NOS Marca Recomendada Marca do Mês
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Fatura Detalhada

Pedro Luis apresentou a reclamação
26 de março 2017

A NOS decidiu eliminar das faturas enviadas por e-mail o detalhe das comunicações. Argumenta que, tendo ativada a fatura elétrónica, o detalhe só estará disponível na área de cliente. Disponibiliza a alternativa de cancelamento da fatura eletrónica na área de cliente , passando então e a juntar o detalhe à fatura normal, mas a fatura passará a ser enviada por correio em papel.

Ora, numa época da digitalização, em que os prestadores de serviços só têm a ganhar, não faz sentido, porque representa um retrocesso, voltarmos ao papel para poder dispor do detalhe das comunicações.

Data de ocorrência: 26 de março 2017
27 de março 2017
Olá Pedro Luis, asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível. Obrigada,
Serviço ao Cliente.
28 de março 2017
Olá Pedro Luis, em sequência do contacto telefónico estabelecido hoje, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Antecipadamente gratos pela colaboração,
Cristiana Rocha
30 de março 2017
Cara Cristina Rocha

Neste tempo que decorreu desde o vosso contato telefónico, dei-me a oportunidade de conferir com a CNPD a informação que me prestaram, sendo (e cito, salvo rigor das palavras): A CNPD impôs que o detalhe das comunicações não possa ser junto às faturas quando o cliente tem ativada a fatura eletrónica, e esta é enviada por e-mail.

Nesse sentido, remeto em anexo os e-mails (primeiro, a questão colocada à CNPD, e depois a respetiva resposta) contendo a minha questão à CNPD, e a respetiva resposta. Dispenso-me de comentar. Fico apenas a aguardar a reposição do serviço tal como contratado.
Esta resposta tem um anexo privado
30 de março 2017
Sobre a minha mensagem anterior, segue agora a resposta da CNPD
Esta resposta tem um anexo privado
16 de abril 2017
A NOS, até à presente data (16/04/2017), não se dignou reagir à contradição que se verifica entre o que me afirma, e o que afirma a CNPD acerca da "proibição" de juntar o detalhe das comunicações às faturas enviadas por e-mail.

Como agravante, constato na presente fatura (abril/2017) uma cobrança 4,601€ em comunicações (números especiais), algo que fui averiguar no detalhe disponível na área de cliente. Como não é dada informação concreta das dadas do ciclo de faturação, e para ter melhores certezas, pesquisei as comunicações desde 1/fev/2016 (vide em anexo ficheiro gerado pela NOS). Constato nesse período apenas uma chamada passível de cobrança, no valor de 0.40€.

Exijo por isso explicações de ambas as questões:
a) Reposição do detalhe nas faturas enviadas por e-mail
b) Explicação da faturação de comunicações da última fatura.
16 de abril 2017
Até à presente data, a NOS não se dignou reagir à contradição entre o que afirma ("proibição" de junção do detalhe das comunicações às faturas enviadas por e-mail) e o que afirma a CNPD.

Requere-se reposição da situação.
18 de abril 2017
Tenho que esclarecer que o que refiro no comentário das 23:31 de 2017-04-16, foi algo que verifiquei, erradamente, num dos dois serviços telefónicos de que disponho, não sendo aquele sobre o qual a NOS cobra os 4.601€.

PORTANTO, AS COBRANÇAS DA NOS ESTÃO CORRETAS.

Foi publicado por lapso por ter clicado em "Enviar Resposta" aquando estava a rever a situação na Área de Cliente.

Mantém-se, contudo, o expresso no comentário das 23:41h - aguardo posição da NOS.
Pedro Luis avaliou a marca
30 de setembro 2023

Simples abuso, permitido por um país onde as leis só "fazem de conta que são", porque para as fazer valer é necessário desembolsar fortunas, em vez de haverem procedimentos simples e expeditos, enfim, EFICAZES.

Caro Pedro Luis, partilho do mesmo problema que apresenta, com a NOS. Até ao momento não recebi o detalhe de "uma fatura" que me enviaram, alegadamente, referente ao mês de março. Coloquei a designação "uma fatura" entre aspas pois, naturalmente, qualquer documento sob a forma de fatura deverá apresentar, devidamente discriminado, o valor dos produtos a cobrar. Não faria qualquer sentido ir a um supermercado e, chegando à caixa, apresentarem-me uma "fatura" com o valor total da mercearia, sem detalharem os produtos que estão a ser cobrados nesse mesmo documento nem, tão pouco, seria aceitável o operador da caixa dizer-me para voltar ao supermercado, ou ir consultar uma qualquer página de internet, para confirmar o valor dos produtos que me quer cobrar nessa tal "fatura". Ora, no caso particular da NOS, alegam estes senhores que os detalhes das faturas devem ser confirmados na respetiva página pessoal. Bom, é verdade que, tal como numa conta bancária, deverá haver um registo de todos os últimos movimentos (6 meses) que um determinado titular faz, contudo, tal como já referi, só poderei pagar aquilo que me é devidamente justificado, o que numa fatura sem o devido detalhe não será possível. Por outro lado, eu não sou obrigado a dispor de um computador nem, muito menos, tenho qualquer obrigação em me deslocar a uma loja da NOS para ter acesso à lista de produtos/chamadas que me estão a ser cobrados. Quanto à CNPD, neste caso nem se aplica, dado que o titular de todos os cartões é o próprio cliente, logo é a ele que compete pagar e é ele, e só ele, que tem o direito em primeira mão de verificar todas a listas de chamados dos cartões de que é o próprio titular, a não ser que queira prescindir desse detalhe. Caso contrário, é caso para sugerir à NOS para ir cobrar a fatura aos supostos (outros) titulares, pois eu só pago aquilo que é meu de direito. Posto isto, só me restou não permitir a cobrança desse tal documento "fatura", até que o mesmo apresente, devidamente discriminado, todos as informações de base que sustentem a cobrança do valor que propõem. Até lá, não estarei disponível para pagar o que quer que seja que não respeite o meu direito à informação. Faça como eu. Cumpts.