NOS
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Pagamento pelo serviço de apoio ao cliente para regularização de erros e cobranças indevidas

Luís Cardoso
Luís Cardoso apresentou a reclamação
2 de setembro 2019

Dia 17 Julho, 2019 celebrei contrato com a NOS para um serviço de TV + Internet 200MB. No dia 22 Julho, 2019 ficou agendada a instalação do serviço. Aquando da chegada do técnico, e durante uma conversa casual com o mesmo, fui informado que o serviço que estava a ser instalado pelo preço de 36.99€ era o mesmo valor que estava a ser cobrado para o mesmo serviço com velocidade de internet de 400MB, no qual já teria direito ao router 5.0 de ultima geração. Efectuei de imediato o contacto com a linha de apoio ao cliente para clarificação da situação pelo que a NOS se comprometeu de imediato a fazer a alteração contratual para o pacote TV + Internet 400MB, ficando por isso a situação resolvida. Este foi o meu primeiro contacto com a linha de apoio ao cliente. Fiz dois contactos nesse dia para a linha de apoio ao cliente enquanto o técnico se encontrava na minha casa, o segundo contacto foi a pedido do técnico para verificar se já teria sido aprovada a instalação do router 5.0 e velocidade 400MB para que ele pudesse proceder à instalação do mesmo. A primeira chamada teve uma duração de 8 minutos e um custo de 2,80€ e a segunda chamada (a pedido do técnico) teve uma duração 26 minutos e um custo de 9,14€.

No dia 31 de Julho, voltei a entrar em contacto com a linha de Apoio ao cliente da NOS porque o canal NOS Studios que me tinha sido prometido em loja e comunicado que faria parte das ofertas do contrato que estava a celebrar, não estava activado e quando tentava aceder ao mesmo era-me solicitada uma subscrição por um determinado valor que não sei precisar. Antes disso, desloquei-me pessoalmente à loja e falei novamente com o colaborador da NOS que celebrou o contrato comigo e recebi a confirmação que este canal me iria ser oferecido e que tinha sido efectivamente prometido aquando da celebração do contrato, e este pediu-me para esperar uns dias porque esses canais por norma demorariam uns determinados dias a ficar activos. Como tal não se verificou, foi então que liguei para a linha de apoio ao cliente da NOS no dia 31 de Julho, como mencionado em cima. Esta chamada teve a duração de 25 minutos e um custo de 8,95€, tendo sido contactado no dia seguinte por um gestor de clientes que me pediu desculpa pelo sucedido e que de facto tinham confirmado que efectivamente o canal me tinha sido prometido e iriam proceder à sua activação.

No dia 6 de Agosto e estando eu em plenas férias, acusei a recepção da primeira factura do serviço NOS. A factura foi emitida com um valor a debitar na minha conta (aderi ao débito directo) de 51,92€. De ressalvar que a primeira mensalidade me tinha sido oferecida e consta do meu contrato, e que portanto sendo esta factura de 22 de Julho até 31 de Agosto apenas teria de pagar o valor correspondente ao período de 22 a 31 de Julho e a mensalidade oferecida seria a de Agosto, tendo por isso de pagar apenas 11,93€, por esta mesma factura emitida e não os 51,92€ que me iriam ser debitados e tinham sido facturados pela NOS. Mais uma vez, tive de recorrer ao serviço de apoio ao cliente da NOS por um erro da sua inteira responsabilidade. Entrei então em contacto nesse mesmo dia e a chamada teve a duração de 17 minutos e um custo de 5,88€. Mais uma vez, a NOS assumiu o erro e admitiu estar-me a cobrar erradamente um aparelho Wi-Fi Extender que me tinha sido oferecido e que também consta do meu contrato como sendo oferta e que iriam proceder ao crédito dos 39,99€ cobrados em excesso. Mais uma vez, assunto resolvido e responsabilidade pelo erro admitida pela NOS.

Ora, após todos estes contactos com a linha de apoio da NOS para reivindicar os meus direitos e lhes dar conhecimento de erros da sua inteira responsabilidade, tenho uma conta de telefone para pagar no valor de 26.77€ por contactar o apoio a clientes da NOS. Inclusive, uma das chamadas foi para evitar que a NOS me debitasse um valor de 51,92€ (39,99€ a mais) da minha conta quando deveria ser de 11,93€. Para evitar ser burlado em 39,99€, acabo nessa mesma chamada a gastar 5,88€.

Data de ocorrência: 2 de setembro 2019
Luís Cardoso
Luís Cardoso avaliou a marca
11 de setembro 2019

Muito desorganizados e cometem erros atrás de erros. Muita falta de comunicação entre departamento comercial e restantes departamentos. Muita informação contratual fica perdida no meio da burocracia e o cliente é que paga.