83.1

Norauto - Rádio mal montado

José Inácio Durão Martins
José Martins apresentou a reclamação
21 de fevereiro 2017

No dia 15/03/2015 adquiri, na loja NORAUTO GUIA, LANKA PARK 1, ARMAZÉM 11, ALBUFEIRA, um rádio marca BLAUPUNKT modelo 2din gps san diego 530, assim como todos os cabos, conetores e demais acessórios, de modo a ser montado o respetivo rádio conforme as características do rádio original instalado no meu carro, FORD MONDEU DE 2008. Eu, leigo na matéria e confiante no profissionalismo, apregoada a todos os ventos, da Norauto, simplesmente disse que queria que a montagem do rádio respeitasse todas as funções existentes no rádio original.
Não questionei o que iam colocar no carro, fichas, cabos e conetores, nem tão pouco o preço. De notar que o rádio custou 349,95€ e todos os outros acessórios para a correta montagem custaram 211,51€, como poderão V. Exas verificar na referência da fatura.
Depois de levar o carro e colocar o rádio a trabalhar, verifiquei que os postos memorizados, quando se desligava o rádio no botão de desligar, designado de 3, no livro de instruções, perdiam a memória, voltando todos os postos memorizados à frequência 87,5.
Verifiquei também que quando desligava o carro, já não conseguia colocar o rádio a trabalhar a não ser que ligasse a ignição, acto incompreensível, visto que coloca todo o sistema eletrónico e elétrico do carro em funcionamento, consumindo drasticamente a bateria e deteriorando todos os componentes mencionados, situação contrária ao que foi pedido ao vosso técnico e que não acontecia com o rádio de origem, penso até que isso não acontece a qualquer outra marca.
Fiz a respetiva reclamação, e não só uma vez, na vossa loja da Guia, e foi-me respondido que era assim mesmo e que não podia ser de outra forma.
Faço ainda reparo que há data morava em Lagoa e que tive que me deslocar à Guia por várias vezes, sendo uma delas para o eletricista desmontasse o rádio, para chegar a outras fichas do carro, que tinham ficado desligadas, ficando eu sem, funções que pertencem ao carro e nada têm a ver com o rádio, tais como: desembaciador do vidro traseiro, indicação sonora e luminosa dos sensores de estacionamento, ligar e desligar o ERS, assim como outras funções do painel do carro. Eu pergunto, quem paga essas deslocações que fiz de Lagoa para resolverem um erro do vosso técnico. Quanto ao problema do rádio, eu como sou leigo tive que aceitar a resposta dada e deixei de reclamar.
Mas..... para meu espanto, e por isso estou aqui a reclamar, é que no dia 20/02/2017 eu me dirigi à vossa loja de Odivelas afim de substituir a antena que se tinha partido, e coloquei ao eletricista da referida loja, o problema que se passava com o rádio, assim como o que me tinham dito na loja da Guia. O senhor, que pareceu entendido na matéria, respondeu que o problema era a falta dum condutor, para "passar corrente chave no rádio" e que eu ficava com o rádio a ter as funções como eu tinha pedido na loja da Guia. Eu, então comentei, com o eletricista da loja de Odivelas, que por acaso me tinham dito que era muito bom, que pensava que estava a lidar com profissionais, já que me tinha dirigido a uma marca conceituada. A resposta dele foi que "não há bons eletricistas, há é maus", com esta resposta eu fiquei a perceber que na Guia o eletricista é mau. Portanto vou aconselhar a toda a gente, que trabalhos de eletricidade na loja da Guia, nãoooooo.
Ora pelo trabalho de colocação do tal cabo para passar a corrente chave no rádio, a loja de Odivelas orçamentou em 39,95€, como o trabalho deve ser incluído no item "garantia", quer do rádio, quer da montagem, eu recuso-me a pagar esse valor. E se o tiver que pagar, o que vai o mais provável, eu exijo que me restituem o esse valor, em dinheiro, e não em vales de compra, porque eu não sou obrigado a consumir produtos só para gastar uma verba que me pertence por direito. Tivesse o eletricista da loja da Guia feito um trabalho profissional e bem feito e não andasse a enganar-me. Lembro-me de lhe ter dito, na minha ignorância, que apesar de ter pago tanto dinheiro pelos cabos, fichas, conetores e etc, me fizesse ligação direta do cabo de corrente ao rádio e que desativasse todos os outros, ele continuou a dizer que não era possível. A verdade é que é possível pôr o rádio com todas as funções requeridas por mim.

Sem outro assunto
JD

Data de ocorrência: 21 de fevereiro 2017
Norauto
21 de fevereiro 2017
Exmo. Sr, em nome da Norauto Portugal lamentamos, desde já, o sucedido.

Tentaremos ser o mais breves possíveis numa resposta.

Com os melhores Cumprimentos,
Departamento de Marketing e Comunicação
Norauto
6 de março 2017
Boa tarde Sr. José,.

Desde já lamentamos todo o transtorno que possámos ter causado. Temos a informação que o Director do centro Norauto de Odivelas já entrou em contacto consigo e a situação encontra-se em fase de resolução, através da troca do equipamento. Esperamos que a resolução tenha ido de encontro com as suas expectativas.

Com os melhores Cumprimentos,
Departamento de Marketing e Comunicação
José Inácio Durão Martins
José Martins avaliou a marca
6 de março 2017

Sim, quero deixar uma observação, mas quero que toda a gente leia e como penso que por aqui só a Norauto lê eu vou fazer um elogio no portal.