NOS Marca Recomendada Marca do Mês

01/11/2018, adesão on-line ao serviço NOS4
10/11/2018, instalação do serviço
12/11/2018, pedido de anulação do serviço

1º engano:
Na procura de uma solução diferente e melhor da actual, no site da NOS, verifico o anúncio ao pacote NOS4 com fibra óptica. Solicitei o contacto telefónico que foi realizado minutos depois. Fui informado que na minha morada, a fibra não está disponível, mas como alternativa teria o fornecimento de internet fixa até 40mbytes de velocidade. Parecia interessante. O operador informou-me que seria um serviço muito melhor que o meu actual (MEO). Aqui, na minha opinião, houve má fé na apresentação de uma solução para a qual a NÓS não tem alternativa.
2º engano:
É mencionada a oferta da instalação, quando na realidade se trata de um desconto da mesma, ligado à condição de aceitação do serviço. A isto chamo publicidade enganosa.

3º engano:
Após a instalação do serviço (TV satélite, telefone fixo, cartões telemóvel e internet fixa) verifiquei que a referida internet fixa era na realidade através de 3G e 4G. Conhecendo eu que a cobertura de tais redes não é minimamente aceitável na zona da minha residência, comentei com o técnico que com essa velocidade não iria seguir com o serviço, ao que me comenta, que terei de esperar umas horas para que o serviço ficasse inteiramente activado, e caso não estivesse bem deveria ligar o 16990. Confiei.

4º engano:
Após a instalação o técnico solicita a minha assinatura para confirmar que esteve a fazer o serviço em minha casa. Acedi. Este pedido foi feito através de um tablet, em que apenas mostrou um campo visível para a assinatura, não mostrando todo o documento. Confiei. Verifiquei mais tarde por e-mail, que com a minha assinatura abdiquei do direito de livre resolução, ou seja, ao direito de experimentar o serviço durante 14 dias!!! Ludibriado.

5º engano:
No documento que assinei, o campo "Testes realizados" encontra-se em branco, ou seja, não houve o registo da velocidade da internet fixa 4G, que estava a volta do 1mbyte, quando o serviço indica até 40 mbytes. Omissão do facto.

6º engano:
Durante o dia 10 e o dia 11/11 tentei chegar ao contacto com a NOS através do 16990, mas com a fila de espera longuíssima, solicitei o contacto de volta assim que possível. Não obtive feedback.

No dia 12/11, dirijo-me à loja NOS de Abrantes para realizar a reclamação e solicitar a anulação dos serviços devido a não ter serviço de internet aceitável e alegando direito de livre resolução.
Sou informado pelo call center (Sr. Filipe), que para anular o serviço deverei pagar o valor da instalação, pois não tenho direito à livre resolução. Neguei tal posição, e apelei a uma solução de futuro tendo em conta futuras tentativas para contrato assim que a tecnologia estivesse disponível. Negado perentoriamente e sou informado que a NOS tem o direito de cobrar o valor de 320 euros e que vai acioná-lo pois encontra-se a cumprir a lei.
No dia 12/11 após as 20h, recebo 2 chamadas do 16990 a devolver os meus pedidos de contacto a 10 e 11/11. Não atendi.
Aguardo a recolha do material.
Aguardo a resolução do assunto.

Data de ocorrência: 13 de novembro 2018
14 de novembro 2018

Obrigado,
Serviço ao Cliente
22 de fevereiro 2019
Caro Cliente, em sequência do contacto telefónico estabelecido no dia 12/11/2018, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Antecipadamente gratos pela colaboração,
Serviço ao Cliente