NOS
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - "grão a grão enche a galinha o papo..."

Maria Duarte
Maria Duarte apresentou a reclamação
7 de dezembro 2019
Hoje deparei-me com uma situação estranhíssima e completamente absurda, que não entendo sequer como é possível acontecer....
Em 2 palavras, resume-se nisto:
"SE PEDIRES para não pagar - NÃO PAGAS!
SE NÃO PEDIRES para não pagar - PAGAS!"
Fiquei "chocada"...

Há anos que faço telefonemas para a linha de Apoio ao Cliente da NOS para expôr problemas que vão surgindo e precisam ser resolvidos, falando sempre com os Assistentes. Há uma gravação, logo no início, que avisa que cada chamada será paga até 1.50€. Hoje telefonei-lhes apenas para pedir uma informação: quais os custos das chamadas do meu telefone fixo para telemóveis. No meio da conversa, ao referir o custo que sempre tinha de pagar pelo atendimento pessoal de um Assistente, fui então informada que, SE O CLIENTE PEDIR, as chamadas para Assistentes são GRÁTIS!!! Isto é: a PEDIDO EXPRESSO do cliente, o Assistente pode "fazer o crédito" do custo da chamada (1.50€) na conta do cliente - portanto, a chamada fica grátis!!

PERGUNTAS:
- Se as CHAMADAS SÃO GRÁTIS (desde que o cliente o "peça"!!!) , porque INFORMAM QUE TEM UM CUSTO (que efectivamente COBRAM) até 1.50€?

- HAVERÁ ALGUÉM QUE QUEIRA PAGAR uma chamada telefónica quando a CHAMADA PODE SER GRÁTIS? NÃO!

- A NOS informa (voz gravada) que a chamada vai ser paga; TAMBÉM INFORMA QUE, se o cliente o pedir, a chamada PODE SER GRÁTIS?? NÃO!

- Porque é que SE ESQUECEM DE AVISAR - no aviso inicial, de voz gravada - que a chamada é paga mas, "SE PEDIR, DEVOLVEMOS-LHE O DINHEIRO" - isto é, fica GRÁTIS" ?

Ao longo dos anos, fiz muitas destas chamadas pelas quais paguei - e às quais tinha direito, de forma grátis. Como a responsabilidade de tal pagamento indevido é imputável à NOS, que NUNCA ME INFORMOU que eu tinha de pedir expressamente para me "fazerem o crédito" ou seja, PEDIR PARA NÃO PAGAR,
deixo uma última pergunta:

- A NOS vai-me devolver o custo de todas as chamadas que, ao longo dos anos, eu lhes paguei e que não devia ter pago?

Grata pela atenção
Data de ocorrência: 7 de dezembro 2019
NOS
9 de abril 2020
Cara cliente, em sequência da situação reportada, confirmamos que a mesma ficou resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,
Serviço ao Cliente
Maria Duarte
24 de novembro 2020
NÃO RESOLVIDO!

A 9.Abril.20 a NOS respondeu-me:
"em sequência da situação reportada, confirmamos que a mesma ficou resolvida".
Resolvida, COMO? Não explicam! Ou seja, deram uma resposta que é RESPOSTA NENHUMA!

Na minha reclamação, levantei 2 questões:
1 - A má prática comercial de cobrarem 1.50€ aos clientes, sem informarem que basta o cliente dizer "não quero pagar" para que a chamada seja grátis;
2 - Perguntei se me iriam devolver o dinheiro que ao longo dos anos paguei à NOS, exactamente porque me omitiram
(a mim e a todos os milhares de clientes!)
a informação de que tenho direito a fazer as chamadas grátis, desde que o diga ao assistente que me atende.

Como não me responderam a nenhuma destas questões, hoje liguei novamente para a NOS e constatei:
a) - a situação que refiro em 1. (e que já descrevia na minha reclamação de 7.Dez.19), mantem-se exactamente igual - cobram a chamada desde que o cliente não peça para não lha cobrarem, e não informam que pode ser grátis se o cliente o pedir ao assistente;

b) - A resposta ao reembolso referido em 2. não foi dada,
e o reembolso não foi feito, pois se tivesse acontecido teria sido certamente informada de tal facto pela NOS - o que não aconteceu.

CONCLUSÃO:
- a resposta da NOS de que "a situação ficou resolvida" - não é verdadeira
- esta reclamação continua, assim, por resolver.
- hoje, ao falar telefonicamente com o assistente da NOS sobre este assunto, li-lhe a minha reclamação de 7.Dez.19, e pedi-lhe expressamente que apresente o assunto às chefias, reforçando assim o meu pedido de resposta à minha reclamação no Portal da Queixa.