NOS
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Passagem de sim de micro para ano

Jorge saraiva
Jorge saraiva apresentou a reclamação
19 de setembro 2019
Uma vez que mudei de telemóvel, foi necessário a passagem do SIM micro para nano. Na loja NOS do Allegro (alfragide) fui informado de que era obrigado a pedir uma 2ª via do cartão com um custo de 7,5 €. Apesar do custo deste serviço ser elevado (devia de ser gratuito) acabei por pedir a referida 2ª via.
Assim, fui informado de que este pedido exigia, devido a normas internas obrigatórias, uma fotocópia do cartão do cidadão (frente e verso). Perante esta exigência, coloquei em causa como é que a NOS com este procedimento assegurava a protecção dos meus dados pessoais. A resposta da funcionária foi de que ou era assim ou não podia pedir a 2ª via. Perguntei se podia utilizar o Cartão do cidadão digital, o que a funcionária me disse que não, pois era mesma necessária a fotocópia. Assim, uma vez que necessitava do serviço (ou colocava em causa a aquisição do telemóvel), tive que aceder a esta exigência mas avisei que iria apresentar a respectiva reclamação.
Pelo exposto, não me parece que, confirmando-se a veracidade deste procedimento interno, que o mesmo seja correto (ou mesmo legal) pois é pedido uma fotocópia de informação com dados pessoais de que o operador já possui e estarão para lá da informação que necessitam (segurança social, utente de saúde). O funcionário fez a fotocópia do meu cc e digitalizou esta informação .
Será por questões de segurança para validar o pedido? Mas ainda existe mais um processo de validação através de um telefonema dos serviços centrais a pedir-me a confirmação do pedido. No mínimo esta informação (necessidade de fotocópia) devia de estar explicita no site da NOS, e, assim me permitiria (caso entendesse) levar já a fotocópia. rasurando a informação que não será relevante para o processo.
Não será que está em causa aqui o cumprimento do RGPD?
Não será que NOS (que se reclama inovadora e transformadora digital) deveria de rever os seu processamentos internos?
Data de ocorrência: 19 de setembro 2019
NOS
6 de abril 2020
Caro cliente, em sequência da situação reportada, consideramos que a situação foi devidamente esclarecida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,
Serviço ao Cliente
Jorge saraiva
Jorge saraiva avaliou a marca
6 de abril 2020

A NOS terá de rever os seus processos internos e compatibilizá-los com a RGPD