NOS
87.6
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Reclamação e queixa-crime por burla, fraude e falsificação de documento

Marília do Carmo de Abreu Correia
Marília Correia apresentou a reclamação
18 de fevereiro 2021 (editada a 15 de março 2021)
Eu, Marília do Carmo de Abreu Correia. Venho por este meio na qualidade de queixosa, fazer uma reclamação e queixa-crime por burla, fraude e falsificação de documento, contra a empresa NOS. Passo a citar e explicar o porquê da mesma.
No dia 26 de Agosto de 2020, assinei um contrato com o comercial Sr.º Vasco Rodrigues, tendo como Chefe, Gestor Autorizado de Fibra Nuno Simão onde me tornei cliente NOS. Contrato esse que vinha com a promessa de um Voucher de €150. €50 Para usufruto grátis de 3 meses de canais Premium e €100 para adquirir uma televisão. A instalação do serviço foi efetuada dia 25 de Setembro de 2020, um mês após assinar contrato. Fui informada que o Voucher só chegaria pós instalação. Fui aguardando, até que entrei em contato com o Gestor Autorizado Nuno Simão, sobre o Voucher ao que o qual me disse que estava atrasado. Continuei em espera, até que gouve nova ligação onde o mesmo Sr.º já referido, informou que ia contatar os serviços para saber o que se passava e diria algo, mais uma vez aguardei. Até que houve nova ligação, aí já houve uma resposta de que o Comercial Sr.º Vasco Rodrigues se havia esquecido de informar que para usufruir do Voucher, teria de aderir ao débito direto, automaticamente protestei sendo que não era da minha responsabilidade o engano e teriam de o resolver. Foi-me dito que iriam ver o que conseguiam fazer. Mais uma vez aguardei, desta vez já não foi necessário contatar, recebi contato a informar de que não conseguiam fazer nada e que me dirigisse a uma loja Oficial NOS a reclamar o porquê de não receber o Voucher, fingindo não saber de nada, estavam a pedir que mentisse. Informei de que realmente me iria dirigir à loja, mas que não iria mentir e sim dizer o que estava a acontecer. (Uma Atenção, sendo estes Senhores representantes da NOS, não fazia ideia de que não são colaboradores NOS e sim de empresas contratadas para esse fim, logo no meu entender a resolver as coisas com eles, estaria a resolver com a NOS).
Dia 27 de Dezembro de 2020, dirigi-me à Loja NOS no Centro Comercial La Vie em Caldas da Rainha. Fui expor todo o caso, qual não é o meu espanto, quando a Assistente de loja de nome Andreia me diz que o meu contrato foi por palavras da mesma EDITADO, traduzindo; não era igual ao que está em sistema NOS, fiquei sem chão. Como assim não é igual?!
A Assistente Andreia cedeu-me uma cópia do contrato em sistema, e digitalizou o meu. Acontece que o meu por estar em químico, em digitalização não é visível, somente a olho nu. Ou seja fiquei a saber que o meu contrato foi adulterado e não corresponde à realidade, tendo sido de forma deliberada cometido crime e fraude. No contrato em sistema está um valor de €50 e não €150 como consta no meu, e em outras partes do contrato se vê perfeitamente que não se trata do mesmo contrato e sim outro. Ao sair da loja o meu marido ligou ao Gestor Sr.º Nuno para o confrontar com esta situação, onde o qual desligou o telefone na cara do meu marido.
Na loja fui também informada que iriam entrar em contato comigo num período de 48h, mais uma vez fiquei a aguardar. Recebi a ligação no dia 30 de Dezembro de 2020, onde sou informada de que não tenho direito a qualquer Voucher para TV, e que inclusive na data de contratação não era essa a promoção em vigor, e sim a oferta da primeira mensalidade, que dizem ter usufruído e que constava no contrato. Expliquei toda a situação já citada, onde voltei ter de aguardar contato.
Voltei a ser contatada dia 08 de Janeiro de 2021 pela assistente Jaqueline, que desta vez já me disse que não podiam fazer nada quanto ao Voucher pois já passavam 60 dias do prazo de reclamação, mais uma vez voltei a explicar toda a situação e que estava a ser “vítima” de fraude e crime, pois o meu contrato não correspondia ao que constava no sistema. A resposta Cliché, pois compreendo a Sr.ª tem razão mas não podemos fazer nada.
