NOS Marca Recomendada Marca do Mês

NOS - Não garante velocidade que fique próxima dos 100mbps contratados

parnavrr
parnavrr apresentou a reclamação
17 de agosto 2022
Sou cliente do pacote NOS1 100Mbps e venho por este meio denunciar o contrato ainda em período de fidelização por incumprimento da NOS quanto à velocidade de download face ao que está contratado. Desde o início que noto lentidão generalizada ao transferir conteúdo e até ao carregar páginas, bem como, quebras recorrentes na ligação - isto independentemente da altura do dia.

Tenho vindo a medir em alturas diferentes do dia com cabo de rede num computador fixo, primeiro através do site Speedtest da Ookla e ultimamente de modo mais sistemático com a ferramenta própria da ANACOM para o efeito.
Em relação aos resultados, tomo este último mês de Agosto como exemplo para dizer que a velocidade média de download em cerca de 50 medições, do dia 1 a dia 17, não chega aos 30Mbps - com muitas variações, sendo o pico 91Mbps e o mínimo 7,3Mbps. Os valores medidos na latência também têm muita variação, sendo 187ms o maior valor medido e o menor 3ms. Já a velocidade de upload, muito mais constante, está com uma média de 11Mbps.

Já tinha contactado o apoio ao cliente por via telefónica em Abril deste ano para comunicar efectivamente que notava a velocidade de download muito aquém do contratado e falhas recorrentes de ligação.

Recebi pouco depois este SMS da NOS: “Detetamos um aumento inesperado do tráfego de internet na sua área de residência, levando a que sinta lentidão no serviço […] estamos a trabalhar para aumentar a capacidade […] Prevemos que a situação fique resolvida nas próximas semanas.”

Não posso dizer que tenha notado alguma melhoria desde então.

Moro em Queluz, numa zona que acredito não ser muito problemática no que diz respeito a infraestrutura, quer de Internet móvel, quer de fibra. Anteriormente era cliente fibra da Vodafone, também de 100Mbps download/upload, sem nunca ter problemas semelhantes aos que estou a ter agora com a NOS.
Deixei a Vodafone por mudança de casa para uma zona sem fibra. Daí, encontrei este serviço da NOS sem fios, comercializado como uma solução equiparável para zonas sem fibra e própria para teletrabalho, com a vantagem ainda de poder transferir facilmente entre residências. Acontece que volto a morar em Queluz e, portanto, estou novamente numa zona abrangida por fibra. Por isso e uma vez que o serviço da NOS se tem revelado insatisfatório face ao contratado, pretendo cancelar para voltar a ser cliente Vodafone.
Data de ocorrência: 17 de agosto 2022
17 de agosto 2022
Caro/a cliente,

Confirmamos a receção da sua reclamação 79234222.
Informamos que a mesma já se encontra em análise.

Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Serviço ao Cliente - NOS
19 de agosto 2022
Caro/a cliente,

No seguimento da reclamação número 79234222, apresentada no dia 2022-08-17, consideramos que prestamos todos os esclarecimentos necessários, por isso damos a reclamação por resolvida.

Serviço ao Cliente - NOS
parnavrr