NOS Marca Recomendada Marca do Mês

NOS - Denúncia de contrato

Nuno Carvalho
Nuno Carvalho apresentou a reclamação
16 de junho 2017

Somos clientes NOS há já vários anos (desde a anterior ZON que sempre funcionou e correspondeu às nossas necessidades).

No início de Junho 2017 tive necessidade de alterar o meu de serviço de TV, Net e Telefones. Contactei então a NOS - onde não tinha qualquer tipo de fidelização e que me propôs um novo pacote 4P pelo valor final de cerca de 56€.

Parecendo-nos um valor aceitável para os serviços que pretendíamos, foi apenas efetuar uma troca de box de TV (por nossa insistência, pois tínhamos vindo a ter alguns problemas).

O novo pacote ficou ativo a 06/Junho.

Recebo então uma fatura de 10 Junho no valor de 119€ - fatura nr FT201795/269544 - correspondente ao período de faturação de 01/Junho a 30/Junho. Contactei de imediato a NOS, que lamentou e assumiu que esta fatura está emitida com um valor errado.

Por esta razão pedi a anulação desta fatura e emissão de uma fatura correta para pagamento. Ora, apesar de a NOS ter assumido que a fatura emitida está errada, de uma forma arrogante afirmam que não irão emitir qualquer fatura com os valores corretos e que eu terei que pagar a fatura errada para depois me efetuarem um crédito numa próxima fatura.

Como não concordo em fazê-lo, pois não tenho adiantar dinheiro à NOS por um erro que não é meu e sendo a primeira fatura do contrato terá que refletir o que foi acordado, o que não se verifica. Deste modo pedi o cancelamento de todos os serviços, já que:

O que me foi proposto por telefone não é o que está refletido logo na 1a fatura;
Não irei pagar uma fatura que a própria NOS assume estar errada e não corrige;
Estamos dentro do período legal de 14 dias para reflexão e o que foi proposto pela NOS não é o que está faturado - o novo pacote ficou ativo a 06 Junho e pedi cancelamento efetivos a 15 Junho.

Ressalvo que sempre me disponibilizei a pagar esta primeira fatura, desde que a mesma fosse corrigida.

Ao pedir o cancelamento, dentro do prazo legal de reflexão, a NOS, mais uma vez de forma arrogante diz que:

Terei que indemnizar a NOS pelo período de fidelização;
Um operador de retenção de clientes ainda me propôs pagar só o que eu acho que devo pagar e depois logo se vê (fiquei sem palavras para este tipo de comportamento).

Foram várias as minhas chamadas com a NOS, que sempre de uma forma arrogante nunca se dispôs a corrigir uma fatura que assumem estar errada. Lamentavelmente tive que pedir o cancelamento total de todos os serviços e, ainda assim a NOS com a mesma arrogância com que tratou e dirigiu este processo diz que terei que indemnizar a empresa por período de fidelização quando o que me foi proposto nunca foi o que refletiram na fatura.

Nunca recepcionei qualquer novo contrato para assinar.

Questiono se esta atitude, para além de arrogante, terá suporte legal: nunca faturaram os valores propostos ao cliente e exigem com o cancelamento o pagamento de uma suposta fidelização quando estou a cancelar precisamente por não emitirem fatura com os valores corretos e acordados, e quando estou dentro de um período legal de reflexão.

Data de ocorrência: 16 de junho 2017
19 de junho 2017
Olá Nuno Carvalho, asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Obrigado,
Serviço ao Cliente
22 de junho 2017
Olá Nuno Carvalho, em sequência do contacto telefónico estabelecido no dia de hoje, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,

Cátia Silva