NOS Marca Recomendada Marca do Mês

NOS - Fidelização indevida

Vitor Soares
Vitor Soares apresentou a reclamação
30 de abril 2019

Venho por este meio efetuar uma reclamação relativamente a tentativa de anulação de um serviço TV + Net + Voz, da operadora NOS Comunicações, S.A.
No dia 15 de abril de 2019 já havia efetuado uma reclamação no vosso livro eletrónico (anexo: “5585027730723091834ROR00000000000254108”) no qual era mencionado que ao tentar efetuar a anulação do serviço, foi-me dito telefonicamente que o mesmo não poderia ser anulado visto estar fidelizado desde 22 janeiro de 2018, devido a uma mudança de morada do serviço.
No dia 17 de abril de 2019 voltei a contatar a NOS de forma a me confirmarem essa fidelização, para de seguida tomar as providencias necessárias para a resolução do problema. Previamente ao telefonema, consultei se teria recebido algum email da NOS na altura da mudança de morada, onde mencionasse que ficaria fidelizado 24 meses, tendo verificado que de facto recebi um email sim, no qual vinha o comprovativo da transferência (anexo: “COMPROVATIVO_TRANSFERENCIA_MORADA_S842577909”) e onde era mencionado que a fidelização era de 12 meses apenas. Para meu espanto, nesse telefonema, sou informado que afinal a fidelização não era relacionada com a transferência de morada mas sim com a aquisição de um hotspot banda larga.
No dia 15 de abril de 2018 liguei para NOS solicitando a aquisição do referido hotspot, tendo sido combinado a entrega do mesmo num determinado dia na minha morada, a mesma do serviço de TV. A entrega do equipamento implicava o pagamento no ato de receção de 29,90€ (anexo: “COMPROVATIVO_COMPRA_S842577909”). Apesar de aguardar o dia todo na minha residência pela entrega do equipamento no dia combinado, o mesmo nunca foi entregue. Contatei a NOS nessa altura e fui informado que tentaram entregar o equipamento na morada da minha sogra (titular do contrato), não tendo ninguém para rececionar o equipamento e efetuar o pagamento, o mesmo continuou em posse da transportadora, tendo sido possivelmente devolvido a NOS. No mesmo telefonema perguntaram-me se queria reagendar a entrega do hotspot, tendo eu declinado porque poderia acontecer novamente o mesmo, mencionando eu que se quisesse efetuar a compra me dirigiria a uma loja física e o faria. Posteriormente nunca efetuei essa compra. No telefonema de 17 de abril de 2019 questionei o operador da NOS como eu poderia estar fidelizado por um equipamento que nunca foi recebido, nunca foi pago nem foi faturada (anexos: “9507004520518_48082417_429234614_IN_ORI - Fatura maio 2018” e “9508766380618_48082417_433024555_IN_ORI - Fatura junho 2018”) a mensalidade da banda larga. A resposta do operador foi que só tinha em sistema a venda do equipamento e não conseguia confirmar se foi recebido e faturado, mas que não podia anular a fidelização porque já tinham passado muitos meses. Como não foi possível resolver a situação via telefone, dirigi-me a uma loja oficial NOS preenchendo o livro de reclamações (anexo: “Reclamação no livro”), na tentativa de resolver o problema.
Resumindo quero salientar os seguintes pontos, que de uma forma pouco clara, levam os clientes NOS a aceitar ou contratar serviços ou produtos sem que saibam as reais implicações do mesmo:
- Quando foi solicitado, via telefone, a mudança de morada, nunca foi mencionado que a mesma implicava fidelização, sendo apenas mencionado no email posteriormente enviado, pudendo o serviço ser efetuado sem o cliente ter se quer lido esse email.
- Como é possível em dois telefonemas espaçados 2 dias, o motivo da fidelização existente ter mudado?
- Como sou fidelizado por um produto que não recebi, não paguei nem nunca foi faturado?
- O porquê de não ser possível anular essa fidelização? Será necessário ser em tribunal?
Como nota final, ao não ter conseguido rescindir o contrato da NOS devido a fidelização erradamente existente, fiquei privado de puder contratar um serviço idêntico nas operadoras MEO e Vodafone, que nessa data tinham uma promoção em que ofereciam 200Mb de velocidade de internet pelo preço de 100Mb. A promoção acabava no dia 15 de abril de 2019.
Ontem dia 29 de abril recebo um contato do gabinete do provedor da NOS a informar-me que anularam a fidelizaçao e que nao pagaria o valor da fatura deste mes como compensaçao. Declinei a oferta porque a mesma nao compensa o nao ter conseguido efetuar o contrato com outro operador quando os mesmos tinham campanhas atrativas.
Juntando tudo mais o ter um serviço de wifi miseravel, o qual nunca mostraram interesse em enviar um tecnico para ver qual é o problema ou entao trocar o router que ja tem mais de 7 anos, isto tudo apesar de ja ter reclamado telefonicamente. A soluçao para melhorar o wifi que perde 90% da velocidade a 6 metros de distancia, foi comprar um router.

Data de ocorrência: 30 de abril 2019
23 de maio 2019
Obrigado,
Serviço ao Cliente
24 de maio 2019
Caro Cliente em sequência de comunicação escrita enviada no dia 10/05/2019,
consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,
Serviço ao Cliente