19.4

Maria Luísa Carvalho Gaspar
Maria Gaspar apresentou a reclamação
5 de setembro 2016

Reclamação à Nortravel referente à reserva nº 380068
Adquiri à Agência Lusoviagens, em Leiria o título de participação 64640 – Circuito na Sicília em português, organizado pelo operador de viagens Nortravel, com início a 27 de agosto de 2016 e terminus a 3 de setembro de 2016.
A Mistral Air, foi a companhia aérea responsável pelas viagens de ida e de volta. O voo de ida (M4) 2966 com partida de Lisboa a 27/08 ás 19h55 min e chegada a Catânia às 00h20min locais, não se realizou.
No dia 26/08 recebi um e-mail com informação sobre a previsão de greve para o dia 27/08, nos serviços de segurança dos aeroportos, aconselhando a comparência no aeroporto com a maior antecedência possível.
Assim, cheguei ao aeroporto à 13h30min. Por volta das 14h10min, contactei a assistente da Nortravel que informou da abertura do check-in às 16h, pelo que compareci no balcão 22 à hora marcada. O check-in abriu às 18h15min. Após as respetivas formalidades dirigi-me à fila de acesso do controlo de segurança, tendo entrado no primeiro controlo à 18h28min. A chegada ao controlo do raio X, efetuou-se às 22h20min, com chegada à porta de embarque às 22h30min e entrada no avião às 23h.
Por volta das 23h45min fomos informados que o avião estava com uma avaria e esta iria ser resolvida. Às 00h46min constou que a avaria era informática. Por volta da 1h da manhã, o comandante do voo informou, que avaria não tinha sido resolvida o que obrigava à saída dos passageiros do avião e recolha das respetivas bagagens. Informou também que seriamos acompanhados por um assistente da Groundforce que nos indicaria os hotéis para pernoitar o resto da noite.
No balcão da Groundforce, fomos informados pela assistente que não havia hotéis disponíveis para alojar os passageiros, sugerindo-nos que procurássemos hotel para pernoitar e que guardássemos as faturas das despesas inerentes, para posterior apresentação à companhia de aviação.
Após vários contactos com hotéis, reservei um quarto duplo no Hotel IBIS Parque das Nações, uma vez que o Circuito foi reservado em quarto duplo com outra passageira.
Dirigimo-nos de táxi ao hotel tendo efetuado o check-in às 3h da manhã do dia 28/08.
Pelas 8h15min do mesmo dia, conforme indicação da Groundforce, telefonámos à ANA e solicitámos informações sobre o voo. Esta entidade não tinha qualquer informação da companhia Mistral Air, aconselhando a ida para o aeroporto depois das 10h.
Por volta das 12h recebemos informação da assistente da Nortravel, que o check-in seria feito às 16h. Após o check-in recebemos um voucher de 12€ para o almoço.
O boarding pass continuava com a data de 27/08, pelo que o controlo dos passeiros foi feito manualmente.
Finalmente e passado 24h da data prevista, o avião descolou às 20h09 min.
Após chegada ao aeroporto de Catânia e respetivas formalidades, viajámos para Palermo, onde ficámos alojados.
Devido ao atraso de 1dia perdemos o programa referente ao 2º dia – Catânia/Cefalú/Palermo do circuito.
Assim, não pudemos usufruir do programa completo contratado com a Nortravel.
Pelo exposto, exigimos o reembolso das despesas efetuadas em Lisboa (dormida, táxi, comida) bem como a parte correspondente ao 2º dia do circuito, já para não exigir o correspondente aos danos físicos e emocionais sofridos com estes atrasos.
Leiria, 5 de setembro de 2016

Data de ocorrência: 5 de setembro 2016