NOS Marca Recomendada Marca do Mês
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Fatura emitida antes do período de faturação

Filipe
Filipe apresentou a reclamação
2 de fevereiro 2023 (editada a 5 de fevereiro 2023)
Exmo Srs,

Contratei um novo serviço NOS 3 o qual foi instalado no dia 25/01/2023. Ontem, dia 01/02/2023 recebo uma fatura (FT 202333/5895) referente a este serviço com data de faturação de 25/01 a 22/02. Quero que me expliquem como emitem uma fatura de um período de faturação que ainda não decorreu. Como podem emitir uma fatura no dia 01/02, decorridos 7 dias de serviço, para pagar 29 dias de serviço? Mais caricato é que a data limite de pagamento é dia 19/02, antes do fim do período de faturação.

Solicito que esta fatura seja anulada e que apenas seja emitida fatura após o período de faturação, como é suposto.
Data de ocorrência: 1 de fevereiro 2023
2 de fevereiro 2023
Caro/a cliente,

Confirmamos a receção da sua reclamação 88105023.
Informamos que a mesma já se encontra em análise.

Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Serviço ao Cliente - NOS
3 de fevereiro 2023
Caro/a cliente,

No seguimento da reclamação número 88105023, apresentada no dia 2023-02-02, consideramos que prestamos todos os esclarecimentos necessários, por isso damos a reclamação por resolvida.

Serviço ao Cliente - NOS
Filipe
6 de fevereiro 2023
Exmos Srs.

Embora agradeça a pronta resposta penso que não deve ter ficado claro qual seria o problema.

A resposta que recebi:
"O que gostaríamos de lhe transmitir é que o ciclo de faturação diz respeito à data de instalação do seu serviço, sendo possível a alteração do mesmo.
Desta forma consideramos a fatura devida. Ainda assim, optámos por a titulo de oferta comercial, creditar a fatura FT 202333/5895"

Agradeço também a iniciativa comercial mas não era o que pretendia pois não me recusei a pagar o serviço. O que indiquei foi que não pretendo pagar adiantado por um serviço que ainda não foi prestado.
Se a questão prende-se com a emissão de fatura no primeiro dia do mês, a fatura emitida a 01/02 deveria contabilizar apenas os dias de serviço decorridos até essa data, nomeadamente 25/01 a 31/01. No dia 01/03 seria então emitida a fatura correspondente ao período de 01/02 a 28/02. Se a questão diz respeito a emitir a fatura correspondente a um ciclo a contar da data de instalação, então a fatura deveria ter sido emitida apenas no final de o mesmo ter decorrido, nomeadamente dia 25/02.
Não faz sentido que o limite de pagamento de um ciclo de faturação seja antes do fim do mesmo.

Assim reforço o pedido. A próxima fatura deverá dizer respeito a um período de faturação apenas até à data de emissão da fatura. Caso se volte a repetir o problema aqui exposto voltarei a abrir a reclamação.

a mim aconteceu igual, estão a faturar do dia 18 de janeiro a 15 de fevereiro, pagável a 12 de fevereiro e a box iris nem sequer está a funcionar. Acaba por ser um pré pago.