43.9
Vibes & Beats, Lda

North Music Festival - Não reembolso dos bilhetes

Letícia Ternes Coldebella
Letícia Coldebella apresentou a reclamação
23 de julho 2021 (editada a 26 de julho 2021)
Após vários e-mails trocados, não tendo meu pedido atendido e deixando de ser respondida nos últimos 2 e-mails, resolvi recorrer ao Portal da Queixa para fazer meu direito como consumidora valer. Comprei dois ingressos com seguro no dia 25/08/2020 para o North Music Festival (a se realizar no dia 22/05/2021). Na época não tínhamos noção do impacto da pandemia nas nossas vidas, mas no dia 30/09/2020 optamos, eu e meu acompanhante, por retornar ao Brasil, por motivos profissionais, econômicos e familiares.
Nesse mesmo dia entrei em contacto com o Festival para reembolso dos bilhetes, o qual retornou dizendo que o Decreto-Lei nº 10-I/2020 de 26 de Março não permitia reembolsos. Entrei em contacto com o seguro no dia 02/11/2020 com uma promessa de contrato de trabalho e bilhetes de retorno ao Brasil, a provar que não poderia comparecer ao evento. O seguro retornou o e-mail dizendo que não se enquadrava na cobertura do seguro.
Em Fevereiro de 2021, já morando no Brasil, descobri que estava grávida. Em 08/02/2021 entrei novamente em contacto com a Ticketline informando que seria impossível comparecer a um evento em Portugal (local onde não mais residia) com 5 meses de gestação. Não fui respondida.
No dia 19/04/2021 foi alterada a data do evento, sendo o meu bilhete válido para o dia 30/09/2021.
No dia 28/04/2021 entrei em contato com o seguro dos bilhetes com comprovações médicas de que estava grávida e que a nova data do evento coincidia com a minha data de previsão de parto (17/09/2021 a 22/10/2021), estando proibida por qualquer companhia aérea a me deslocar do Brasil a Portugal a partir das 39 semanas de gestação, já que estava residindo no Brasil desde Dezembro de 2020. Enviei exames, ultrassonografias e a caderneta de gestante (com as assinaturas dos médicos e enfermeiras que me acompanham no pré-natal) que confirmam a data provável de parto. Fui respondida com o artigo que não eram cobertos pelo seguro os partos e complicações devidas ao estado de gravidez e que deveria procurar a Ticketline, pois foram eles que alteraram as datas do evento.
No dia 20/05/2021 entrei em contacto com a Ticketline com as mesmas comprovações médicas enviadas ao seguro. Fui respondida com a negativa de reembolso, pedindo para que reenviasse o e-mail mais próximo do evento. Retornei no dia 20/05/2021 perguntando uma data para que pudesse enviar o e-mail. Não fui respondida. Novamente, retornei o e-mail no dia 15/06/2021 com um atestado confirmando o acompanhamento médico regular e a data prevista de parto. Não fui respondida novamente.
No dia 16/07/2021 foi publicado na página do Facebook da North Music Festival que por cancelamento de uma banda "todos aqueles que pretendam devolver o bilhete relativo ao dia 30 de Setembro, e receber o reembolso do valor, poderão solicitá-lo no ponto de venda onde o adquiriram, no prazo de 14 dias úteis, após o dia previsto para a realização do concerto". Entretanto, a lei é clara em dizer que o cancelamento do espetáculo dá lugar à restituição do preço dos bilhetes de ingresso já vendidos, que deve ocorrer no prazo máximo de 60 dias úteis após o anúncio do cancelamento.
Tenho todos os motivos para solicitar meu reembolso:
- Comprei os bilhetes há 11 meses (e há 10 meses solicito o reembolso);
- Não me encontro mais no país de realização do evento (por motivos profissionais comprovados);
- O festival foi reagendado (sem consultar as pessoas e sem dar a opção de reembolso);
- Estou grávida e com data de parto coincidente com a data do evento (comprovado com documentos médicos);
- A principal banda do bilhete adquirido cancelou sua participação no festival (pela lei eles têm o prazo máximo de 60 dias após a data de cancelamento para reembolsar os bilhetes, mas insistem em dizer que só podemos solicitar reembolso após a realização do evento);
- A lei também é clara em dizer que o portador do bilhete tem o DIREITO de solicitar a devolução do respetivo preço no prazo de 14 dias úteis a contar da data prevista para a realização do evento no ano de 2021 (ou seja, posso solicitar o reembolso até 14 dias depois do evento, mas também posso solicitar antes, se assim o desejar).
Preciso de uma resposta para o meu caso e não a encontro ao tentar entrar em contacto com a Ticketline ou com o seguro adquirido.
Data de ocorrência: 20 de maio 2021
Letícia Coldebella
2 de agosto 2021
Ainda sem resposta...
7 de outubro 2021

Pode solicitar o reembolso do seu bilhete, até dia 25 de Outubro de 2021, no ponto de venda onde adquiriu o mesmo.

Obrigado pela atenção.

Olá Leticia. Lamento o sucedido. As promotoras de festivais em Portugal são autênticas sangessugas.

Se o seu bilhete é válido para 30 de Setembro, eu gostava de lho comprar, se tal for possível.

Tudo de bom para si e o seu bebé!