NOS Marca Recomendada Marca do Mês
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Mau prestamento de serviços e comportamento incorrecto

José Alberto Araújo Martins
José Martins apresentou a reclamação
24 de outubro 2018 (editada a 10 de abril 2019)
Após ter percorrido o teor descritivo de algumas queixas a esta Empresa de serviços, deparei-me com uma queixa que inicia a seguinte descrição, que eu adopto, desde já: "Em primeiro lugar devo esclarecer que, tendo tentado no site próprio da “NOS” apresentar a questão aqui em causa, verifiquei que os contactos disponíveis estão de tal forma condicionados que, não só não há lugar para uma reclamação, como para qualquer outra espécie de comunicação que não se inclua no grupo do que a empresa designa por “ajuda”. Essa "ajuda", pré-programada, não permite colocar questões do tipo da que eu pretendia apresentar, agora aqui transformada em “queixa” pelas razões acima enunciadas." (sic). Isto é, a meu ver, esta Empresa de serviços aos clientes, tem uma plataforma da web que não permite, no mínimo, uma comunicação bilateral. Serve-se da mesma, para cercear a comunicação do cliente e "impingir-lhe" unilateralmente os seus produtos. Aquando de comunicações telefónicas ( para o "Apoio ao Cliente 16990* "), os impedimentos são vários: excessiva demora no atendimento, programa de gravação com falhas incompreensíveis e impeditivas de continuidade, a quase impossibilidade de ligação a um funcionário, etc.Isto é, o cliente fica quase constantemente nestas circunstâncias impossibilitado de, pedir uma informação, formular uma queixa, etc.Possuo um contrato com a NOS, desde 27-05-2015. A 07-02-2018, adquiri um telemóvel-andróide e incorporei-o no meu "pacote". Até esta data, houve inúmeras situações , que considero inexplicáveis, no mínimo e que têm haver com o facto de me ter sentido lesado e sobretudo desrespeitado como cliente e cidadão. Como posteriormente irei repetir situações similares, não especifico neste ponto. Pois, a 07-02-18, após ter contactado telefonicamente os serviços da NOS e ter incluido o "cartão SIM" , surge-me inesperadamente um novo contrato, sem que que eu tenha sido - de nenhum meio - consultado acerca da possibilidade da existência do mesmo. ( De notar que o "Período de Fidelização" do contrato em vigor anterior seria até 27-052017 = 24 Meses). Perante esta situação, pedi através de vários meios ( contacto telefónico e emails, vários) uma explicação para o facto de terem formulado um "novo contrato", sem não só sem o meu conhecimento, assim como minha aprovação e anuência, isto é, à revelia do cliente e cidadão.Até ao momento ( 24-10-2018) ainda não obtive quaisquer respostas. Entretanto, várias situações extremamente incómodas têm surgido, como facturação excessiva, em termos de Roaming, para as quais não encontro explicação, alterações tarifárias sem aviso prévio e em moldes que considero , no mínimo, abusivas, e - mais uma vez - a inoperância do site da NOS-Cliente. Pois, para obter o Contrato em vigor ( e ver detalhadamente pormenores contratuais que não se encontram lá) não me foi possível obtê-lo em casa ou no escritório, e tive que me deslocar a uma loja, bastante afastada da minha residência. Verifico agora, mais uma informação que desconhecia: "Período de Fidelização: 23 Meses". Como a queixa, já vai longa, vou impedir-me de enumerar mais um sem número de factos deveras lamentáveis, que obviamente motivam esta minha atitude.
Data de ocorrência: 24 de outubro 2018
25 de outubro 2018

Obrigado,
Serviço ao Cliente
José Martins
31 de março 2019
A 24 de Outubro de 2018, formulei a queixa,em relação à Empresa NOS, que consta anteriormente.
A 25 de Outubro do mesmo ano,( passado um mês) a Empresa NOS, adicionou uma resposta, onde em síntese, comunicam estar analisar a questão apresentada, e que possível entrarão em contacto comigo.

Pois, hoje a 31 de Abril de 2019 ( passado cinco meses e tal), ainda aguardo o contacto prometido...
Reafirmo, que esta Empresa de Serviços ( ao cliente-cidadão, pressupõe-se),mantém uma plataforma da web que não permite, no mínimo, uma comunicação bilateral.
Em 2º lugar - e por agora - reafirmo a minha péssima opinião acerca da Empresa em causa, pois a meu ver, revela uma falta de funcionamento e consideração cívica, ética, graves no mínimo, para com os seus clientes.

Se fôr possível a eventual resposta ás presentes queixas, podem optar por um meio , em princípio, mais vinculatório, como por exemplo o meu email. ( o mesmo serve muito frequentemente para divulgações de marketing de Empresa e para avisos constantes acerca das datas de pagamento das mensalidades, com os respectivos agravamentos monetários, caso não se efectuam nos prazos propostos. Mas não permitem qualquer tipo de resposta).

P.S. Não possuo conhecimentos, que considero mínimos, que me permita formular juízos de valor, acerca das eventuais Entidades Reguladoras ou Organismos da Defesa do Cidadão, nestes âmbitos. No entanto, acerca deste (meu?) caso, a eficácia dos mesmos parece não ser notória.
20 de maio 2019
Caro cliente , em sequência da comunicação escrita enviada, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida .
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,
Serviço ao Cliente