83.1

• servico.clientes@norauto.pt

Norauto - Orçamento enganoso

Joao Prudencio
Joao Prudencio apresentou a reclamação
22 de março 2019 (editada a 28 de março 2019)
No passado dia 2 de Março (sábado) contratei um serviço de colocação de dois pneus e alinhamento de direcção na Norauto de Coimbra, na sequência do qual me foi dito que o carro dispensava o alinhamento porque tinha uma folga de direcção na roda dianteira do lado direito.
Além desse problema havia necessidade de substituir pastilhas e discos atrás.
Perguntei ao técnico da oficina se a resolução do problema da folga era um serviço muito caro, de mais de 100 euros, e ele respondeu que não, pois só era preciso substituir a rótula de direcção do lado direito à frente e o respetivo fole. "Isso é muito barato", enfatizou, garantindo que ficava bem abaixo dos 100 euros.
Como tinha que fazer inspecção ainda no mês de Março, e o problema da rótula era incontornável para o efeito (não o dos discos e pastilhas), pedi que me enviassem dois orçamentos na semana seguinte, para proceder separadamente à reparação da roda e dos discos/pastilhas.
Disseram que mandariam o orçamento por email na segunda-feira, dia 4, mas só o fizeram na sexta, dia 8, depois de eu ter insistido.
No orçamento referente à folga da roda surgem quatro rótulas de direcção, um fole e as respetivas montagens, além do alinhamento, no valor total de 192,74€. O orçamento especifica as rótulas das rodas direita e esquerda dianteiras e as rótulas internas. O jogo completo, portanto.
Inquirida telefonicamente sobre o evidente desfasamento, a assistente disse que eu "ainda estava com sorte", porque seria preciso mais material. "Poderíamos ter aqui mais 40 euros de material", disse.
Refira-se que em dois pontos de assistência já me tinham avisado sobre a folga do lado direito, o que aliás foi confirmado pelo mecânico da Norauto (!), pelo que não me conformei com o orçamento. Só para se ter uma ideia da forma como estas coisas são feitas, refiro ainda que o outro orçamento, discos/pastilhas, explícita que o sistema é para as rodas dianteiras. Não era. Era nas rodas traseiras! As pastilhas são novas à frente e os discos dianteiros estão a meia vida!
Acabei por ir a uma oficina em Tábua, onde (sem que eu contasse a minha odisseia na Norauto) me garantiram não haver qualquer problema com a roda dianteira esquerda, que não era preciso substituir o fole direito e que os discos de travão traseiros ainda aguentavam mais um jogo de partilhas, que, essas sim, tinham que ser substituidas. Fizeram um orçamento de 124€, já incluindo 45€ pelas pastilhas.
Significa isto que na oficina posteriormente contratada paguei menos de 80€ para resolver o problema da folga, que na Norauto me custaria 192,74€. Paguei muito menos de metade!
E por 124€ ainda pus pastilhas novas e adiei por cerca de um ano o problema dos discos.
O que descrevi é revelador da forma como a Norauto faz os orçamentos: maximizando custos para o cliente e obrigando-o a pagar por material e mão de obra (os custos de montagem do material ascendiam a 54,85€ no orçamento da folga da roda!) de que não necessitam.
Enfim, parece que a Norauto prefere ganhar clientes pontuais através do engano e da fraude do que fidelizar clientes satisfeitos com um serviço competente e de qualidade.
Uma vergonha!
Data de ocorrência: 22 de março 2019
Norauto
22 de março 2019
Exmo. Sr, em nome da Norauto Portugal lamentamos, desde já, o sucedido.

Tentaremos ser o mais breves possíveis numa resposta.

Com os melhores Cumprimentos,
Departamento de Marketing e Comunicação
Norauto
25 de março 2019
Caro Cliente,

Uma vez que este assunto já foi sanado directamente com o nosso Centro de Coimbra, esperamos que tenha ficado satisfeito com a resolução domesmo.
Continuamos a contar consigo.

Departamento de Marketing e Comunicação
Joao Prudencio
Joao Prudencio avaliou a marca
22 de abril 2019

Uma tristeza. Eu sei que os automóveis são simétricos. Mas isso não significa que, cada vez que seja preciso substituir uma peça num dos lados, se substitua também a peça em bom estado, do lado oposto! E a prova é que há marcas que não têm esse procedimento e, por exemplo no meu caso, com bons resultados. Foi o próprio gerente da Norauto Coimbra que, ao telefone comigo, reconheceu que esse era o método habitual da casa. Ganham o dobro (pelo menos) e quem perde é o cliente. É uma pena e, com o turbilhão de queixas que têm (e de que estas páginas do Portal são testemunhas), não sei se ficam a ganhar no negócio. Esperamos sempre que aprendam...