NOS
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Subscrições ativadas sem consentimento

joão ribeiro
joão ribeiro apresentou a reclamação
19 de agosto 2017

Venho por este meio demonstrar o meu descontentamento em relação ao que eu acho uma falta de segurança por parte da NOS, que depois de terem já sido reportadas uma e outra vez, não é tomada qualquer atitude para salvaguardar clientes NOS, que estão a ser burlados por links fraudulentos. Isto faz-nos pensar, uma vez que nada se faz por parte da NOS, que até dá jeito.
Então no dia 17/08/2017, recebo uma fatura onde me está a ser cobrado um valor de Quinze euros e Noventa e Quatro cêntimos sob serviços adicionais. Qual a minha indignação, porque tal facto nunca me tinha acontecido, assim como nem nunca tinha visitado tal link na minha vida, "* PROIBIDO *://pt.erotixxo.realgirls.mobi/" ou 1214 mais o 707450201. Depois de fazer uma breve pesquisa na Internet, pude verificar que se trata de "subscrições" que são feitas sem autorização nem conhecimento por parte do utilizador do número de telémovel em questão, ainda durante a pesquisa constatei situações semelhantes de outros clientes NOS empresas, a reportar em forma de reclamação este assunto, onde está o mesmo número vs link em questão. Fui á loja NOS do Centro Comercial Vasco da Gama, e foi dito que isto acontece porque às vezes aparece na Internet um pop-up, que ao carregar na cruzinha para fechar, o que acontece na realidade é a ativação da subscrição, e que assim esta entidade burlista consegue ir buscar o nosso número através dos dados móveis do cartão SIM que estiver a ser utilizado no momento. E é isto que me indigna por parte da NOS, porque sabe que isto acontece, sabe que tem prejudicado inúmeros clientes NOS, e nada faz para colmatar o que para mim é uma falha de segurânça, por não barrar, bloquear... este tipo de coisas feitas sem o consentimento por parte dos utilizadores vs clientes, que são apanhados nesta vigarice sem saber. Bom, isto leva a pensar que há uma entidade que não toma o controlo desta situação fraudulenta, porque lucra indiretamente, se assim for só me resta mudar de operador.
Sei que num dos casos referente a uma reclamação de outro cliente NOS empresas lesado com o mesmo assunto, a NOS não cobrou o valor em questão, bloqueou o nº 1214, e o número 707450201, como também pediu para cancelar todas as subscrições associadas a estes números que atuam de forma fraudulenta. Então eu acho que para o meu caso, e depois de ser feita uma análise aos factos reportados, que quanto a mim, têm os mesmos contornos fraudulentos ocorridos ao outro cliente a cima mencionado, tendo a NOS anulado a sua fatura ficando esta sem efeito.

Data de ocorrência: 19 de agosto 2017
NOS
17 de outubro 2017
Olá João Ribeiro em sequência do contacto telefónico , consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente resolvida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Antecipadamente gratos pela colaboração,

Serviço ao Cliente
19 de agosto 2017

A lei é clara sobre o assunto:
Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro (alterada pela Lei n.º 42/2013 de 3 de julho)
Artigo 45.º
1 - …
5 - A pedido dos respetivos assinantes, as empresas que oferecem redes de comunicações públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público que sirvam de suporte à prestação de serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem devem, sem quaisquer encargos, barrar as comunicações, para tais serviços, independentemente da existência de contrato com o prestador desses serviços ou da sua eventual resolução.

6 - Para efeitos do número anterior, o barramento deve ser efetuado até 24 horas após a solicitação do assinante, por escrito ou através de outro suporte durável à sua disposição e facilmente utilizável, não lhe podendo ser imputados quaisquer custos associados à prestação dos serviços cujo barramento foi solicitado, após esse prazo.

Nao disponibilizando o operador outro meio para o fazer, solicite o barramento por escrito.
So assim se vera livre desse tipo de burlas.