NOS
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

ZON - Sinto-me enganado e preso a um contrato que não acordei!!

Helder José Carvalho Dias Azevedo Teixeira
Helder Teixeira apresentou a reclamação
19 de janeiro 2012

Era cliente da Zon a mais de um ano com um contracto em nome do meu avó, contactei os mesmos no inicio de Dezembro de 2011 para cancelar o serviço pois tinha operadores concorrentes com melhor serviçopreço, na altura a Zon fez-me uma proposta que aparentemente estaria de acordo com o que eu pretendia e então foi efectuado um novo contracto em meu nome com  o Pacote Zonfibra 60 + uma powerbox. (€59.99+€1)No dia 4 de dezembro vieram instalar este serviço em minha casa e na altura verifiquei que a tecnologia usada no equipamento powerbox já esta ultrapassada não suporta HDMI, apenas scart´s e para a ligar na minha televisão tive de utilizar adaptadores, contudo desde que a qualidade não fosse muito afectada era-me indiferente.

Com o passar do tempo verifiquei que este equipamento não suporta canais HD a imagem aparecia toda a preto apenas com som, não consigo controlar o volume correctamente na powerbox e a mesma é muito lenta e com uma qualidade de imagem muito inferior aquela que me fizeram passar quando aderi a este serviço, tive também problemas ao aderir a canais premium na box IRIS (supostamente incluídos no meu tarifário), aderi ao mesmos na área de gestão de conta deste equipamento e os mesmos passado algum tempo não ficavam disponíveis dando erro ao aceder. Verifiquei que o site Zonline não esta disponível, utilizei as credenciais correctas (site myzone).

Depois destas anomalias todas acabei por ficar insatisfeito com o serviço e contactei a zon no dia 10 de Janeiro 2012 a solicitar resolução ou o cancelamento do mesmo já que o serviço não estava de acordo com o que acordei com a comercial quando aderi a este serviço, não me deram solução para nenhum problema apenas indicam que é com a "área técnica"  e para meus espanto informaram-me que a powerbox não é compatível com canais HD, facto que não me foi mencionado na adesão do serviço, que eu devia ter perguntado na altura, mencionei a comercial que queria mais uma box igual a iris sem gravação semelhante ao serviço que usava anteriormente e os mesmos indicaram que tinham esse equipamento a powerbox, finalizando a frase a dizer que eram lideres no mercado em qualidade de imagem, perante isto disse que sim, tendo eles ocultando as limitações deste equipamento que em nada tem a mesma qualidade da Iris ou das boxes anteriores que possuía segundo eles incompatíveis com esta tecnologia (iris), procurei junto do operador uma solução para o meu problema sendo que pretendia manter duas box com qualidade de imagem e não queria pagar mais por isso, e o que me sugeriram foi a redução da minha internet de 60M para 30 reduzindo o valor do pacote e o aluguer de mais uma box iris (€5.50) dessa forma não ultrapassava o valor que acordei pagar, o que inicialmente concordei, contudo depois vieram indicar que tinha que pagar €30 para uma técnico se deslocar a minha casa para instalar esse equipamento, recusei-me a pagar esse valor já que considero que os mesmos não me esclareceram devidamente quando aderi a este serviço e o erro não foi meu, ofereci me para me deslocar a uma loja da zon e entregar o equipamento antigo e levantar o novo, que podia eu ligar o mesmo a TV e ficha, mas os mesmo insistiram que teria de ser um técnico e que ou aceitava estas condições ou então caso cancelasse o serviço tinha que pagar o mesmo até totalizar os 12meses.Como não houve um consentimento de ambas as partes nada foi efectuado nesta chamada.
Passado cerca de 15 m a Zon contacta-me a indicar que iriam avaliar o meu pedido junto da coordenação do mesmos para que me fosse oferecida a instalação da nova box (€30) e me contactaria novamente em 3 dias úteis mas poderiam demorar mais um pouco.

Contactaram-me hoje dia 19 de Janeiro de 2012 a indicar que estiveram a ouvir a minha chamada (não me deram conhecimento que a estavam a gravar) e que aceitei a powerbox que se quisesse teria de pagar a deslocação do técnico, informei mais uma vez que não sei o que é uma powerbox apenas disse que queria uma box igual a iris sem gravação nunca me mencionaram das contrapartidas deste equipamento e que neste momento desde o dia 17 que os não tenho nenhum serviço disponível, possivelmente por ainda não ter pago a factura referente a Dezembro em que o limite para pagamento era no dia 15 de Janeiro de 2012 , expliquei ainda que só regularizarei o pagamento desta factura quando os mesmo me solucionarem o problema ou cancelarem o serviço, se a pagar antes estarei a assumir um contracto que não acordei, da parte da Zon não me foi dada mais nenhuma solução, se cancelasse teria de pagar os 12meses.

Neste momento para alem de ter o serviço indisponível todos os problemas técnicos mencionados acima persistem não tive solução para nenhum deles. (Zon line indisponível, problemas  na subscrição de canais, etc)

Sinto-me enganado e preso a um contracto que não acordei, da Zon apenas sinto dos mesmo indiferença e num tom intimidativo  alegam sempre que tenho que me sujeitar ao período de fidelização sem sequer se importarem com a qualidade do serviço prestado.

Data de ocorrência: 19 de janeiro 2012