NOS Marca Recomendada Marca do Mês
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Quero sair deste "pesadelo"

Gonçalo Duarte
Gonçalo Duarte apresentou a reclamação
10 de janeiro 2017

Em Outubro de 2014, aderi á NOS, e fui cliente de um pacote de satélite com televisão, telefone fixo, internet 4G e fiz também a portabilidade de 2 numéros de telemóvel. Depois da instalação (+/- 6 semanas), há que salientar antes que me encontro a trabalhar expatriado, ao voltar não conseguia fazer gravação apesar da minha box ser HDR. Ao investigar o porquê, deparei-me que a box só tinha uma cabo ligado, logo não fazia gravação. Contactei o apoio a cliente e começaram-me a dizer que tinham passados mais de 30 dias para reclamar e que para se deslocar um técnico a casa teria de pagar "pelo menos" 80¤. Não aceitei, por razões que para mim são óbvias, pois além de estar a pagar, a instalação ficou "inacabada". Como não pagava aluguer da box durante 12 meses, deixei-me ficar com a box de gravação, apesar de não poder usufruir da gravação, e ainda liguei para o apoio de cliente mais 1 vez (Fevereiro de 2015) para resolução do problema, mas a resposta foi a mesma. Durante o ano de 2015 ainda houve mais chamadas, 3 até Setembro, não consigo precisar datas, mas foram feitas. Destas vezes para reclamar do serviço de internet, a mesma era MUITO LENTA em horário nobre, ou seja, estando expatriado e a querer falar com a família via Skype, todos os dias á noite, era muito difícil manter uma vídeo-chamada, sem ecos, sem cortes e sem travamentos na imagem. Apesar de terem feitos "testes" á linha, nunca foi resolvido. Em Setembro, devido ao facto de saber que iria iniciar o pagamento da box de gravação, contactei o apoio a clientes, afim de resolver o problema da instalação, mas a conversa seguia sempre no sentido de que teria de pagar a deslocação do técnico, que mais um vez o neguei, e então depois fui contactado posteriormente, e me proposeram (por ser bom cliente) que iria ter a box gratuita mais 12 meses, afim de não ser justo pagar por um serviço que não estava disponível para mim, e AINDA me ofereceram um "upgrade" aos minutos e internet dos telemóveis e á internet 4G (fixa) para 40 Mb (não passava de velocidade de 1,5 Mb em horário nobre, sim srs, 1,5 Mb. Assim se passou mais uns meses, a internet cada vez pior, cheguei a ligar pelo menos mais 2 vezes, inclusive uma vez, depois de estar mais de 40 minutos ao telefone enquanto os técnicos efectuavam testes, a chamada caiu e NUNCA mais fui contactado afim de terminar estes testes. Posso adiantar que para carregar 5 Mb, 8 minutos não chegaram... Esta chamada foi feita em Janeiro de 2016. No final de 2016 (final de Dezembro), decidi acabar com todos os serviços, e o porquê? Eu explico: A internet LENTA, sinceramente acho que um modem de 56Kb de á 20 anos era mais rápido, não consigo fazer sequer uma unica video chamada para a minha família (continuo a trabalhar expatriado). Estava já novamente á alguns meses a pagar uma mensalidade de uma box de gravação (que não grava!!!). Fartei-me e decidi desistir, pois não considero justo pagar por serviços que além de estarem muito aquem do contracto que fiz, nem sequer funcionam quando preciso deles. Agora aqui surgiu outra situação mais insólita, além de tudo o que se tinha passado, "abri os olhos" para a burla do século... Sim, burla, pois ao ligar disseram-me que estava fidelizado ainda mais 8 meses e que se cancelasse o contracto teria de pagar 500 e muitos euros. Comecei a perguntar como era possível e mais tarde percebi, que afinal a resolução que me deram, para não pagar box durante mais 12 meses, não foi por ser simpático ou bom cliente, foi mesmo um "contrato" de 24 meses de permanência. Ainda hoje nego qualquer conhecimento de informação desse contrato, que dizem ter sido enviado por email. Mas não fica por aqui, nem podia, ponderei sobre a situação, e ESTANDO EU A TRABALHAR EXPATRIADO, decidi não avançar via tribunal, pois apesar de me sentir "enganado" e "burlado", não poderia comparecer nas sessões. Então no passado dia 27 de Dezembro contactei a NOS, no sentido de resolução, para que me informasse se poderia baixar o pacote, o que me foi dito que sim, então optei por um pacote minimo, de 18 canais, e que tinha uma mensalidade de 13,99¤, perguntei "VÁRIAS VEZES" se tinha o aluguer da box acrescido e a resposta foi que não, mas que iria um tecnico a minha casa posteriormente trocar a minha box HDR por uma box comum. Não pretendia fazer uso de nada neste serviço, esta solução seria mesmo só, para evitar pagar os 500 e tal euros e assim ficava "agarrado" mais 12 meses com este valor, ao invés de 8 meses com a mensalidade antiga (74¤). Apesar de achar que tenho razão em não ceder nem pagar e ir a tribunal resolver seria o melhor, mas, como já disse, estou expatriado. Foi-me informado tambem, depois de dizer que sim, que iria receber um email no prazo máximo de 48 horas com todas as condições do serviço e que a NOS só iria facturar todos os serviços até aquele mesmo dia. E... dia 28 de Dezembo, fui de férias... Regressei dia 2 de Janeiro, e quando ao email, perdeu-se, contactei o apoio ao cliente nesse mesmo dia, afim de saber o porque, e disseram-me que tinham tido um "problema de sistema", entretanto estaria resolvido, mas que seria contactado num prazo de 48 horas. Cheguei a dia 6 de Janeiro, sem chamada e sem email, voltei a ligar, disseram-me que tinham um problema mas que estaria resolvido, obviamente voltei a perguntar sobre as datas de inicio de contracto e de valores. Estava tudo bem, o início era dia 27 de Dezembro e o valor mensal era 13,99¤ já com box. Fiz esta chamada pois no dia 8 viajava novamente para o estrangeiro, onde me encontro neste momento. Hoje, dia 10, recobo finalmente o dito email, mas, como era de esperar, as condições não foram as combinadas, primeiro porque ao valor de 13,99¤ acresce a box de gravação (que seria trocada pelo tecnico) e a data que está é a presente e não a de 27 de Dezembro. Penso ter sido claro, quero acabar com este "circo" de uma vez, a NOS não tem um unico email para reclamar, já são horas e horas da minha parte cheio de bom senso para resolver o problema e mesmo assim, a NOS não mostra qualquer interesse ou profissionalismo para comigo. As chamadas são gravadas, pois ouçam-nas, sei o que ouvi e que ficou combinado. Da minha parte NÃO quero qualquer serviço, quero cancelar o meu contrato novo e o antigo pois não tenho motivos para pagar. A cobertura é péssima, tem vindo a piorar com o tempo, os telemóveis dentro de casa não têm rede, a internet tem de estar ao lado de uma janela para ser "extremamente lenta" a ponto de não conseguir fazer uma video-chamada sequer, o telefone fixo, não se pode usar dentro de casa, não tem cobertura.

Data de ocorrência: 10 de janeiro 2017
17 de janeiro 2017
Olá Gonçalo Duarte, asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível. Obrigado,
Serviço ao Cliente.
2 de fevereiro 2017
Olá Gonçalo Duarte, em sequência do contacto telefónico estabelecido no dia de hoje, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,

Cátia Silva