NOS Marca Recomendada Marca do Mês
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Obriga a entrar em incumprimento contratual ao imputar período de fidelização já cumprido

Alfredo Figueiredo apresentou a reclamação
19 de junho 2017

No dia 17/Abr de 2016 iniciei um contrato com a NOS para o produto Kanguru1, fidelizado a 12 meses. Nas últimas semanas do contrato, dirigi-me várias vezes a lojas NOS para verificar cuidadosamente que a partir de 18/Abr de 2017 poderia desvincular-me desse contrato. Em todos os contactos presenciais em diversas lojas NOS confirmaram que o período de fidelização desse produto terminava a 18/Abr de 2017. Inclusivamente num desses contactos, a 22/Fev de 2017, aceitei uma proposta para celebrar um outro contrato (Kanguru2), com fidelização de 24 meses, que acumulei até terminar a fidelização ao Kanguru 1). No dia 23/Abr de 2017 dirigi-me a uma loja NOS assinando ordem para desligarem o Kanguru1. Confirmaram que se encontrava fora do período de fidelização e registaram o meu pedido.
Nos dias seguintes fui inundado de chamadas da NOS, dissuadindo-me da desvinculação do Kanguru1;
Após inúmeras chamadas da parte da NOS, as quais deixei de atender, acabaram por desativar o Serviço apenas a 10 de Maio! Faturaram esse período após a ordem de desativação (23/Abril-10/Maio) apesar de não ter havido qualquer utilização do serviço.
Recebi a 16/Junho último uma fatura contendo apenas uma referência multibanco para pagar não apenas o Kanguru1, que quero manter e cumprir o contrato, mas também uma quantia de 165eur+IVA que a NOS alega ser do período de fidelização do Kanguru que segundo eles afinal seria de 24 meses e não de 12 meses como constava no contrato a 17/Abril/2016 e como foi confirmado por variadas vezes em loja antes de solicitar a desativação do mesmo.
Ou seja, com essa fatura contendo uma única referência multibanco para duas situações completamente distintas, incluindo uma mentira fabricada pela NOS, estou impossibilitado de pagar o Kanguru2 que quero continuar a utilizar e cumprir o contrato - na prática, é uma fatura que força o cliente a entrar em incumprimento com um serviço que pretende utilizar, pagar e cujo contrato pretende cumprir!
Já solicitei os dados para pagar individualmente o serviço que tenho ativo, através de vários canais (em loja, por telefone, por e-mail) e foi-me negado!
Naturalmente que tenho a decorrer uma queixa-crime por este inqualificável procedimento.

Data de ocorrência: 19 de junho 2017
20 de junho 2017
Olá Alfredo Figureiredo, asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível. Obrigada,
Vera Raposo
20 de junho 2017
Olá Alfredo Figureiredo, em sequência do contacto telefónico estabelecido hoje, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Antecipadamente gratos pela colaboração,

Hélder Serol
20 de junho 2017
Fui hoje contactado pela NOS e devo informar que me telefonaram informando que o erro da NOS foi reconhecido e assumido pela própria, finalmente.
Outra coisa não seria de esperar, se é que a NOS quer conquistar clientes e continuar a vender serviços.
Mas destruíram o que há de mais importante na relação com o cliente: a confiança. E não sei se alguma vez vão recuperar a minha.
Alfredo Figueiredo avaliou a marca
20 de junho 2017

Finalmente, e quase ao fim de 2 meses, o erro da NOS (descrito na queixa) foi reconhecido e assumido pela própria, por telefonema que me fizeram hoje. No entanto, destruíram ao longo deste tempo o que há de mais importante na relação com o cliente: a confiança. E da minha parte não sei se alguma vez a recuperarão.