O tempo passou, e dia 01 de Fevereiro de 2021 peço aconselhamento a uma advogada sobre toda a situação, e o que poderia fazer. Dia 02 de Fevereiro entro de novo em contato com a NOS onde peço para me passarem a chamada ao chefe de departamento comercial, ao qual me passam a chamada para o Srº Hugo Santos. Mais uma vez voltei a explicar tudo o que se estava a passar, ao que o qual me disse que iria ser contatada por um departamento, mais uma vez aguardei uma chamada.
No passado dia 15 de Fevereiro de 2021, o Sr.º Hugo Santos entra em contato comigo, para perguntar se já tinha sido contatada, ao que lhe respondi que não, e o mesmo me diz que não me contataram porque tinha a informação que já tinham contatado anteriormente a explicar que como tinham passado 60 dias já não podiam fazer nada. Voltei a debater o assunto do contrato FALSO, o mesmo diz-me que digitalize para poder enviar, um pouco exaltada tive de dizer, o tempo que me coloca em espera veja as coisas com atenção, dia 27 de Dezembro o contrato foi digitalizado em loja e enviado. O mesmo foi verificar e efetivamente lá estava o contrato onde não se vê nada em digitalização somente fazendo zoom. Uma vez que tudo fica registado em gravação, a dada altura o Sr.º Hugo diz que não tenho o contrato assinado, efetivamente não tinha como ter, mas pouco tempo depois já se contradiz e diz que tenho o contrato assinado. Depois de vários blá blá blá e sempre a mesma resposta Cliché peço desculpa Sr.ª Marília Correia, ou compreendo Sr.ª Marília Correia. Pedi para falar com um Supervisor, uma vez que a meio da conversa comento sobre ser chefe de departamento comercial e o mesmo me diz que não é chefe de nada, não entendo também aqui como peço para falar com alguém com este cargo e me passam o telefone a alguém com quem penso estar a falar com um superior, mas passando à frente, já sabendo que não era chefe, pedi para falar com um superior. A chamada é passada para o Sr.º João Terra, volto a explicar tudo de novo, o mesmo com os contratos o meu digitalizado e o que está em sistema, onde lhe disse que mesmo estando ilegível, que em certos pontos conseguia ver perfeitamente que não se tratava do mesmo contrato. Depois de mais blá blá blá, o Sr.º João Terra pede-me que me dirija a uma loja para que a assistente fizesse um relatório a confirmar a veracidade das minhas palavras e que relatasse as divergências do contrato. Assim o fiz, dia 16 de Fevereiro de 2021, dirigi-me novamente à loja NOS no Centro Comercial La Vie em Caldas da Rainha, onde a Assistente Ana ouve toda a situação, vê as divergência de contrato e faz o relatório interno, pois apesar de pedir uma cópia, a mesma disse que não era possível, pois é algo que é feito a nível interno e que não tinha como facultar cópia do mesmo. Mas a mesma fez o relatório a confirmar tudo o que já havia dito em chamadas. Mais uma vez fico a aguardar chamada, onde no mesmo dia sou contatada pelo Sr.º Telmo, que volta com a mesma lenga lenga, já cansativa e repetitiva, de que passaram 60 dias da reclamação e que não podiam fazer nada e de novo blá blá blá. Várias vezes e bastante exaltada referi que sendo que o contrato é FALSO que foi FALSIFICADO, não está assinado por mim, logo por lei, além de ser “vítima” de burla e falsificação de documento, também não tenho qualquer vínculo com a empresa NOS, pois o contrato em sistema não está assinado por mim. E ainda mais insólito, manda-me ir a uma loja para verificação de contrato, sendo que já tinha explicado que digitalizado não se vê, como pode ser verificado, e da loja tinha eu acabado de chegar, onde a Assistente Ana, tinha acabado de escrever tudo o que tenho vindo a dizer. Deixando a indicação que pretendo ser contatada pelo Sr.º Hugo Santos ou pelo Sr.º João Terra tendo sido este ultimo a pedir-me que fosse à loja para poder ser feito o relatório.
Dia 26 do corrente mês de Fevereiro, farei 6 meses de contrato, onde a partir desse momento não poderei fazer qualquer reclamação. Efetivamente de todo quero ter pela frente mais Um Ano e Meio de contrato vinculada a esta Empresa que está a compactuar com uma Fraude e Crime.
Questão:
Que medidas vão ser tomadas para resolver esta situação? Que medidas serão tomadas perante estes dois Comercias, que falsificam um documento? Que medidas tomará a empresa em questão NOS, sem ser o não podemos fazer nada, o peço desculpa e o compreendo???!!!

