83.1

Norauto - Reclamação de dano causado numa operação de manutenção

Sandro Roque
Sandro Roque apresentou a reclamação
24 de agosto 2018

No dia 21/08/2018 o meu veiculo, Renault Clio III 1.5, foi deixado na oficina de Sacavem para uma mudança de correia de distribuição e de bomba de água, mudança essa que iria decorrer ao longo do dia seguinte. O carro foi levantado no dia 22 ao fim da tarde, sem qualquer questão para quem é laico em mecânica. No dia 24/08/18 aparece a indicação no painel de bordo de que existia uma avaria no sistema de injeção e de anti-poluição. Tendo um contacto na reunalt, este foi questionado e foi indicado que era usual quando se levanta o motor para a operação de substituição de correia, que a peça de controlador do vacou do turbo salte, e que possivelmente não foi identificada por lapso pelo técnico. Sem fazer qualquer operação no veiculo, verifiquei que a dita peça encontrava-se solta e que os cabos de ligação da mesma encontravam-se descarnados, impossibilitando assim o funcionamento do Turbo. Deslocado à loja de Sacavem, foi apresentado o problema ao técnico que fez a operação de substituição da correia, e um outro elemento que não se identificou. O que terá sido indicado pelo mecânico e que para se fazer a substituição da correia só se levanta o motor do lado da correia, e a dita peça encontra-se ao meio do motor, e que como tal não foi da responsabilidade do mesmo que a peça tivesse solta e que os seus cabos tenham sido danificados por ação do ato de substituição de correia. A comunicação não foi fácil visto que mesmo apesar de ter já uma origem identificada por alguém com 20 anos de experiente na marca, e constatado por mim e por outra testemunha a sua veracidade, foi negado pelo mecânico e pelo outro elemento que fosse sua responsabilidade o acontecimento, quando inquirido pelas outras hipóteses, foi indicado pelo elemento não identificado que poderia ter acontecido isto na ultima mudança de óleo (que ocorreu a cerca de um ano)e não ser culpa dos elementos da norauto. Simplesmente hilariante, um problema ser detectado 24H depois de ter estado numa oficina, e a culpa ser da anterior oficina onde mudei o óleo a um ano. Não satisfeito com a resposta fiz uma reclamação no livro de reclamações que têm o nº 26195145, das quais tenho copia e fotografia para comprovar. No ato de pedido do livro de reclamação, foi pedido que o gerente de loja se apresenta-se, facto que levou um bom quarto de hora, e proporcionou o segundo momento hilariante, o chefe de loja que se Identificou como (só após solicitado o seu nome) Sr. Helder Rente, é na verdade o elemento não identificado da loja que verificou o a situação na oficina, e quando disse que ia reclamar ausentou-se, só que desta vez vinha mais receptivo à comunicação, quando vê que tenho o livro de reclamação em mãos, o que demonstra deste técnico uma falta de profissionalismo e ética. Foi lhe inquirido se acha que a situação que lhe apresentamos e a solução por ele arranjada (Problema arranjado na mudança de óleo) eram forma de se agir com cliente, principalmente pelo modo como a comunicação foi feita com arrogância e negação do primeiro contacto, e se em vez de negar responsabilidades não poderia ter apresentado soluções, ou se pelo menos a humildade de pôr em hipótese um possível erro, facto que estaria disposto a esquecer mediante uma apresentação de solução simples, e que não envolve-se uma substituição de peças, mas algo mais simples (que saberia que era possível com o contacto feito à Renault) e assim não fosse a loja lesada de qualquer forma. Mas nem mesmo esta atitude foi tida. É me apresentado pelo chefe de loja que a mesma não dispõem de um eletricista, terceiro contacto hilariante, uma vez que na fachada do seu edifício, pôr de baixo da garagem onde me mandaram meter o carro para avaliação, diz Eletrônica. Uma vez que denoto neste contacto com a loja de sacavem um agir de má fé, para além da reclamação por escrito que tenho por bem que chegará a bom fim, achei por prudência apresentar aos vossos serviços centrais a situação, tal como de futuro por carta registrada.
Caso estes meios de contacto sejam ignorados, irei proceder à reparação do veiculo em outra loja de outra marca, e apresentar a fatura à Norauto, ação com a qual terei apoio jurídico.
Acreditando que não é do interesse dos envolvidos chegar a este fim, solicito um contacto telefônico a fim de resolver a situação, ou se necessário, que me seja fornecido um contacto email, para que possa enviar fotografias, recibos, a reclamação escrita e outros elementos que comprovem toda a ação que digo, e que o presente meio de envio de email não permite.
Desde já o meu obrigado
E aguardo contacto.

Data de ocorrência: 24 de agosto 2018
Norauto
25 de agosto 2018
Exmo. Sr, em nome da Norauto Portugal lamentamos, desde já, o sucedido.

Tentaremos ser o mais breves possíveis numa resposta.

Com os melhores Cumprimentos,
Departamento de Marketing e Comunicação
Sandro Roque
Sandro Roque avaliou a marca
4 de outubro 2018

O problema do veículo foi resolvido numa OUTRA oficina por 15€. A reclamação contra a postura do chefe de loja foi ignorada pela marca. Quando questionei via e-mail ao responsável das oficinas sobre a reclamação contra o chefe de loja não obtive resposta. Chefe é chefe.