NOS Marca Recomendada Marca do Mês
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Ofereceram para aliciar um cliente e não cumpriram!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira apresentou a reclamação
26 de agosto 2016

No dia 27-07-2016 fui contactado por um comercial da Nós a apresentar as condições para o serviço TV + Net + Telefone Fixo e Móvel. Como estava prestes a acabar o período de fidelização de 24 meses com a Vodafone, disse que iria analisar a proposta, e pedi para voltar a ser contactado no dia seguinte. E assim foi, no dia 28-07-2016 o comercial voltou a ligar. A proposta incluia um conjunto de ofertas, entre as quais 2 mensalidades gratuitas e um voucher no valor de 160€ para a compra de um smartphone. Esse voucher era inicialmente um voucher para a compra de um televisor, mas como eu não estava interessado nisso e precisava de adquirir um telemóvel, depois de conferenciar com o seu supervisor, o comercial trocou por um voucher para um smartphone, cujo valor inicial proposto era de 150€, e passou para 160€, com o consentimento do seu supervisor, de forma a um smartphone específico (Huawei P9 Lite) me ficar por um custo semelhante ao que pagaria na Vodafone com os pontos que eu tinha disponíveis. A questão do voucher foi falada quer na chamada do dia 27, quer na do dia 28, chamadas essas (supostamente) gravadas pela Nós uma vez que surje o aviso no início.

Como o meu período de fidelização de 24 meses com a Vodafone acabava no dia 8 de Agosto, e para eu estar de férias no momento da instalação, a instalação ficou agendada para a 2ª quinzena de Agosto. O técnico veio no dia 18-08-2016. Tinham me dito que o técnico traria os 3 cartões de telemóvel consigo para tratar da portabilidade. Resulta que não trouxe nada, tive que ir depois tratar disto a um loja, onde me disseram que os iria receber por correio... uma confusão... mas enfim, acabaram por me fazer o favor de tratar da portabilidade dos 3 cartões. Numa dessas deslocações à loja, abordei o assunto do voucher dos 160€, e disseram que isso não existia, que a única coisa que existe é uma campanha de verão com um voucher de desconto de ATÉ 150€! Para contextualizar à funcionária da loja, eu expliquei-lhe que se tratava inicialmente de um voucher para a compra de um televisor, mas que o tinham trocado para um voucher para smartphone, e aí ela começou-se a rir e a dizer que os vouchers para a compra de televisores já não existiam desde o dia 10 de Julho (final do europeu). Enfim, comecei a perceber que estava a fazer figura de parvo e decidi ligar para o 16990, no dia 20-08-2016, para a área comercial. A pessoa que me atendeu disse exatamente o mesmo que me tinham dito na loja, mas também disse que deveria ligar para a área técnica, pedir para fazerem a audição da chamada e que ao verificarem que o comercial se tinha comprometido com o voucher de 160€, a Nós iria cumprir sem nenhum problema o compromisso assumido pelo seu colaborador. Assim fiz. O prazo máximo de resposta (3 dias) que me deram inicialmente foi ultrapassado, e ligaram-me hoje (após várias insistências da minha parte a ligar para lá para fazer o ponto de situação) a dizer que a única coisa que existe é uma campanha de verão com um voucher de desconto de ATÉ 150€, e quando questionei acerca da audição da chamada, a menina respondeu-me que não iria ser feita, e que se não estavam a cumprir com aquilo que tinha sido acordado, podia cancelar o serviço! Pedi então para tratar do cancelamento. Passou-me para outra menina que me disse que para cancelar o serviço, tinha um custo de 750€ por já terem passado mais de 14 dias desde a celebração do contrato, e que mesmo que estivesse dentro dos 14 dias, teria que pagar a instalação no valor de 150€! Isso significa que ainda teria que pagar um balúrdio para cancelar um contrato por causa da Nós não estar a cumprir com as condições que me foram apresentadas. Também levantei a questão de não perceber o porquê de ela me dizer que já não estava no prazo dos 14 dias uma vez que estamos no dia 26-08-2016 e a instalação foi feita no dia 18-08-2016 (aliás, a menina que me tinha atendido anteriormente tinha-me dito que os 14 dias acabavam no dia 31-08-2016, quando eu me queixei que estavam a deixar arrastar o assunto e que quando eu quisesse cancelar o contrato já seria tarde). Aí respondeu-me que a data de celebração do contrato começava a contar desde o dia 28-07-2016, dia em que fui contactado e encomendei o serviço, o que me parece um absurdo! Aliás, tudo isto me parece um absurdo: desde a questão da contabilização dos 14 dias à questão do voucher, que me parece ter sido uma manobra vergonhosa, em que assim é muito fácil aliciar clientes oferecendo condições muito mais vantajosas que a concorrência, para depois não cumprir com o acordado e manter os clientes presos por ainda exigir indemnizações para esses poderem cancelar os serviços!

Resumindo: eu só quero o meu voucher (basta fazerem a audição das ditas chamadas que gravaram) ou se não querem assumir o que foi acordado, que me deixem cancelar o contrato sem qualquer custo uma vez que não posso ser responsabilizado pelo incumprimento da Nós relativamente ao que foi acordado. Trata-se de comportamentos inadmissíveis vindo de uma empresa como a Nós!

Data de ocorrência: 26 de agosto 2016
28 de setembro 2016
Olá Carlos Oliveira, asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível. Obrigado,
Serviço ao Cliente.
4 de outubro 2016
Olá Carlos Oliveira, em sequência do contacto telefónico estabelecido no dia 04/10/2016, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Antecipadamente gratos pela colaboração,

Cristiana Rocha