19.4
Agência de Viagens e Turismo S.A
  • Rua Pedro Homem de Mello, N 55, 2 , Sala 206 4100-139 Porto
  • valeria@nortravel.pt

Nortravel - Problemas com passagens aéreas durante viagem marcada pela nortravel ao Perú

rosa maria dos santos pereira freitas
rosa freitas apresentou a reclamação
18 de novembro 2018

Informo que adquiri um pacote com destino ao Peru da Nortravel, a decorrer durante as datas de 1 a 12 de Novembro de 2018, através da Top Atlântico em Setúbal a 20 de Julho de 2018. Logo no inicio da viagem, a 1 de Novembro, não foram emitidos os bilhetes de Lisboa a Madrid pela companhia aérea tendo-nos informado nos balcões de check in do aeroporto que não tinham sido fornecidos os dados para a emissão dos bilhetes. No entanto, conseguiu-se os bilhetes através do contacto de uma representante da Nortravel no aeroporto. Contudo só nos foram emitidos os bilhetes para o primeiro voo Lisboa-Madrid. A agente da Nortravel forneceu-nos outro código de reserva e incentivou-nos a obter os restantes bilhetes da viagem. Na tentativa de fazer o check in online, nenhum dos códigos de reserva que possuia funcionavam para a realização do mesmo. Após conversa telefónica com a representante, ela diz que teriam conseguido emitir os bilhetes para o segundo voo de Madrid-Lima e que só teríamos que os levantar no portão de embarque em Madrid, sabendo que não teríamos muito tempo para o fazer já que o tempo de transbordo no aeroporto era de aproximadamente 1 hora e meia.
Em transito no aeroporto de Madrid, quando nos dirigíamos rapidamente para a porta de embarque, fomos barrados pela autoridade do balcão de emigração por não termos em posse os bilhetes do voo madrid-lima. A autoridade disse que nao nos podia deixar passar só com o passaporte pois também nos tínhamos de fazer acompanhar de um bilhete de avião. Explicámos a situação e o facto de nos ter sido transmitido que os bilhetes estariam para ser levantados na porta de embarque, mostrando as reservas, e que para chegar à porta de embarque necessitávamos de avançar neste controlo. A autoridade explicou-nos que isso não se podia fazer e que a emissão de bilhetes para os portões de embarque é incorreta e vai contra a politica de regras deles, contudo abriu uma excepção e deixou-nos avançar dado o pouco tempo disponível que teríamos para normalizar a situação. Saliento que só não perdemos o segundo voo madrid-lima por uma excepção.
Para acrescentar, no grupo de viagem, todas as pessoas tinham a situação regular e possuíam todos os bilhetes de embarque, inclusive os do dia seguinte para o voo lima-Arequipa. Por também não nos terem sido fornecidos esses bilhetes de avião para Arequipa, tivemos que fazer nos o check in online na recepção do hotel e imprimir os cartões de embarque também poucos minutos antes de partirmos para esse voo.
No regresso voltámos a ter problemas com a emissão dos bilhetes. Em Cusco só nos foi fornecido bilhetes até Madrid, enquanto que o resto do grupo tinha os bilhetes todos até Lisboa. O nosso problema só foi resolvido em Madrid, porque nos dirigimos ao balcão da companhia aérea e solicitamos a emissão dos bilhetes, também com a pressa toda de só termos 1 hora e meia de transito no aeroporto.
Para agravar esta situação, em nenhum dos voos os nossos lugares se encontravam juntos, e realizamos quase todos os voos em lugares separados. Esta situação não teria acontecido se tivesse eu própria adquirido os bilhetes online e feito o check in atempadamente, já que era permitido a escolha de lugares no site das companhias aéreas.
Durante a viagem, surgiram também alguns pequenos problemas, nomeadamente a ausência de alternativas nas refeições programadas para quem adoecesse e um dos hoteis (Sonesta-Puno) tinha quartos atribuídos no primeiro andar, sem elevador o que dificultou o acesso a pessoas com mobilidade condicionada.

Data de ocorrência: 18 de novembro 2018