NOS
87.7
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Serviço pós-pago a ser faturado e pago antes de ter sido prestado

Paulo Miguel Salvador Alves Mendes dos Santos
Paulo Santos apresentou a reclamação
3 de setembro 2020
Exmos Senhores

A minhra reclamação está relacionada pelo facto do meu operador de comunicações estar a efetuar uma faturação de serviço, ainda antes do serviço ter sido prestado.

Explicando a situação:

1 - Fiz contrato com a NOS em 27/8/2020, numa loja NOS, tendo sido agendada a instalação do serviço para 31/8/2020;
2 - Em 31/8/2020 a instalação do serviço foi efetuada, apesar de ter ficado com algumas lacunas que tive de ser eu a resolvê-las;
3 - Em 3/9/2020, consultei o site da NOS, área de cliente, e qual não é o meu espanto apercebi-me de que a NOS já tinha emitido uma fatura, fatura de Agosto, com data de dia 1/9/2020, faturando o período de 31 de Agosto a 22 de Setembro;
4 - O prazo de pagamento da fatura termina a 19/9/2020.Falando com a NOS referiram que o meu ciclo de faturação é a 23 de cada mês, sendo que no mês de Agosto, por ter um dia de serviço a fatura foi emitida no primeiro dia do mês seguinte (1/9/2020).

É inadmissivel estar a ser faturado antes do final do período de serviço a que respeita a fatura, e mais estranho ainda, o prazo de pagamento da fatura (19/09/2020) terminar antes do período a que respeita a fatura (31/08/2020 a 22/09/2020).

Quando questionada a NOS, acerca de quando seria faturada a próxima fatura, fui informado que seria faturado no inicio de Outubro, previsvelmente dia 1/10/2020, relativamente ao período 23/09/2020 a 22/10/2020. Nesta situação será de novo previsivel que o período de serviço faturado termine depois da data limite de pagamento da fatura.

O que se observa é que a NOS está a faturar os serviços que prestam aos seus clientes ainda antes dos prestarem (!).

É uma prática correta?

A mim não me parece prática correta, já que este é um serviço pós-pago, sendo necessário perceber se é admissivel do ponto de vista regulamentar.

A minha vontade é mesmo recorrer à premissa dos 15 dias de direito de arrependimento que me assiste para denunciar o contrato, isto apesar de estar satisfeito com o serviço prestado, já que a alternativa não presta um serviço de qualidade e não consigo contratar serviços de outros operadores.
Data de ocorrência: 3 de setembro 2020
Paulo Miguel Salvador Alves Mendes dos Santos
Paulo Santos avaliou a marca
20 de dezembro 2020

É estranho a NOS cobrar antecipdamente pelos serviços, quando o tipo de serviço não é pré-pago. É algo que deveria estar claro na informação comercial, para que quando se faz contrato o cliente saber que está a ser faturado ainda antes do serviço ser consumido. Enfim, é uma prática diferente da que a concorrência da NOS tem, mas aceitável se fossemos devidamente informados quando estamos a fechar contrato.