NOS Marca Recomendada Marca do Mês

NOS - Exigência de pagamento de fidelização

Luís Marques
Luís Marques apresentou a reclamação
29 de outubro 2018
No mês passado pensei em aderir ao Serviço NOS visto a operadora com que funcionava não me estar a satisfazer em termos de velocidades de Internet e afins, ao ser contactado por um operador da NOS no dia 12/09/2018 via telefone aceitei a instalação do serviço de Internet, TV, telefone e telemóvel, serviço esse que foi instalado no dia 15/09/2018, tendo na altura pedido um teste ao instalador para saber se o serviço tinha boa qualidade na zona o qual me foi negado sem assinar primeiro num tablet que o operador trazia consigo à aceitar a instalação do serviço.
Após a utilização do serviço durante 7 dias notei que este ainda era pior do que tinha anteriormente, rede telemóvel inexistente em muitos locais, principalmente em casa e no trabalho assim como muitos outros sítios que frequento, rede fixa com muitas oscilações de velocidade, por vezes nem sinal apanhava principalmente em horas de ponta. decidi então em exercer o meu direito de Livre Resolução de contracto visto estar ainda no prazo dos 14 dias para poder cancelar contractos feitos porta a porta ou telefonicamente como foi este o caso e sem qualquer custo, por não me conseguirem dar qualidade de serviço, mesmo não sendo necessário mencionar qualquer justificação dentro desse prazo para o cancelamento do serviço
Depois de me deslocar à loja a pedir o cancelamento presencialmente, a funcionária informou que eu estava dentro do prazo legal para poder resolver o contracto sem penalização alguma e que tinha todo o direito de o fazer visto ela ter também a informação que na zona onde o serviço foi instalado o serviço não funcionava correctamente, por falta de qualidade de sinal. Nesse mesmo momento por telefone outra funcionária informou que teria de pagar 130€ para poder exercer o meu direito de resolver o contracto, ao qual respondi que isso era ilegal visto estar dentro do prazo que está citado na LEI, voltando a dizer-me que o cancelamento não iria ser efectuado até eu pagar o valor de 130€. O cancelamento seguiu do qual tenho prova do pedido feito dia 21-09-2018 e mais tarde efectuado no dia 16-10-2018. Foram entregues todos os equipamento do qual também tenho prova. Agora passado um mês recebi uma carta da NOS onde diz que tenho de pagar 868,99€ pois o período de fidelização é até à data 15/09/2020 e que terei de pagar o custo total de contracto.
Efectuei o primeiro contacto com a NOS no dia 12-09-2018, foi agendada instalação no dia 15-09-2018 e foi feito o pedido de cancelamento no dia 21-09-2018, tendo todos os documentos a provar as datas mencionadas.
Na minha opinião acho ilegal a atitude da empresa e que estou a ser alvo de chantagem para não cancelar o serviço, visto vir na mesma carta escrito que se quiser voltar activar o serviço não existe valor algum a pagar da minha parte.
Tenho todos os documentos que indicam que agi dentro da LEI e cumpri todos os prazos que nela são citados.
Data de ocorrência: 29 de outubro 2018
30 de outubro 2018

Obrigado,
Serviço ao Cliente
26 de dezembro 2018
Caro Cliente, em sequência de comunicação escrita enviada no dia 05-11-2018,
consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,
Serviço ao Cliente