NOS Marca Recomendada Marca do Mês

NOS - Aumento de preço do serviço sem aviso prévio

José Ferrão apresentou a reclamação
3 de janeiro 2017

Caros Senhores,

A legislação em vigor, em qualquer país, é importante e deve regular devidamente este sector de serviços móveis, internet e televisão no qual os fornecedores lucram milhões de euros, protegendo os consumidores que são muitas vezes incapazes, quer por desconhecimento ou por falta de tempo, de defender os seus direitos, mas há algo que as leis e a Assembleia da República não têm responsabilidade de fazer às operadoras, e isso é dar-lhes educação ou incutir-lhes bom senso.

As empresas não são edifícios, slogans, logotipos, nem chamadas telefónicas, papéis ou faturas digitais, sempre com a face escondida... As empresas prestam serviços às pessoas e são constituídas por pessoas que devem ter responsabilidade e respeitar os seus clientes, e o exemplo deve vir principalmente de quem gere as mesmas.

Não tinha conhecimento, até há uns minutos atrás, de ter recebido qualquer aviso prévio da NOS sobre um aumento do preço do meu serviço, tendo obtido essa informação através da fatura de Dezembro onde me deparei com um aumento do custo em cerca de 5%. Contudo, enquanto lia uma reclamação de um cliente vosso neste portal, reparei que este mencionava um aviso na fatura de outubro. Fui então consultar a minha fatura desse mês e realmente lá estava uma mensagem em letra diminuta numa zona escondida e afastada da região principal do documento (acredito até que tenham feito testes para perceber qual o local da fatura para onde as pessoas não olham). Além da mensagem estar em letra pequena, alerta para um aumento do custo em Dezembro mas não diz qual o valor e remete para o link nos.pt/novastarifas que apenas menciona aumentos em pacotes para empresas e na SportTv.

Além do aumento indevido de custos, sem um aviso prévio, desde há meses que o meu telemóvel não tem os 200MB de dados móveis mensais previstos em contrato. Deixei passar algum tempo, até porque não uso muito os dados móveis naquele equipamento, mas liguei a reclamar desta situação no dia 26 de Dezembro e por incrível que pareça, ao fim de 8 dias ainda não conseguiram resolver o problema.

Acho tudo isto incrível, mas a verdade, e infelizmente, é que este tipo de atitudes já não surpreendem ninguém.

Peço-vos então que emitam novas faturas do mês de Dezembro e Janeiro com o valor antigo (anterior ao aumento) e que resolvam a situação dos 200MB mensais de dados móveis que foram retirados há meses.

Quero então dizer-vos que se até ao dia 10 de Janeiro de 2017 não vir satisfeitas estas reivindicações, irei:

- Fazer uma reclamação para a Anacom (já tinha feito uma da NOS em 2014)
- Fazer uma reclamação para a DECO
- Cessar imediatamente o contrato com a NOS (estou fora de período de fidelização)

Com os meus melhores cumprimentos,

Data de ocorrência: 3 de janeiro 2017
4 de janeiro 2017
Olá José Ferrão, asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível. Obrigado,
Serviço ao Cliente.
6 de janeiro 2017
Olá José Ferrão, em sequência do contacto telefónico estabelecido no dia de hoje, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Antecipadamente gratos pela colaboração,

Ruben Silva,
Boa noite,

Resolveram unicamente a questão dos 200mb mensais de dados móveis que era uma situação muito simples e que devia ter sido resolvida imediatamente aquando da minha primeira reclamação via 16990 a 26 de Dezembro.

Em relação à questão principal da minha reclamação, o aumento do preço do serviço sem o devido aviso prévio, esta não foi resolvida.

Vou reclamar para a Anacom.

Cps,

José Ferrão avaliou a marca
8 de janeiro 2017

Queri deixar claro, a todas as pessoas que consultam o Portal da Queixa, que a minha reclamação não foi resolvida, a NOS resolveu apenas a questão da devolução dos 200MB de dados móveis mensais que me tinha retirado indevidamente do meu telemóvel há alguns meses atrás, em relação à minha reclamação principal acerca da falta de aviso prévio de aumento da mensalidade, não fizeram absolutamente nada. Não tendo a NOS atendido ao meu pedido de remissão das últimas duas faturas (dezembro e janeiro), de modo a repor a verdade e legalidade uma vez que neste momento já estou devidamente informado sobre qual é o aumento na minha fatura e já poderei decidir se prossigo ou não com a relação contratual com a NOS, informo novamente por esta via a NOS de que vou fazer uma queixa na Anacom e aconselho todos os utilizadores do Portal da Queixa a fazerem o mesmo se tiverem obviamente motivos de queixa nomeadamente em relação este aumento de preço. Irei também obviamente cessar o contrato com esta empresa. Queriam ganhar 2€ extra por mês na minha mensalidade, vão perder quase 40€. Os meus melhores cumprimentos, José Ferrão

8 de janeiro 2017

Obrigado Caro Armindo pelo seu comentário. Uma vez que a NOS apenas resolveu a questão dos 200mb de dados móveis e nada fez relativamente à reclamação principal relacionada com o aumento do preço do serviço sem o devido aviso prévio, já efetuei uma reclamação junto da Anacom descrevendo o problema e mencionado a existência de centenas de queixas iguais à minha neste portal.

Aconselho a todos os clientes com o mesmo problema que efetuem uma queixa na entidade reguladora, a Anacom. É muito simples, basta copiarem a reclamação feita aqui e preencher os dados pessoais.

Juntos podemos fazer a diferença!