NOS Marca Recomendada Marca do Mês
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Pagamento da chamada por apoio técnico

carina carvalho
carina carvalho apresentou a reclamação
24 de novembro 2016

No dia 24.11.2016 contactei a NOS para o n.º 16990 e pedi o serviço de apoio técnico no serviço Internet, atendendo que durante toda a manha não conseguia acesso de net no PC e Telemóvel, que é ligado sempre automaticamente. Durante a manha, desliguei pc, tlm e contador da Luz, e continuava a não ter acesso a net.
Assim, às 13.31 contactei o apoio técnico da NOS (16990) para saber a razão de ainda não ter acesso a internet (chamada encontra-se gravada). Atendeu o Sr. Pedro Vasconcelos que me pediu dados da Internet e pouco depois disse que já tinha acesso a Internet, o que aconteceu de imediato. Questionei o Sr. da razão de não ter acesso a net que disse, aqui sucintamente, que tinha a ver com as redes e depois já tinha a ver com 8 canais que entravam na minha rede e escolhiam o mais forte e sinal mais forte. Não entendi esta explicação, pois sempre acedi a minha Net automaticamente e sem problemas, mas estava satisfeita com o acesso a Net, que utilizo diariamente para o trabalho e que infelizmente durante a manhã não foi possível, atrasando todo o meu trabalho agendado.
Na mesma chamada disse ao Sr. que queria fazer uma reclamação a fim de não ser cobrada esta chamada para o 16990. Ora, o motivo desta chamada era resolver o acesso a Net, que não consegui sozinha e manualmente, sendo obrigatório para a sua resolução contactar o serviço de apoio técnico da nos através do número 16990. Aliás, se não contactasse a Nos, ainda não tinha conseguido acesso a Net.
O Sr. Pedro Vasconcelos perguntou, aqui de forma geral, porque queria fazer reclamação, porque não utilizei telefone fixo, pois tendo não pagaria esta chamada, e porque não tenho telemóvel associado ao pacote da Nos. Ao qual respondi que, apesar de ter numero fixo, não tenho telefone fixo a funcionar, e que esta situação já é do perfeito conhecimento da Nos, à qual pedi o telefone e foi recusado, o que não compreendo sendo cliente antiga da Zon/Nos, mas aceitei. Mas caso tivesse telefone fixe e ligado deste, as chamadas para o número 16990 são gratuitas? No cabeçalho de cada factura encontra-se descrito o número 16990 com * que significa “tarifas em vigor disponíveis para consulta em nos.pt”, o que depreendo que mesmo tendo e feito chamada de telefone fixo da Nos, a chamada seria sempre cobrada.
Sobre o facto de fazer esta chamada com telemóvel associado a outra operadora e não a Nos, o Sr. Pedro falou de imediato do preço de cada número de telemóvel associado a Nos, 6.90 euros e com 1.ª mensalidade gratuita. Respondi que teria de falar com outros interessados, titulares da outra operadora na qual tenho associado o meu telemóvel. Mas mais uma vez questiono, mesmo tendo omeu telemóvel associado a Nos as chamadas para o número 16990 são gratuitas?
Mais disse o Sr. Pedro que no início de Janeiro os valores da factura iam ter um aumento de 3 a 5 euros, mas que antes a Nos iria contactar os Clientes para alterarem o seu serviço/produtos e assim não verem este aumento, por ex. associar um telemóvel ao pacote. Na minha opinião, e assim o disse ao Sr. Pedro, trata-se de uma verdadeira chantagem por parte, neste caso, da Nos. Entretanto, durante a conversa com o Sr. Pedro a chamada caiu. E recebo um aviso automático mas não gravado automaticamente no meu telemóvel dizendo que o custo da chamada foi quase 5,00 euros, cujo valor descrito na factura protesto juntar a esta reclamação logo que a receba.

Por todo o exposto, venho reclamar do valor cobrado por esta chamada que forçosamente efectuei ao serviço de apoio técnico para o numero 16990, solicitando a sua devolução, sem a qual não teria ainda o acesso a internet no meu PC e Telemóvel.

Protesto juntar a factura onde consta o valor da chamada.

Atentamente
Carina Carvalho

Data de ocorrência: 24 de novembro 2016
28 de novembro 2016
Olá Carina Carvalho, asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível. Obrigado,
Serviço ao Cliente.
28 de novembro 2016
Olá Carina Carvalho, em sequência do contacto telefónico estabelecido no dia 28/11/2016,
consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Antecipadamente gratos pela colaboração,

Leonor Damião