimo de brio profissional. Falhar todos falhamos, mas isto é, efetivamente, demasiado.
Pelo exposto (ainda assim bastante sucinto), esta situação é, obviamente, completamente bizarra, absurda e reveladora de uma falta de profissionalismo, de cuidado e de respeito gritantes por parte da Norauto.

Data de ocorrência: 5 de fevereiro 2018
Norauto
5 de fevereiro 2018
Exmo. Sr, em nome da Norauto Portugal lamentamos, desde já, o sucedido.

Tentaremos ser o mais breves possíveis numa resposta.

Com os melhores Cumprimentos,
Departamento de Marketing e Comunicação