83.1

• servico.clientes@norauto.pt

Norauto - Falha técnica grave resulta em danos na viatura

Utilizador apresentou a reclamação
13 de setembro 2020
Matricula: 31-91-MP Factura: 06240000/149723. Serviço com o número 9511 referente á Mudança do Liquido de Refrigeração (FORFAIT), foi utilizado uma solução com Glicol G12 PLUS, confirmado in loco pelo funcionário que recepcionou a queixa após o serviço, este produto não respeita as normas do fabricante para a viatura e modelo em questão (Norma Audi 61-0-0257), tendo causado danos permanentes na bomba de água, e outros orgãos do motor, sistema de arrefecimento. Serviço com o número 836501 referente á Limpeza do Sistema a Gasóleo (FORFAIT 0,5), sendo a viatura a gasolina, o tratamento em assunto originou danos inevitáveis ao nível do motor. Uma vez que a oficina não tem capacidade e/ou meios técnicos para avaliar o resultado e resolver as queixas acima indicadas, facto passível de se confirmar pelo tipo de serviços prestados pela entidade requerida, somente disponibilizo a viatura para avaliação por entidade competente, designadamente o fabricante e/ou pessoa certificada por estes para avaliar a matéria em assunto. Mais informo, que sendo a viatura de utilização diária, como meio de deslocação do agregado familiar para gestão diária, tenho de num curto espaço de tempo de proceder à sua reparação, não inviabilizando a queixa que apresento, uma vez que estão reunidos elementos de prova para o efeito.
Data de ocorrência: 13 de setembro 2020
13 de setembro 2020
Exmo. Sr, em nome da Norauto Portugal lamentamos, desde já, o sucedido.

Tentaremos ser o mais breves possíveis numa resposta.

Com os melhores Cumprimentos,
25 de setembro 2020
Caro Cliente,
Após verificação da viatura nas nossas instalações foi verificado que o problema e barulho estava no facto das peças Bomba de água, Kit Distribuição e Termostato não se encontrarem em condições.
Assim sendo foi elaborado um orçamento para substituição desta peças e que por si foi aceite. Assinou igualmente um termo de responsabilidade atestando que qualquer problema de refrigeração que possa vir a ter não poderá ser assacado à Norauto já que a nossa responsabilidade se limita às peças substituídas.
Damos, portanto, esta reclamação como terminada.
28 de setembro 2020
Exmos. Senhores,

Quero desde já antecipar os meus agradecimentos e apoio facultado pela Loja Norauto Alverca, tendo a destacar o excelente profissionalismo do Responsável de Oficina, Sr. Luís que pela postura relativamente a este assunto fez-me ganhar confiança nos serviços prestados por esta Loja.

Importa no entanto recordar e/ou esclarecer V. Exas. relativamente a alguns aspectos fundamentados na reclamação, por forma a não serem feitos nuízos do cliente/a minha pessoa.

A primeira intervêncão do veículo supracitado em reclamação na Oficina em assunto, consistiu numa revisão, bem como numa avaliação do estado geral da viatura, em resultado desta avaliação fui informado que a distribuição da viatura não tinha de ser substituida, bastava fazer a substituição do liquido de refrigeração, intervênção que motivou o primeiro ponto da reclamação, a colocação e/ou subsituição do Glicol por outro que não cumpre a norma Audi, facto confirmado in loco na loja por mim, que se seguio após ter identificado a coagulação deste liquido/quimico no seguimento de um barulho anormal da bomba de água.

Não vou refutar a constatação do mau estado/desgaste da distribuição, contudo, a informação prestada ao cliente no seguimento do diagnóstico feito aquando da revisão não foi este, foi incorreto e técnicamente despropositado, ainda, é de estranhar que profissionais encarregues da manutenção da minha viatura não tenham notado o barulho da bomba de água, a não existir o mesmo, questiono se a colocação errada do Glicol não terá motivado a avaria, pese embora o desgaste deste componente? Questiono também como foi possível durante a avaliação da viatura não terem notado uma folga tremenda no esticador da correia de acessórios, que por sinal estaria a interferir no carregamento do Ar Condicionado, tendo neste contexto sido apresentado em Loja explicações, ou falta delas, por mais questões que tivesse feito, confuso, acabei por desistir e identificar o problema.

A intervênção para manutenção da minha viatura incorreu em muitas falhas, as quais a este ponto não pondero evocar, mas e altecer uma vez mais o excelente acompanhamento técnico do Responsável de Oficina, o Sr. Luís, bem como, a simpatica e prontidão da Responsável de Loja, a Sra. Carla Casal em apresentar uma solução, e acompanhar a mesma.

Em suma, tenho a requerer a devolução do valor pago pela substituição do liquido de refrigeração aquando da revisão, uma vez que pelas razões já expressas, tive de substituir o mesmo logo após notar coagulação do Glicol do sistema de refrigeração por outro, tendo este depois sido substituido/orçado aquando da reparação/substituição da distribuição na vossa oficina.

Sem mais a acrescentar, dou o assunto por terminado após satisfeito o meu pedido, que entendo que V. Exas por certo.vão aceder.

Os Melhores Cumprimentos,
Pedro Rui Santos
28 de setembro 2020
Caro Cliente,
Após o nosso contacto, explicação e visita ao nosso Centro, esperamos que tenha ficado satisfeito com a solução encontrada.
Damos, portanto, o assunto como encerrado.