NOS Marca Recomendada Marca do Mês
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Substituição por novo sem garantia

HELDER SANTOS apresentou a reclamação
2 de junho 2016

Na loja em Aveiro, depois de levar um hotspot que não estava bom, a colaboradora foi buscar um aparelho novo para me entregar. Questionei sobre a garantia porque estavam a substituir o meu aparelho por um novo, ao qual ela diz que quando é substituição directa em loja é assim que funciona. Também me informou que faziam assim com todas as pessoas.
Eu informei que a lei portuguesa é expressa quanto a garantia na substituições...
Como eu não assinei a folha, porque não aceitei substituírem-me o aparelho sem entregarem a garantia, ela não me entregou o aparelho e vim embora com o meu aparelho avariado.
Depois de expor o caso na pagina do FB da NOS, contactaram-me dizendo que se a loja me iria entregar um aparelho novo tinha que dar uma garantia desse mesmo aparelho novo.
A forma que a NOS teve de protelar a situação foi aconselhar-me a voltar à loja para levar o meu aparelho avariado, mas pedir que o aparelho fosse para reparação, e não substituído em loja e assim o fiz.

Voltei à loja dia 16/5 e entreguei o aparelho para reparação ao qual me informaram dia 31/5 que o aparelho já se encontrava na loja para levantamento.
Fui à loja dia 2/6 e dizem-me que o meu aparelho não tem reparação e que iria ser substituído por um novo, que a colaboradora já o tinha ali com ela ainda dentro dos plásticos, mas não me entregou e pós-me logo uma folha à frente pedindo e apontando para eu assinar, mas antes estive a ler tudo e em nenhum lado falava da garantia do aparelho novo.
Questionei sobre a garantia, ao qual me informou que a NOS não funciona assim, não dão garantias novas.
Eu informei-a sobre a lei 84/2008 art 5º numº6 , e ela nem quis informar-se e continuou a dizer que era assim que funcionavam.
Eu disse que não iria assinar aquela folha e ela disse que assim eu não levava o aparelho. Questionei como iríamos resolver a situação, à qual ela disse que não sabia.

Então pedi o livro de reclamações e escrevi (imagem em anexo)

Data de ocorrência: 2 de junho 2016
19 de julho 2016
Olá Helder Santos, asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível. Obrigado, Bruno Rosado
20 de julho 2016
Olá Helder Santos, em sequência da comunicação escrita enviada no dia 24/06/2016, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Antecipadamente gratos pela colaboração,

Bruno Rosado
21 de julho 2016
Boa noite,
Uma situação esclarecida é bem diferente de uma situação resolvida....
Se estão a falar desta comunição por email de dia 24/06

"De: <internetmovel@nos.pt>
Data: 24 de junho de 2016 às 18:17
Assunto: Serviço Internet Móvel NOS - Esclarecimentos
Para: xxxxx@gmail.com

Número de Internet Móvel NOS: 93 xxx xx xx
Número do Processo: 000010919153

Cara Cliente,
Em seguimento da situação reportada, a qual mereceu a nossa melhor atenção, e após tentativas de contacto sem sucesso para o nº xxxxxxxxx, vimos por este meio informar que, de acordo com o previsto nas condições de garantia dadas pela marca e na lei, nomeadamente na Lei de Defesa do Consumidor, o Cliente tem direito à reparação gratuita em caso de avarias resultantes de defeitos originários de material ou de fabrico que só se venham a manifestar em momento posterior ao da aquisição do bem.
No caso em apreço, e após análise e dos serviços técnicos, os quais são as entidades mais habilitadas e competentes para avaliar a situação técnica dos equipamentos, foi efetuada a substituição da placa principal tendo o equipamento ficado a funcionar nas devidas condições.
Na expetativa de a termos esclarecido devidamente, resta-nos agradecer a atenção dispensada e afirmar a nossa disponibilidade para qualquer esclarecimento em www.nos.pt ou ligue 16105, todos os dias, das 8h às 2h

Obrigada,
Sónia Costa "

Isto não é a solução nem a resolução do problema em relação à garantia do meu equipamento. Substituem placas, que cada substituição tenho um equipamento com um IMEI diferente no que comprei inicialmente.

Voces afirmam
"Assim, estamos perante uma reparação efetuada ao abrigo da garantia dada pela marca, o que deu continuidade ao período de 2 anos de garantia que se encontrava a decorrer desde a data da sua aquisição, ou seja, 09/11/2014."
Uma vez que a lei ao abrigo da marca nunca se sobrepoe à lei portuguesa e decretos de lei tal como o DL 84/2008 que é expressa quanto às substituições.
Se é que existe gostaria que me mostrassem o decreto-lei que que cite "...estamos perante uma reparação efetuada ao abrigo da garantia dada pela marca, o que dá continuidade ao período de 2 anos de garantia que se encontra a decorrer desde a data da sua aquisição"

Afinal ainda não tenho isto resolvido

Atenciosamente
Helder Santos
HELDER SANTOS avaliou a marca
20 de julho 2016

Sim, comprei um hotspot (equipamento movel de dados com wifi). Dizem que me trocaram placa principal (não eu já vi o equipamento e é mesmo novo) e não me querem entregar o documento da garantia dos 2 anos....dizem que a garantia é a inicial.