NOS
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

Optimus - Querem fazer de mim parva!

Sara Sampaio
Sara Sampaio apresentou a reclamação
25 de maio 2011

Boa tarde.

Dia 29 de Abril fui durante todo o dia abordada por alguém da SONAE a apresentar-me o produto Optimus Home + internet, a 24.99€, e acedi a receber o "comercial", que me instalou lá a pen Kanguru e o telefone da Optimus Home. Disse que não estaria logo activo, que no caso da pen poderia ligar a partir do momento em que a SAPO me cortasse a ligação que tinha, e o telefone iria a passar a ser Optimus após a recepção de uma mensagem de texto.
Aconteceu isso mesmo, dia 13 de Maio fiquei sem a internet SAPO, e recebemos a mensagem no telefone a avisar que estava activo. O mesmo está confirmado pela carta que também recebemos, com a informação que a partir de 13 de Maio passaríamos a ser Optimus.
Dia 16 de Maio fui contactada pela PT, fizeram-me uma contra-proposta para continuar a ser assinante SAPO ADSL+ Telefone+TV, dizendo-me que estava dentro do prazo legal para anular a migração de operador. Aceitei, porque entretanto, ainda antes de ter a Optimus a funcionar já me tinha arrependido, pois obrigam a uma fidelização de 24 meses e em caso de avaria tem que se pagar tudo, apoio e aparelhos novos. Não sabia desta última parte, porque no contrato não diz, nem ninguém me informou de tal.
Dia 17 de Maio a PT já tinha o pedido de portabilidade e as cópias dos documentos necessários para que eu permanecesse na PT e anulasse a subscrição Optimus, dentro do prazo legal para o fazer.
Ficou agendada para hoje dia 24 a visita de um técnico da PT para reactivar os serviços, mas ontem à noite ligaram-me da Optimus a dizer que se queria anular a subscrição teria que pagar 140€ (?!) porque o prazo legal para tal é de 14 dias a contar do dia em que assinei o contrato (29 de Abril no entender da senhora).
Hoje liguei para o apoio ao cliente Optimus, e questionei a partir de que momento poderia rescindir com eles, e a senhora que me atendeu disse que eram 14 dias a partir da data indicada na carta que recebi (13 de Maio), que era óbvio, antes dessa data não poderia ter experimentado sequer o serviço (ainda bem que eles gravam as chamadas!!!), e portanto ainda estou dentro do prazo legal para anular a portabilidade, ou cancelar o serviço, SEM QUAIQUER CUSTOS!

Perante isto a 1ª questão que me ocorre é:
-24 meses de obrigatoriedade de fidelização é permitido por lei?

Depois, afinal em que ficamos?Impressão minha ou querem fazer de mim parva e convencer-me que lhes devo alguns 140€?Em nenhum lado do contrato diz o tempo que temos para experimentar o serviço, o que já é uma falha ao consumidor, estão a ocultar informação importante, ninguém é obrigado a saber estas coisas. Consequentemente também não há nada a dizer a partir de que momento começa e quando termina esse tempo de experiência em que podemos anular a subscrição. Também não há nada a dizer que tenho que pagar o que quer que seja. Pode estar escrito em mil e um sítios, mas à disposição do cliente, que é o que deveria interessar, NÃO!

E confirmei, como já referi, com a linha de apoio que ainda posso anular o serviço sem qualquer custo, pois os 14 dias contam a partir de 13 de Maio e não de 29 de Abril, como a "senhora" que ontem me exigia 140€ trabsmitiu.

Neste momento, quanto mais não fosse, não queria os serviços Optimus devido ao pouco esclarecimento, contradições e tentativas de ganhar dinheiro de forma pouco clara, pelo menos para mim!Não fui esclarecida, a pessoa que fez a instalação deu-me uma informação, a de ontem queria os 140€ e a de hoje que trabalha no mesmo sítio confirmou que posso anular sem pagar nada. Fantástico...

Em anexo o contrato e a carta...

Data de ocorrência: 25 de maio 2011