NOS Marca Recomendada Marca do Mês
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - A discriminação de clientes no que toca a velocidades de upload!

Marco Lopes apresentou a reclamação
16 de outubro 2018 (editada a 17 de outubro 2018)

Como parecem ser recorrentes as afirmações sobre o UPGRADE que a NOS está a efectuar aos clientes FTTH (fibra até dentro de casa), aumentando a velocidades de UPLOAD dos 10Mbps contratados para os 100Mbps (vulgarmente fornecidos pela concorrência nos mesmos pacotes de internet) gostaria de perguntar quais as razões da "discriminação" relativamente aos clientes em zonas HFC (fibra + cabo coxial): https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-4/upload-desce-de-100mbps-para-10mbps-9394

Cliente NET 100/10 zona FTTH = NOS efectua UPGRADE do UPLOAD para 100Mbps!
Cliente NET 100/10 zona HFC = NOS mantém a velocidade do UPLOAD em 10Mbps???

O que tem a NOS a dizer sobre esta diferença abismal de velocidades em zonas distintas, quando os clientes têm contratados os MESMOS PACOTES?

É assim tão inviável a NOS fornecer PELO MENOS 20Mbps nas zonas HFC? Não me parece! Essa velocidade não vai congestionar as zonas HFC! O que é ridículo é a NOS ainda estar fornecer velocidades de upload de 10Mbps, e até mesmo continuar a ESCONDER essa velocidade a todo o custo das campanhas comerciais: https://portaldaqueixa.com/internet-movel-e-fixa/nos-ausencia-de-informacao-detalhada-nos-tarifarios-de-internet-prejudica-o-consumidor

Data de ocorrência: 16 de outubro 2018
17 de outubro 2018
Obrigado,
Serviço ao Cliente
1 de novembro 2018
Caro cliente,

Em sequência da comunicação escrita enviada no dia 01/11/2018, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Antecipadamente gratos pela colaboração,

Serviço ao Cliente
1 de novembro 2018
A RESPOSTA da NOS é:

"Caro Cliente

Analisámos a reclamação que apresentou no livro e desta forma prestamos-lhe os esclarecimentos necessários.

O que gostávamos de lhe transmitir é que a velocidade de upload do serviço de internet depende do Pacote de Serviços contratado e está sujeita à viabilidade e validação técnica no local da instalação."

Ou seja, a confirmação que a NOS DISCRIMINA os clientes que contratam o MESMO pacote "fibra", PAGAM o mesmo, e têm velocidades 10X (DEZ VEZES) mais lentas!!!
24 de outubro 2019
1 ANO DEPOIS, e sem qualquer promessa cumprida para actualização de velocidades de 10 para 100 na rede HFC, pergunto à NOS se vai continuar a sua política de DISCRIMINAÇÃO entre clientes HFC e FTTH, que PAGAM O MESMO?

Relembro que a NOS efectua UPGRADES GRATUITOS nas zonas HFC de 10Mbits para 100Mbits (velocidade de UPLOAD), no entanto, nas zonas HFC, nem sequer efectuam um mísero upgrade de 10Mbits para 20Mbits (velocidade que é técnicamente possível e está disponível nos pacotes NOS)

Até quando a DISCRIMINAÇÃO entre clientes NOS?

Até quando velocidades de UPLOAD DEZ VEZES INFERIORES à VODAFONE e MEO (100% FIBRA)?
Ver perfil de
Autor
24 de outubro 2019

Até quando a DISCRIMINAÇÃO entre clientes NOS?

Ver perfil de
Autor
15 de junho 2020

De acordo com um comunicado enviado à Lusa, além de um levantamento da Internet em Portugal, a ACOP, pretende que a Anacom estabeleça velocidades mínimas obrigatórias de serviço de internet “nunca inferiores a 20 megabits [Mbps]“, através das quais as operadoras “garantam a todos os cidadãos, em todas as partes do território nacional, condições de igualdade de acesso a comunicações de internet”. https://pplware.sapo.pt/internet/portugal-velocidades-de-internet-nunca-inferiores-a-20-mbps/