NOS
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Não cumpre o seu contracto.

Hugo Guerra apresentou a reclamação
23 de setembro 2014

Durante 17 anos fui cliente da TV Cabo, depois ZON e agora NOS.
Começando então os motivos que me levaram a desistir do serviço:

1) Durante quase 1 (um) ano não recebi nenhuma factura dos vossos serviços, não sendo então facturado pelo serviço de TV, NET e VOZ.
Mais do que 3 vezes, informei a empresa da situação, expus a situação e os senhores simplesmente não quiseram corrigir a mesma.
Ao fim de 6 meses sem receber facturas, apercebi-me de que os valores estariam a aumentar e procurei então forma de diminuir esses valores, onde me foi sugerida a adesão a um Plano de Pagamentos de forma a reduzir a dívida logo de início.
Informei a empresa do meu NIB correspondente ao Banco Montepio Geral, mas os senhores fizeram o favor de colocar o NIB de outra pessoa qualquer, associada ao Banco Barclays PLC.
Logo aqui, mais uma vez, é lamentável o ocorrido.
Efectuei por referência multibanco o pagamento de um valor de 30€ e outro de 60€ em loja para evitar o possível corte do serviço, coisa que nunca aconteceu até ao dia 04 de Setembro.
Continuei então com todos os serviços a funcionar, sem qualquer envio de factura, tanto por papel como por email.
No dia 04 de Setembro, às 23h59, finalmente recebo uma factura de 37.30€ para pagar com data de limite de pagamento no dia 05 de Setembro, ou seja, nem 24h tinha para pagar.
Tentei efectuar o pagamento através do homebanking do Banco Caixa Geral de Depósitos e acusou de que a referência multibanco era inválida e logo a seguir, os serviços de Telefone Fixo e Telemóveis foram cortados, sem qualquer aviso prévio.
No dia 05 de Setembro, desloquei-me à Loja NOS do Centro Comercial Vasco da Gama juntamente com os equipamentos de vossa propriedade, home gateway e STB’s.
Na loja, além do péssimo atendimento da funcionária, cuja não estava identificada, apenas com uma placa “Em Formação”, esta negou-me o acesso ao contracto logo de início, questionando-me para que queria o contracto e indiquei-lhe que queria que lê-se a alínea 12c) das condições de serviço que referem o seguinte:
"Em caso de mora do Cliente, nomeadamente por falta de pagamento das facturas correspondentes aos Serviços mediante notificação prévia ao Cliente efectuada com uma antecedência mínima de vinte (20) ou trinta (30) dias, consoante se trate de um Cliente não consumidor ou consumidor, indicando o motivo da suspensão e os meios ao dispor do Cliente para evitar a mesma e, bem assim, para a retoma do Serviço ou para a resolução automática do Contrato, no caso de Clientes consumidores."

Na loja, então, depois de muito procurarem, disseram-me que enviaram uma factura com aviso de corte para a minha morada, ainda mais para onde todas as outras facturas estavam a ser enviadas (quando a factura electrónica está activa) quando, para meu espanto, indicam-me uma morada que NÃO corresponde à minha.
Esta morada não é, nem nunca foi uma morada minha, sendo que pelo qual, é impossível isto ter acontecido (recordo a situação do NIB anteriormente exposta).
Assim sendo e com a confirmação em loja, toda a minha informação privada (Número de Contribuinte, NIB, Número de Telefone e Telemóveis, bem como as chamadas efectuadas dos mesmos) foi EXPOSTA a um desconhecido.

De acordo com a Lei n.º 67/98 de 26 de Outubro (LEI DA PROTECÇÃO DE DADOS PESSOAIS), o que aqui aconteceu ultrapassada todas as medidas de bom-senso que poderia tomar com a empresa.
Recordo-vos que leiam atempadamente os seguintes artigos, os quais sinto que foram violados:

Artigo 2º;
Artigo 7º,
Artigo 14º,

2) Relativamente à dívida ascendida a mais de 1000€ com a NOS, responsabilidade informo desde já o meu direito em recorrer à prescrição da dívida vencida com mais de 6 meses, recorrendo ao exposto na Lei n.º 23/96, de 26 de Julho (LEI DOS SERVIÇOS PÚBLICOS), nomeadamente com base e fundamentos aos seguintes artigos:

Artigo 5º, novamente, por não comunicação da suspensão do aviso prévio.
Artigo 9º, pela ausência de envio de facturas.
Artigo 10º, pela prescrição da dívida.

No dia 05 de Setembro, entreguei em loja uma carta de rescisão e assinei um documento de pedido de desligamento dos serviços.
Dias depois, recebo um email de uma tal de Clara Vidal, onde me questiona que não entendeu bem que serviços eu queria desligar e também cópia do meu CC. E que tinha de pagar 1300€ por penalização de um contracto que deveria acabar em 19/04/2016, sendo que não aderi nem alterei nada no dia 19/04/2014.
Neguei o envio novamente dos dados, porque a carta foi entregue em mão na loja com apresentação do meu CC ao funcionário que validou a informação.
Até hoje, ainda não fui contactado pela empresa.
No dia 15 fui à loja NOS do Campo Grande, onde me disseram que me contactavam sem falta até dia 19, o que não aconteceu.
Hoje, dia 23/09 fui à loja NOS do Vasco da Gama e disseram-me que ainda está pendente e que o mais certo é demorar.

Depois de todas estas situações que aqui expus, a empresa recusa-se a dar-me uma resposta e obriga-me a pagar valores exorbitantes cometidos por erros da empresa e não meus.
Como é óbvio, depois de todo o bom-senso que poderia ter com a empresa, recuso-me a pagar QUALQUER valor a esta empresa que me lesou, expondo a minha informação privada a um desconhecido, colocou o NIB de outro cliente na minha conta de serviço e me nega acesso a informação MINHA e mente-me descaradamente.

Data de ocorrência: 23 de setembro 2014
3 de janeiro 2017
Processo seguiu para tribunal. A marca não reconhece a prescrição da dívida.
Hugo Guerra avaliou a marca
3 de janeiro 2017