NOS

NOS - Cobranças indevidas pela manutenção do número

Cosmin Nada
Cosmin Nada apresentou a reclamação
23 de janeiro 2020
No dia 3 de Outubro de 2019 recebi a seguinte mensagem: "No dia 06/10 vamos retirar do seu saldo 1.50 euros para que o seu numero continue ativo. Esta cobranca vai ser feita de 2 em 2 meses". Estranhei a mensagem visto que não tenho nenhum contrato com a NOS que indique que a simples existência de um número de telemóvel esteja sujeita a algum pagamento. Antes, tinha um tarifário mensal que decidi cancelar por possuir outro número doutra operadora e fui a uma loja NOS e expliquei que não queria fazer mais pagamentos mensais e que gostava apenas de manter o número para receber chamadas e carregar quando quisesse. Fizeram a mudança de tarifário sem que, em momento algum, tivesse sido informado que a simples manutenção dum número pudesse ter um custo.

No momento da recepção da mensagem acima indicada não tinha saldo e nem dei muita importância. A ideia de ter 1.5 € retirados a cada dois meses parecia demasiado absurda. Acontece que passado pouco tempo viajei para o estrangeiro e a NOS resolveu adiantar-me 5 € de saldo (sem eu pedir!). Quando chegou o dia anunciado, a cobrança de 1.5 € foi efectuada, dos 5 € que eu não tinha mas que a NOS adiantou! Passado dois meses, dos restantes 3.5 € imaginários que eu de facto não tinha, nem nunca carreguei, foram retirados mais 1.5 €. Ou seja, a NOS canta, a NOS dança, dá dinheiro, tira dinheiro, um verdadeiro one-man show. Então quem paga pelo espectáculo?

Peço que este problema seja resolvido rapidamente. Senão, vou fazer um pedido de portabilidade e transferir o meu número para uma operadora que não faça cobranças indevidas. Aguardo resposta.
Data de ocorrência: 23 de janeiro 2020
NOS