Prémio Marca Recomendada A marca NOS é vencedora da Marca Recomendada 2025
A marca NOS é confiável?
Ótimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
98,7%
Média das Avaliações
57,8%
Taxa de Retenção de Clientes
57%
Marca do Mês A marca NOS conquistou a Marca do Mês - Maio 2025
Ranking na categoria
NOS Comunicações, S.A.
  • 16990
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Ausência de cobertura

Resolvida
Ricardo Gomes
Ricardo Gomes apresentou a reclamação
28 de setembro 2016

Caros técnicos da NOS
Este contacto que estou a estabelecer convosco prende-se com o péssimo serviço que a vossa empresa me está a fornecer e com a não resolução dos problemas causadores de tal situação.
No dia 31 de Julho de 2016 estabeleci um contrato com a NOS onde me seriam fornecidos 4 serviços: Telefone, Telemóvel, Internet e Televisão. Nesse momento foi-me dito que, ao me tornar cliente da NOS iria ter um serviço de elevada qualidade com total cobertura a nível de telefone e telemóvel e com uma velocidade mínima de internet na ordem dos 20 Mbps. Perante isto, achei que realmente este seria o serviço ideal para mim, principalmente pela velocidade da internet.
Porém, esta qualidade do serviço não se verificou como me foi garantido na loja e desde o fim do primeiro mês de contrato que faço várias reclamações do serviço via telefone.
As minhas principais queixas concentram-se no serviço de internet. A velocidade é baixíssima. Durante a tarde e durante a noite (em média até há 1 hora) a velocidade mantém-se abaixo dos 500 Kbps, sendo que nas horas de maior afluência este velocidade reduz-se ainda mais e, por vezes, perco mesmo a ligação com a internet. Isto traduz-se em consequências tais como: Ter de esperar vários minutos para abrir sites (ou nem mesmo os abrir); Apenas abrir vídeos com a qualidade mínima (144p) e, mesmo assim, ter de esperar vários minutos para que o carregamento seja feito de tal modo que possa ver o vídeo sem interrupções; A minha Dropbox tem largas dificuldades em carregar os ficheiros que lá coloco, obrigando-me por vezes a deixar o comutador ligado durante a noite para que seja feito o upload ou download dos ficheiros, por vezes nem é possível estabelecer ligação. Estes factos revelam-se como um enorme contratempo para mim por utilizar a internet como ferramenta de trabalho, as pesquisas e o envio e recebimento de ficheiros são de tal forma lentos que me atrasam largamente os prazos de execução das minhas tarefas.
A causa desta cobertura insuficiente está relacionada com uma grave avaria nas antenas da NOS, fazendo com que a minha ligação seja afetada pelo congestionamento das linhas, podendo resultar em perda de ligação. Esta informação foi-me dada por um técnico da NOS no início do mês de setembro via telefone. Assim, tendo como base esta informação fiz diversas reclamações nos dias seguintes. Ao fim de duas semanas de reclamações a resposta era sempre a mesma, diziam-me que reconheciam o problema, mas que não tinham qualquer previsão de resolução do mesmo e que até lá iria ter continuar com o serviço tal como ele é. Podendo estender-se até ao fim do contrato.

Contudo, os problemas não se refletem apenas na internet. Também o telefone tem cobertura extremamente reduzida, sendo que apenas em 2 m2 da minha cas é que consigo ter uma cobertura aceitável. Porém, basta dar uma passo ao lado para deixar de ouvir o que a outra pessoa diz e, em vez de ouvir a outra pessoa, ter uma banda sonora ensurdecedora composta por diversos tipos de ruído. Além disso, várias vezes as chamadas são interrompidas e perdem-se as conversas a meio.
Além disso, a NOS forneceu-me um telefone defeituoso que tive de trocar duas vezes até que me dessem um telefone que fosse possível carregar a bateria.
Mais uma vez, os funcionários da NOS reconheceram que o problema de cobertura residia nas falhas técnicas da empresa e que então seria perfeitamente normal que eu não conseguisse utilizar o telefone e que teria de esperar pela resolução do problema nas antenas. Contudo não existe qualquer prazo de resolução desse mesmo problema.

Mesmo em relação ao telemóvel, a cobertura é muito reduzida. O telefone é utilizado em diversas zonas do norte do país e a cobertura de rede é sempre muito reduzida, levando ao mesmos problemas que se verificam no telefone (péssima qualidade de ligação e, por vezes, impossibilidade de estabelecer ligação). Perante isto, eu concluo que a má cobertura da NOS se alastra por diversas zonas do país e não apenas na minha zona de residência como me disseram os assistentes da NOS.

Somando todos estes fatores, acrescidos do facto de a NOS não desmontar vontade em resolver a avaria com o não estabelecimento de um prazo de intervenção, pedi a resolução do meu contrato por incumprimento por parte da operadora. A resposta que tive foi que apenas poderia cancelar os serviços que não me são corretamente fornecidos, sendo que teria de manter o serviço de televisão por ele até à data funcionar corretamente. Perante isto, teria de pagar uma mensalidade de 28 euros para manter este serviço.
Quando questionei a pessoa que me fez esta proposta sobre o que faria sem os restantes serviços, ela disse-me para fazer o que eu quisesse, pois já não era responsabilidade da NOS. Ou seja, eu contratei um pacote de serviços, a operadora comprometeu-se a fornecer-me um conjunto de quatro serviços a funcionarem totalmente. Mas, perante a falta de capacidade de fornecer os serviços na totalidade, a operadora acha-se no direito de me fazer uma proposta completamente desvantajosa para mim onde só a operadora sairia a ganhar com a situação. Pois para contratar os restantes serviços noutra operadora chegaria ao fim do mês com um gasto a rondar os 70 euros em serviços de telecomunicações. E isso não foi o que eu procurei quando aderia à NOS, quando aderia a esta operadora garantiram-me que teria um serviço melhor por menos dinheiro e não que me iriam iludir com um pacote de serviços para que passado um mês tivesse contratado apenas o serviço de televisão por um preço desvantajoso.

Assim, aguardo que a NOS analise corretamente esta situação e que estabeleça o cancelamento de todos os serviços sem qualquer custo da minha parte.

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Gomes
Cliente nº C839280194

Data de ocorrência: 28 de setembro 2016
NOS
29 de setembro 2016
Olá Ricardo Gomes, asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível.
Obrigada,
Leonor Damião
NOS
29 de setembro 2016
Olá Ricardo Gomes, em sequência do contacto telefónico estabelecido no dia 29/09/2016, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.


Antecipadamente gratos pela colaboração,

Paulo Rocha
Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.