NOS

João Guerreiro
João Guerreiro apresentou a reclamação
6 de janeiro 2016

Bom dia

Passo a descrever a situação

Em Julho de 2015, contratei o serviço de TV, Net e Voz ( Satélite), da vossa empresa por já ser vosso cliente na zona do Seixal, e devido ao facto de estar completamente satisfeito com os vossos serviços nessa zona do pais, entendi que deveria continuar vosso cliente também na casa que tenho no Alentejo.
Fui informado que os serviços pretendidos apenas estariam disponíveis através de satélite, e que a velocidade de Internet seria mais lenta, mas que tudo iria ficar a funcionar em perfeitas condições.
No dia acordado para a montagem dos equipamentos, não me era possível, por questões laborais, estar presente no horário disponível e desde logo combinei que alguém iria estar em casa para que o técnico procedesse à dita montagem.
Aquando a montagem falei por telefone com o tal "técnico" o qual me assegurou que tudo estava a correr conforme o previsto e que o serviço iria ficar a funcionar na perfeição.
Quando finalmente chego a casa apercebo-me que o serviço de Internet era praticamente inexistente e por vezes nulo, ou seja a Internet não funcionava.
Desde esse dia ( não sei precisar datas) que começou esta demanda.
Comecei a ligar para o apoio a cliente, o qual posteriormente me passava para o apoio a clientes do serviço satélite, o qual me passava para um serviço de apoio técnico, onde me era dito para fazer este ou aquele teste de despistagem online.

Horas passei ao telemóvel, sim telemóvel porque o serviço de Telefone fornecido também era inconstante. Tenho facturas da Vodafone no valor de 90 Euros.
Existem gravações desses contactos por favor ouçam-nas.

Com a ajuda do técnico lá fiz os testes X, Y, Z e o resto do alfabeto, andei com o modem de Internet de uma janela para a outra primeiro para o Sul depois para o Oeste, Este e Norte, e todas a vezes se constatava que o sinal era insuficiente ou nulo.
Atenção que estes testes foram realizados pelo menos umas três vezes.
Eu não trabalho para a NOS, não sou técnico da NOS e não tenho conhecimentos nem o dever de andar a tentar resolver os problemas de fornecimento do serviço da NOS.
Foi-me aconselhado por esses mesmos técnicos a denunciar o contrato, uma vez que era a própria NOS que não conseguia fornecer o sinal de internet na minha zona, devido ao facto do sinal simplesmente não existir. Esses técnicos, disseram-me que nem entendiam como tinham feito a instalação se o sinal nunca existiu nesta zona. Se as chamadas são gravadas, penso que devem servir para alguma coisa. Então ouçam-nas para perceberem como o vosso sistema funciona muito mal!

Contacto a Nos mais uma vez a fim de me resolverem a situação e rescindir o contrato. Foi-me dito, que para essas situações, é um outro departamento que trata disso e que tinha que aguardar até que entrassem em contacto comigo. Passou uma semana e outra semana, até que por iniciativa própria resolvi ligar, mais uma vez, para saber se realmente alguém está preocupado com o meu caso, lá me ligou um Sr. a dizer que eu tenho que enviar uma carta registada a denunciar o contrato. Carta registada enviada a 25-09-2015.

Passados alguns dias alguém da vossa empresa me liga a informar que não é possível visto que já tinham passado os 14 dias que tinha para aceitar ou não o contrato, e que só podia rescindir o contrato de Internet porque o serviço de TV estava a funcionar como tinha sido acordado.
Quando no verso do contrato da NOS está a seguinte informação: " Os produtos/serviços que integram o serviço contratado não podem ser desactivados separadamente, com excepção de produtos/serviços que tenham períodos de fidelização distintos".
Mesmo que essa informação não constasse no contrato, pergunto qual é a operadora que só procede à montagem de um único serviço???? essa opção não existe. Aliás se nós quisessemos ter internet tínhamos mesmo de comprar o pacote que também inclui telefone fixo, que eu, por acaso, nem utilizo. Portanto vendem o pacote e não serviços separados!

Dirigi-me a uma loja da NOS e fiz uma reclamação no livro de reclamações a 03-10-2015 ( mais uma, pois enviei a mesma em carta registada), que de acordo com a funcionária, iria directo para a administração. Passado mais uns bons dias, como ninguém me contactava, voltei a ir à loja da NOS. Aqui informaram-me que se encontrava em sistema uma carta que iria ser enviada para mim, onde constava que a situação estava resolvida e que eu não teria de pagar nada à NOS. Muito bem, fui para casa e mais uma vez, aguardei essa dita carta. Finalmente, quando recebi a carta datada de 15-10-2015 vi que realmente a funcionária da loja tinha razão, pois a mesma dizia: "A situação que nos reportou já está resolvida" (carta em anexo). Perante tal e apesar de ser um titulo um pouco vago,fiquei mais tranquilo a pensar que esta saga estava resolvida. Engano o meu!

Desde então tenho continuado a receber telefonemas, cartas e mensagens SMS por parte da NOS, algumas até com tom de ameaça, a afirmarem que estou em incumprimento e tenho de pagar os valores em divida correspondentes ao período de fidelização, caso contrário passam para a via judicial. Numa das cartas o valor a pagar é de 929,8€, na outra é de 883,31€!!! Só vem reforçar a ideia de que trabalham muito bem e que estão todos coordenados!
E já agora, pergunto, incumprimento do quê? De um serviço que não me foi prestado?! Por aproveitamento do técnico que veio fazer a instalação? Aproveitando-se de não estar ninguém em casa, que entendesse de computadores e internet, para ganhar mais esse dinheiro da instalação? Então, descontem o meu período de fidelização no ordenado desse vosso técnico.

Data de ocorrência: 6 de janeiro 2016

Resolvi um problema idêntico com um email para a provedoria da NOS.

Cumprimentos

No meu caso, aconteceu com a MEO. É lamentável que entidades destas proporções não se consigam organizar e providenciar um serviço decente tanto no atendimento ao cliente como na prestação dos ditos serviços.