83.1

• servico.clientes@norauto.pt

Norauto - Serviço de apoio ao cliente: inexistente

Nuno Borges apresentou a reclamação
1 de julho 2020
No dia 22 de Junho de 2020, uma Segunda-Feira, encomendei no site da Norauto uma ferramenta que estava com stock (e que não tinha, em nenhum local visível, qualquer indicação que levasse a pensar que não seria enviada no imediato).
Paguei (felizmente) com PayPal, e fui acompanhando o estado da encomenda, que nunca saiu de "em curso".
Na Quarta-Feira, dia 24, enviei o primeiro e-mail para o apoio ao cliente a perguntar o porquê de encomenda ainda não ter sido ainda enviada, não tendo obtido qualquer resposta.
O segundo e-mail, enviado no final da manhã/início da tarde de Sexta-Feira, também não.
A encomenda não foi enviada durante a semana, esteve sempre "em preparação".
Como não podia ter o carro parado mais tempo, comprei a ferramenta numa loja física durante a tarde de Sexta-Feira, e ao final do dia, enviei um terceiro e-mail a solicitar o cancelamento da encomenda e a devolução do valor que havia pago.
Uma vez que não responderam a qualquer dos e-mails anteriores (e com a agravante de nem sequer existir um número de contacto no site, para o qual pudesse ligar), imaginei que fossem fazer vista grossa também ao último, pelo que expus o caso no centro de resoluções do Paypal, com todas as provas documentais do sucedido.
Felizmente (e de uma forma surpreendentemente rápida), na manhã da Segunda-Feira seguinte (29/06), o PayPal já havia decidido a meu favor, tendo-me sido creditado o valor que havia pago.
Sendo que estas reclamações levam, geralmente, algum tempo para serem analisadas, deduzo que não seja a primeira vez que acontece, com a empresa em questão.
Compro online há muitos anos, e nunca havia experimentado um serviço tão mau como este. O total desrespeito pelo cliente, traduzido na ausência de resposta às sucessivas tentativas de contacto que encetei, é deveras preocupante para uma empresa deste tamanho, absolutamente inaceitável e indesculpável, mesmo em tempos complicados como os que vivemos. Já seria mau se fosse uma "loja de esquina"... Tratando-se de uma multinacional, de créditos supostamente mais do que firmados, bom, cada um que tire as suas próprias conclusões.
Data de ocorrência: 1 de julho 2020
1 de julho 2020
Exmo. Sr, em nome da Norauto Portugal lamentamos, desde já, o sucedido.

Tentaremos ser o mais breves possíveis numa resposta.

Com os melhores Cumprimentos,
Caro Cliente,

Lamentamos não ter conseguido satisfazer a sua encomenda no prazo que esperava - tal facto deveu-se a um maior fluxo de encomendas nesta altura. No entanto, a data-promessa na sua ficha de cliente era dia 29Jun2020.

Gostaríamos, no entanto, de o informar que não temos em nosso poder nenhum dos emails que menciona, em nenhuma das pastas de correio (incluindo Lixo e SPAM). Aconselhamo-lo a verificar qual o endereço que utilizou pois todos os nossos email recebem sempre resposta.

Uma vez prestada esta explicação, iremos dar este assunto como encerrado.
Ah, sim? Que engraçado. Duas coisas:

1º - Em nenhum lugar estava indicado que a data prevista de envio era 29 de Junho, de contrário não teria efectuado a encomenda. Não cabe na cabeça de ninguém, uma simples ferramenta, com stock em Portugal, demorar uma semana a ser entregue. Para isso mandava vir do estrangeiro e ainda era capaz de chegar mais rápido;

2º - Se não têm os emails o problema é vosso. Eu comuniquei sempre através do sistema de contacto do site, e recebi sempre a confirmação de entrega/promessa de resposta no prazo de 48h, que nunca obtive. Para onde querem que envie os prints com essa informação/reencaminhe os e-mails que recebi da vossa parte?
1 de julho 2020
No seu mail menciona "uma vez que não responderam a qualquer dos e-mails anteriores " e, uma vez que afirma possuir esses mails enviados, agradecemos que faço o envio dessas cópias para servico.clientes@norauto.pt

Ficamos a aguardar
Cumprimentos
1 de julho 2020
Acabei de reencaminhar os três emails para o endereço que indicaram.
1 de julho 2020
Acusamos recepção dos mails que reencaminhou mas que, infelizmete, não correspondem à sua reclamação. Este são mails da Norauto para si e não o inverso.
Ora o que afirma é que na Norauto "não responderam a qualquer dos e-mails anteriores" e nós não temos nenhum mail seu, tal como anteriormente explicado.
Assim sendo, e como se revela não conseguir fazer prova, consideramos este assunto definitivamente encerrado, não sem antes lhe confirmar que respondemos a todos os mails que nos chegam.
Cumprimentos
1 de julho 2020
Isso é mesmo a sério? Estão só a tentar fazer-me passar por parvo publicamente, ou são vocês que o são?
Os e-mails que vos reencaminhei são as respostas automáticas que recebi do vosso site, quando contactei por lá. Naturalmente, não enviei e-mail directamente para vocês, pois não dispõem de nenhum endereço visível no site, apenas tem lá um formulário de contacto, e foi esse que eu utilizei!
Nos e-mails que vos reencaminhei, aparece o texto que eu escrevi no formulário de contacto, e a resposta automática que recebi da parte da Norauto!
Tentarem negar isso, é de uma má fé inqualificável, inacreditável mesmo. Como é possível o Portal da Queixa sequer permitir que uma empresa assim feche uma reclamação, sem qualquer base para o fazer?
O PayPal reembolsou-me e eu de vocês não quero nada, mas fiquem sabendo que só por causa destas respostas miseráveis, e por me terem tentado fazer passar por parvo, vou escalar esta reclamação até às últimas consequências, isto é absolutamente inconcebível, não quero acreditar que seja permitida a uma empresa brincar desta forma com os seus clientes. Veremos o que a DECO tem a dizer sobre isto, entre outras entidades que irei contactar! Até breve.
Nuno Borges avaliou a marca
7 de dezembro 2020

Comportamento absolutamente amador e miserável de uma marca reputada no mercado nacional. Absolutamente surpreendente e completamente inesperado para mim, tratando-se de uma empresa desta dimensão. Felizmente existem meios de pagamento seguros que nos salvaguardam de ser vigarizados onde menos esperamos, e foi o meu caso - salvo pelo PayPal, se tivesse pago de outra forma nem quero imaginar como seria. Mau demais para ser verdade, mas infelizmente, ainda acontece nos dias que correm!