Atenciosamente,
Data de ocorrência: 18 de fevereiro 2021
NOS
22 de fevereiro 2021
Cara cliente, em sequência do contacto telefónico estabelecido no dia 22-02-2021, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,
Serviço ao Cliente
4 de março 2021
Boa noite,
Efetivamente concluo que esteja tudo resolvido, mas enquanto não receber a nota de crédito que foi referida no telefonema, e a ligação para recolha de equipamento, não poderei dar como resolvida esta questão.
Agradeço a atenção dispensada na resolução da situação, mas ainda há estas duas questões em aberto.
Melhores cumprimentos,
12 de março 2021
Continuo a aguardar a resolução.
Ontem dia 11 de Março, voltei a contactar os serviços Nos para ter o parecer relativamente ao meu comentário anterior, recolha de equipamento e nota de crédito.
Ao que a Colaboradora Inês, bastante atenciosa ajudou a resolver a situação, aguardo 10 dias úteis pela finamente resolução e dar como resolvida esta reclamação.
Melhores cumprimentos,
24 de março 2021
Ainda tenho os aparelhos da Empresa, continuo a aguardar contacto para o levantamento dos mesmos.
Só nessa altura darei como resolvida a situação.
8 de abril 2021
É de lamentar que não tenha ainda sido contactada para recolha de equipamentos, e por receber de novo uma factura que segundo a Empresa Nos, já não tenho qualquer vínculo com a mesma.
Terei de mais uma vez gastar dinheiro para ligar, para resolver um assunto provocado pela vossa empresa.
Quero realmente dar por terminado e resolvida esta questão, mas como fazê-lo, se não me contactam para recolher equipamentos e ainda me enviam facturas.
Atenciosamente,
21 de abril 2021
Continuo com os aparelhos em casa. E inclusive recebi fatura para pagar de um serviço que já está desligado e que já não sou vossa cliente.
Não percebo o que se está a passar, mas efetivamente estou saturada desta situação.
5 de maio 2021
É de lamentar que mais uma vez tenha de ser eu como lesada a ter de contactar mais uma vez a Empresa Nós, que em Fevereiro me informou que o serviço estava desligado e agora recebo factura para pagar!
Afinal por erro o serviço continua activo, tal como ainda tenho os equipamentos que estou cansada a cada ligação ou atualização da queixa refira que aguardo contacto para a recolha dos mesmo.
Falta de respeito muito grande. Primeiro pela razão da minha queixa, depois por toda a situação desconfortável que me têm feito passar.
23 de maio 2021
Continuo a aguardar recolha de equipamentos, é uma vergonha as vezes que já liguei, a quantidade de INC que tenho em mensagens, o dinheiro que já gastei em ligações.
Ficaram em vir recolher equipamentos fará amanhã segunda feira uma semana, nem se dignaram a ligar a avisar que não vinham, voltei a ligar ficaram em contactar no dia seguinte para voltar a agendar e quase uma semana depois contínuo à espera e com certeza terei de voltar a ligar uma vez mais...
Vergonhoso sinceramente, já nem tenho palavras.
23 de maio 2021
Vergonhoso sinceramente, já nem tenho palavras.
2 de junho 2021
Já nem tenho comentários uma vez que tem sido um processo vergonhoso por parte de resolução da Empresa Nos e bastante penoso e dispendioso para mim a quando lesada.
Marília do Carmo de Abreu Correia
Marília Correia avaliou a marca
16 de junho 2021

Infelizmente não posso dar um bom feedback à resolução da reclamação. Assim que fiz a reclamação aqui no Portal foi rápido até ser contactada pela empresa Nos. Infelizmente tive de gastar imenso dinheiro em chamadas, cada vez que ligava, achava que estava tudo resolvido, até receber mensagens com valores a pagar, voltar a ligar vezes sem conta com o mais do mesmo. Bem como a recolha dos equipamentos que foi outra dor de cabeça. Finalmente e espero bem que assim seja, posso dar por finalizada a reclamação. É vergonhoso terem comerciais sem índole a representar a empresa. Mas é surreal a Empresa de forma direta não ter respeito pelo cliente, por todas as chamadas efectuadas, bem como todas as respostas dadas na reclamação, não havendo qualquer contacto. Mas já está tudo certo é realmente o que me importa. E não, não voltaria/ei a ser cliente e tão pouco recomendaria/ei o serviço Nos.