NOS

NOS - Subscrição automática de serviços internet

João
João apresentou a reclamação
18 de fevereiro 2016

Recentemente (13 de fevereiro de 2016, sábado passado) regressei a Portugal com um novo telemóvel adquirido no estrangeiro no qual tenho um cartão SIM NOS. Ainda no aeroporto de Lisboa recebo um SMS proviniente da NOS com a seguinte mensagem:

" A NOS da 1GB de internet gratis durante este mes para tirar o maximo partido do seu novo telemovel. Comece ja a navegar em * PROIBIDO *://l.nos.pt/Home"

Verifico no aeroporto que ainda não teria esse "1 GB grátis" (não consegui abrir nenhuma página via o serviço "mobile data"), tendo adicionalmente aberto o link indicado no SMS (via Wi-Fi do aeroporto), por forma a investigar as condições contratuais associadas, tendo unicamente sido aberta a homepage da NOS. Decidi ignorar esta oferta por desconhecimento das condições.

Dia 17 de Fevereiro (quarta-feira), encontrava-me na rua e sem qualquer tipo de serviço de internet disponivel, apercebo-me que de repente as aplicações no meu telemovel começam todas a sincronizar (e-mails; skype; etc). Imediatamente utilizo o serviço *111# para verificar as condições do meu tarifário e internet, tendo me deparado com o seguinte:

"
Tem ativa: Net Mensal 250MB
(2.99Eur/mes).
Este mes ainda tem: 1011MB
Proxima renovacao no dia 17/03
"

Prontamente entro em contacto com a NOS (com um custo de 0,349€ / min) para me informar porque me foi activado um serviço "Net Mensal 250MB" não tendo eu expressamente pedido a sua activação. Foi-me informado que como me foi oferecido 1GB de dados móveis, automaticamente foi-me activado o serviço Net Mensal 250MB. O operador do call-center disse-me adicionalmente que caso no queira manter o serviço de "Net Mensal 250MB", terei até ao dia 16 de Março (exactamente 30 dias após a activação deste serviço com 1 GB de oferta) para fazer o seu cancelamento sem incorrer em despesas. Retorqui que não pedi e/ou activei tal serviço nem que sequer fui informado de quaisquer condições contratuais, no SMS que recebi, tendo no meio desta situação, sido obrigado a pagar uma chamada para o suporte da NOS por forma a saber o que se estava a passar.

Venho por este meio então pedir que meios legais eu utilizar que não envolvam custos, por forma a apresentar uma queixa por tentativa de burla / contrato por má fé contra esta empresa.

Observação: tenho um familiar que ocorreu-lhe o mesmo com cartões SIM NOS, estando agora preso a um contrato por ainda mais 14 meses, pelo que gostaria de expor ambas as situações e a legalidade de tudo isto junto de entidades competentes.

Obrigado pelo vosso apoio.

Data de ocorrência: 18 de fevereiro 2016
João