NOS Marca Recomendada Marca do Mês
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

NOS - Velocidade de Internet Fixa

Carla Ramos apresentou a reclamação
5 de abril 2018 (editada a 15 de abril 2018)
No dia 02/04/2018, contratei na Loja da NOS do CoimbraShopping, no dia o serviço de internet fixa NOS, com velocidade de download até 20Mbps e upload até 2Mbps. No entanto, assim que iniciei a utilização do serviço, e após ter confirmado todas as regras para a boa utilização do router e aparelhos rapidamente percebi que a velocidade não era essa. Após ter realizado um teste de velocidade na plataforma www.minhavelocidade.pt/ consegui (no melhor teste) 4.0Mbps e upload 1.0Mbps.
Na tentativa de solicitar apoio relativamente ao fraco/ mau serviço prestado desloquei-me novamente à loja pelo que apenas me disseram para contactar o apoio ao cliente da NOS, através dos números habituais (16108). Uma vez que não considero correto ter que pagar para me ser prestado esclarecimento sobre uma má prestação de serviços apresentei reclamação no porta da queixa. Fui então contactada pelo Sr. Bruno Rosado da parte da NOS, que me indicou que iria ser contactada pela NOS para efectuarem um teste à velocidade da internet. Este procedimento ocorreu e passado dois dias o Sr Bruno Rosado voltou-me a contactar esclarecendo que efectivamente a velocidade da internet era bastante mais baixa do que os 20Mbps, no entanto, como o serviço oferecido pela NOS era ATÉ 20 Mbps não havia por parte da NOS qualquer incumprimento. Perguntou-me qual seria então a minha intenção, ao que eu lhe questionei sobre se da parte da NOS não poderiam fazer nada para melhorar a prestação do serviço que eu tinha contratado? A esta questão o Sr Bruno Rosado respondeu que não, que da parte da NOS nada poderiam fazer para melhorar a qualidade do serviço. Assim sendo, tendo eu como cliente tentado todas as diligências para resolver as questões do serviço que tinha contratado e não existindo por parte da NOS uma resposta efectiva para melhorar a qualidade de serviço expressei que a minha vontade era de cessar o contrato com a NOS. Ao que o Sr bruno Rosado me respondeu que como estava dentro do período de vigência de 15 dias o poderia fazer.
Deste modo, no dia 12/04/2018 desloquei-me à loja NOS do coimbrashopping, explique esta situação, expressei a minha vontade de cessar o contrato, levei o equipamento e a operadora que me atendeu explicou-me que iniciaria o processo. Que efectivamente a data com que ficaria registado o pedido seria a de 12/04/2018 que eu entretanto seria contactada telefonicamente pela NOS, para continuar este processo. Efectivamente fui, o Sr Bernardo contactou-me, expliquei-lhe a situação uma vez mais, ao que ele me informa que por parte da NOS não estava a acontecer uma má prestação de serviços uma vez que eu tinha cerca de 4Mbps de velocidade de download e que para iniciar o pedido formal de cessação de contrato teria que o fazer em loja.
Ora eu tinha ido à loja, na loja prestam uma informação, posteriormente telefonicamente prestam outra informação e referem ainda que não existe qualquer tipo de problema com o serviço que atualmente está a ser prestado.
A minha relação de cliente com a NOS tem apenas 11 dias e tirando a resposta rápida aquando da reclamação por mau apoio ao cliente e internet lenta de nada tem de positivo.
Data de ocorrência: 5 de abril 2018
6 de abril 2018
Olá Carla Sofia Sousa Ramos, asseguramos que estamos a analisar a sua questão. Entraremos em contacto consigo assim que possível.
Obrigado,
Serviço ao Cliente
6 de abril 2018
Durante a manhã de hoje (06/04/2018) fui contactada pelo SR Bruno Rosado, da parte da NOS, a agendar um contacto telefónico para amanhã na tentativa de avaliar a situação exposta. Vou aguardar a realização desse contacto e que o mesmo possa resolver a situação exposta.
9 de abril 2018
Olá Carla Ramos, em sequência do contacto telefónico estabelecido na presente data, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Obrigado,
Bruno Rosado
12 de abril 2018
Efectivamente a situação foi esclarecida; de qualquer modo não posso deixar de fazer o seguinte reparo. No momento da contratualização do serviço a NOS deveria ter o cuidado de verificar a cobertura de sinal da área para onde está a vender o seu serviço, para que não evitar que o cliente contrate um serviço ATÉ 20Mbps mas que o mesmo não ultrapasse os 4Mbps; claramente muito abaixo do que é pretendido.
Senso assim, no meu caso a resolução da situação passará pela anulação do contrato com a NOS, uma vez que nada podem fazer para melhorar a qualidade do serviço que ficou contratulizado.
13 de abril 2018
Deste modo, pretendo que a NOS verifique todos estes procedimentos e avalie a situação par que com a maior celeridade resolva esta situação e sejam cessados com efeito imediato na data de 12/04/2018 a prestação de serviços.

Além desta informação o Sr Bernardo informou-me que o período de vigência de 15 dias que o Sr Bruno Rosado me informou não se aplicava ao meu caso, uma vez que o contrato tinha sido celebrado em loja; que o custo para a cessação do mesmo poderia rondar os 300 euros; mediante avaliação da NOS.
Ora a NOS teria no mínimo obrigação de confirmar se o produto que estava a vender tinha a qualidade anunciada. Se o operador em loja, no momento de celebração de contrato, garantiu que não existiria problema que depois a própria NOS confirmou, relativamente a velocidade da internet, se eu como cliente identifiquei e comuniquei este problema a NOS e se a operadora nada fez para o resolver o mínimo que pode suceder é o contrato ser suspenso com efeitos imediatos, sem que isso represente para o cliente mais custo além dos que já teve, nas deslocações que fez e terá que fazer à loja. E eventualmente a cobrança pelos dias de prestação de serviços (má prestação de serviços) que a NOS efectuou.
Carla Ramos avaliou a marca
12 de abril 2018

Apesar de terem sido prontos na resolução da reclamação saliento que apenas me contactaram após eu ter apresentado reclamação no site portal da queixa. Por outro lado a única resposta que deram foi que o serviço contratado era ATÉ 20Mbps e como a velocidade testada foi de 3,5Mbps consideraram que não havia incumprimento, mas dado estar no período "experimental" caso não estivesse satisfeita poderia rescindir contrato. Lamento porém que no momento da contratação do serviço a NOS não verifique a cobertura da área para a qual está a vender o seu produto poupando o cliente de todos os inconvenientes associados. Perante isto, nada mais fizeram para melhorar a qualidade do serviço prestado, portanto a minha experiência com a marca foi negativa e não a recomendaria a outra pessoa.