NOS
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Fidelização. Afinal o que significa a fidelização?

Assunção Ramos
Assunção Ramos apresentou a reclamação
17 de março 2016

Fui cliente ZON, satélite, entre 2008 e 2014. Por inexistência de outro tipo de serviço na área de residência, fui obrigada a contratualizar este serviço bem como a adquirir a antena e uma das boxes que tinha em casa. Quando mudei de residência, em Abril de 2014, assinei uma declaração que continha esta informação:
"A ZON agradece o contacto de 02/04/2014, com a referência 1-16218197562.Transferência de Morada com Televisão: 116 Canais + Internet Fixa: 30 Mb + Telefone Fixo: ilimitado . O valor da sua mensalidade será de 46,99 € (Aluguer Equipamento descodificador incluído). Obrigado pela sua preferência.

O período de fidelização manter-se-á igual ao detido na morada anterior, salvo situação em que o portfolio altera, tendo associado um período de fidelização de 12 meses (ou de 24 meses, iniciado na data de adesão aos serviços ZON, se este ainda estiver a decorrer)."

Relativamente a esta alteração não há dúvidas, certo? Mudo os serviços, fico com um período de fidelização de 12 meses.
Entretanto o senhorio desta habitação rescindiu contrato por necessitar do imóvel. Tive que alterar, novamente, a morada de serviço tendo-se mantido EXACTAMENTE o mesmo serviço.
Entretanto a Dezembro de 2015 existe uma mudança na minha vida profissional e vou trabalhar para outro distrito, numa morada que não possui fibra. Nem sequer cabo. Apenas satélite. Apresento comprovativo de alteração de morada (novo contrato de arrendamento) e afirmo que não quero o serviço que me oferecem. Não corresponde à mesma qualidade do que tinha. Ponto. Acho indiscutível esta parte... Para a NOS, aparentemente, Satélite ou Cabo, Fibra ou Satélite é tudo a mesma coisa...
Eu fui cliente satélite. Sei bem o tipo de serviço que me estavam a oferecer. E, obviamente, não aceitei.
Enviaram-me um e-mail, já depois de ter deixado todos os comprovativos de nova morada em loja, que continha a seguinte informação " Adicionalmente, informamos que se encontra dentro do periodo de fidelização até 26/03/2017 e que o desligamento implicará o pagamento da penalidade de €726." Surreal. Como foi um e-mail enviado imediatamente a seguir ao envio da documentação e da rescisão, julguei que fosse automático e que a situação iria ser analisada tal como informação cedida pelos técnicos do atendimento.
NADA.
A 15/03/2016 recebo uma factura com a módica quantia de 1161,60€ para liquidar até dia 27 de Março relativa ao incumprimento de contrato!!! Como podem verificar, um valor obsceno e bem diferente daquele que tinham indicado em Dezembro no contacto por e-mail.
Vou proceder a uma reclamação por escrito para a empresa.
Vou utilizar todos os meios que possuo (tenho toda a documentação arquivada) para fazer prova de que a fidelização não é aquilo que apregoam e que não podem obrigar um consumidor a ficar preso a um contrato quando não oferecem os mesmos serviços.
Achei que era importante partilhar este assunto no portal para que todos possamos perceber como estes fornecedores de serviços "brincam" com a nossa dependência deles.
Era uma cliente fiel da ZON. Quando mudei de morada em 2014 poderia ter alterado o fornecedor e não o fiz. Muito dificilmente serei novamente cliente da NOS. Estou profundamente aborrecida com a forma como tratam e desrespeitam os clientes.

Data de ocorrência: 17 de março 2016