NOS

NOS - Fidelização indevida

Miguel Rocha
Miguel Rocha apresentou a reclamação
21 de janeiro 2020
Venho por este meio expressar o meu profundo desagrado com a empresa NOS, por diversas situações que têm surgido nos últimos meses que me levam mesmo a ponderar avançar por meios judiciais contra esta empresa, pois sinto-me burlado.

O nosso contrato de fidelização de 2 anos, com a NOS, terminou em dezembro de 2018. Logo no inicio do ano tentaram via telefone renovar contrato, porém sem resposta positiva da nossa parte, pois sem contrato de fidelização procuravamos qual a opção mais vantajosa para nós. Contudo, a certo dia, voltaram a contactar por telefone a oferecer os canais TV Cine, sem custos acrescidos, em troca de renovar a fidelização dos 2 anos. Teriamos 15 dias para rejeitar essa proposta e o contrato para assinar seria enviado para nossa casa para assinar.
Dias passaram e não conseguiamos visualizar os canais "oferecidos", no sétimo dia após essa proposta contactei a NOS e após diversos minutos ao telefone a explicar o porque de não querer aceitar a renovação, nem querer os canais, após muita insistência dos dois colaboradores com quem falei, foi-me dito OK, a sua situação contratual fica como estava antes desta proposta. Ou seja, não tinha canais, mas tambem não tinha fidelização qualquer com esta marca. O contrato foi enviado por volta do mesmo dia para minha casa via correio, como a situação estava resolvida por telefone, ou pelo menos pensava eu, o contrato não foi assinado.
Até aqui tudo bem, não estava satisfeito com o facto de insistirem tanto, mas compreendi que procuravam negócio com um cliente de longa data.
Em janeiro deste ano, informei presencialmente numa loja a NOS que ia mudar de casa, então que necessitava da transferência da ligação para a nova morada. Inicialmente foi-me dito que não havia qualquer custo acrescido, mais tarde, já mais perto da data da mudança informaram que havia um custo de 80 euros da transferência pois como não tinha fidelização, há esse custo.
Após ponderar esse custo, decidi que não era vantajoso para mim continuar com a NOS, pois podia perfeitamente pedir a outra operadora para fazer uma nova ligação sem qualquer custo. Desloquei-me mais uma vez às mesmas instalações da NOS e verificam que afinal estou fidelizado desde o inicio de 2019, derivado a ter os canais TV Cine, para meu espanto pois supostamente a situação estava resolvida. Após manifestar o meu desagrado junto dos funcionários dessa loja NOS, fui informado que os canais TV Cine foram ligados em outubro de 2019, ou seja, mais de meio ano após eu ter dito expressamente que não queria os canais, nem assinei qualquer contrato.
Contactei a NOS via telefone a uma segunda feira, informaram-me que iam ver do que se tratava e que me ligavam de volta, chegou a quarta feira e não obtive resposta, então contactei de novo. Para minha surpresa, o operador que atendeu não estava a par da situação nem tinha qualquer pedido de contacto para mim, portanto transferiu para um outro operador.
Este operador foi extremamente rude, alegou e ateimou que sim tenho fidelização e que devo estar enganado pois nunca contactei a NOS e que a chamada que fiz a denunciar o "contrato" não existe, elevou o tom de voz comigo e não me deixava sequer falar.

Visto que me mudei de residência e não queria ficar sem ligação pois as ligações são necessárias em casa, caso contrário, não estaria a pagar pelas mesmas, fui quase que forçado a aceitar uma renovação da fidelização de modo a estabelecer ligações na nova casa, pois estes litigios demoram tempo e poderia estar semanas sem ligações em casa.
Assim sendo, no passado dia 16 deste mesmo mês, uma técnica veio fazer as ligações na nova casa. As ligações funcionaram bem no proprio dia e no seguinte, no sábado, dia 18 começou a falhar e dia 19 (domingo) já não funcionavam. Contactamos a NOS e informaram que terça feira (hoje dia 21/1/2020) que viria um técnico ao local. O mesmo deslocou-se ao local e após vários testes explicou que o problema é de fora de casa, então que iria ter de contactar outro técnico de exterior. Após contactar esse técnico informou que o mesmo iria demorar pelo menos 48h a deslocar-se à minha residência de modo a resolver o problema.

Eis a questão, a ligação foi estabelecida no dia 16 à tarde, funcionou 1 dia e meio, passaram 4 dias e ainda terei de esperar pelo menos mais 2 para ver esta situação resolvida, ou seja, no espaço de aproximadamente uma semana, terei usufruido das ligações por 1 dia e meio. Irá a NOS descontar estes dias que não usufrui da ligação da fatura do mês?

Ponto 1: A situação da fidelização indevida foi já reportada à ANACOM e caso seja necessário iremos entrar em via judicial pois não assinamos nem aceitamos qualquer contrato.
Ponto 2: Consideramos que a NOS agiu de má fé ao ter estabelecido a ligação aos canais TV Cine, após termos expressamente declarado que não desejavamos os mesmos.
Ponto 3: Apesar de compreender que há serviços que levam o seu tempo pois não sou o único cliente no país, é inadmissível ter de aguardar pelo menos mais dois dias para resolverem uma situação pela qual estou a pagar.

Estou disponível para mais esclarecimentos, nomeadamente para disponibilizar o nome do colaborador que relatei anteriormente.
Data de ocorrência: 21 de janeiro 2020
NOS
14 de abril 2020
Caro cliente, em sequência da situação reportada, confirmamos que a mesma ficou resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,
Serviço ao Cliente