83.1

• servico.clientes@norauto.pt

Norauto - Troca de booster na garantia

Melo apresentou a reclamação
31 de março 2021
Em setembro de 2020 comprei, no site da Norauto, um Booster Norauto N1200 (topo de gama) com as características técnicas que me interessavam (Amperagem máxima da bateria : 1200A
Tipo de bateria – Sem manutenção, 12V, 19Ah
Porta USB 5V, 2.1A
Mini Compressor 7 bars
Saída para acessórios DC 12V, 5A
Lanterna LED orientável), em saldo, e criei uma conta “digital” para usufruir de 10€ de desconto adicional. Paguei 99,95€.
O equipamento, na altura, valeria cerca de 155€.
No dia 21 de fevereiro de 2021 o booster deixou de funcionar e acionei a garantia. Entreguei-o nas instalações de Braga.
Fui informado, passados 30 dias, que iriam proceder à substituição por um similar, porque o equipamento não estava reparado e, para além disso, tinha sido descontinuado.
Quando fui às instalações da Norauto para levantar o equipamento similar (com características semelhantes ao meu), não cumpriram o acordado telefonicamente, apresentando “condições” com as quais não concordo.
Como o equipamento similar “custa” 152,95€, em vez de reporem a situação da qual estou privado há semanas, queriam devolver-me 99,95€ (ignorando inclusive os 10€ de desconto referentes à criação da conta “digital”) e depois cobravam-me 135€ (fazendo uma “atençãozinha”). Esta já é uma decisão da direção.
O que refiro no parágrafo anterior foi o culminar de várias tentativas (na loja e no site), da minha parte, para resolver o problema.
Apesar dos contratempos e das viagens que fiz, em vão, a única coisa que pretendia, na altura, era o meu equipamento reparado ou um similar.
Agora pretendo a situação regularizado e uma indemnização de 50€ para despesas com o processo (viagens, tempo perdido na preparação dos processos) e privação de uso do booster.
Nota: Hoje o “booster similar” está com 20% de desconto no site (122,36€)...
Data de ocorrência: 31 de março 2021
31 de março 2021
Exmo. Sr, em nome da Norauto Portugal lamentamos, desde já, o sucedido.

Tentaremos ser o mais breves possíveis numa resposta.

Com os melhores Cumprimentos,
Caro cliente,
Conforme já foi informado na extensa troca de emails que teocorrido, a nossa posição mantém-se uma vez que o artigo que adquiriu e pretende substituir já não existe, não havendo porém nenhum artigo similar para sua substituição. Existe, sim, um artigo com características diferentes e superior que lhe foi proposto mediante o pagamento apenas da diferença entre eles.
Este gesto comercial foi por si recusado pelo que nada mais temos a acrescentar pelo que encerramos esta reclamação.
9 de abril 2021
No meu entendimento não há dúvida que existe um equipamento similar ao que eu adquiri e que a Norauto, não só, não está a cumprir os seus deveres legais, como apresenta laivos de falta de boa fé.
Comprei um booster 1200A (o similar é um booster 1000A, embora mais moderno), com compressor (o similar tem compressor com a mesma capacidade), com lanterna (o similar tem lanterna), com portas usb (o similar tem portas usb), etc.
O valor de venda de ambos é similar (cerca de 150€). O meu equipamento, entretanto foi descontinuado e substituído pelo similar. O meu é da marca NORAUTO e o similar também...
Comprei o meu em promoção (30%), o similar também já esteve em promoção (20%).
Ter aproveitado uma promoção, transforma os dois equipamentos em não similares?
Obviamente, não são IGUAIS, senão o problema não se punha. O similar é mais moderno? Acredito que sim, é o processo evolutivo.
O meu Booster não tinha 6 meses e deixou de receber carga. Não conseguiram repará-lo. Estive 30 dias à espera e depois deparei-me com este imbróglio.
Reitero a resolução do problema (reparação do meu equipamento ou troca pelo booster similar) e solicito o pagamento de 100€ por danos materiais ( viagens desnecessárias, tempo perdido com os processos de reclamação e privação do uso do equipamento há meses).
Esse valor será doado a uma instituição de solidariedade social.
Caro Cliente,
A Norauto mantém a sua posição e reitera que o seu equipamento não tem equivalente para substituição.
O equipamento que devolveu tem características diferentes daquele que pretende. Mesmo assim a Norauto disponibilizou-se para aceitar a sua devolução e entregar-lhe outro produto mediante pagamento da diferença de valor.
A sua argumentação carecendo de fundamento, encerramos definitivamente esta reclamação.
9 de abril 2021
“O equipamento que devolveu tem características diferentes daquele que pretende.”???
Em primeiro lugar, eu só pretendo que quem está em incumprimento respeite os seus deveres. A Norauto é que me vendeu um booster não-conforme e na impossibilidade de o reparar, não quer cumprir a legislação (Decreto-Lei n.o 67/2003, de 8 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.o 84/2008, de 21 de maio).
Em segundo lugar, entendo a utilização da expressão vaga “características diferentes”. Pois, parafraseando o Sr Manuel Serrão, “diga-me uma”, “diga-me uma”,...
A minha argumentação é que carece de fundamento? A legislação não é suficiente?
Já agora, gostaria de conhecer a argumentação da Norauto. Porque como eu dizia aos meus filhos quando eram crianças, porque sim, não é resposta.
Quanto aos laivos ditatoriais, “encerramos definitivamente esta reclamação”, vai ser o tribunal a proferir a decisão que acatarei democraticamente.
Melo avaliou a marca
11 de abril 2021

A Norauto devia ser banida do mercado. Nesta situação não respeitou o cliente nem a legislação.