NOS Marca Recomendada Marca do Mês

NOS - Wi-fi que não funicona

João Francisco Felisardo Porfírio
João Porfírio apresentou a reclamação
7 de maio 2019

Sou cliente da NOS desde 2012 (na altura ainda se chamava ZON). Tenho o serviço de televisão, telefone fixo, telemóvel e internet fixa. Habito na mesma casa desde a mesma altura que tenho o serviço e falo de uma casa com cerca de 40m2. A Internet sempre funcionou bem e nunca tive problemas de acesso, velocidade ou quebras de rede. Porém desde o início de abril tem havido quebras constantes no acesso à rede wi-fi da minha casa. Pensei que fosse um problema do telemóvel, mas verifiquei que estas quebras também acontecem no computador e em outros telemóveis de familiares e amigos que frequentam a minha casa e como tal, podem ter acesso à minha rede wi-fi. Como estes quebras continuavam a acontecer - de salientar que estas quebras aconteciam e continuam a acontecer na mesma divisão onde está o router e a uma distância do mesmo que muitas vezes não chega a um metro - liguei para o serviço de apoio ao cliente da NOS. Se não estou em erro o primeiro telefonema aconteceu no dia 16 de abril. O assistente que me atendeu depois de fazer algumas perguntas, fez uma monitorização do router e disse que estava tudo bem, insisti em como não estava e o assistente disse que estava e que não podia fazer mais nada. O problema manteve-se e voltei a contactar os serviços no dia 23 de abril. Foram feitos novamente os mesmo procedimentos, foi-me dito que eu estava tudo bem, mas depois de eu insistir o assistente disse então que iria encaminhar o assunto para um técnico especializado e que eu seria contactado até ao dia 25 de abril. No entanto esse contacto não aconteceu, e voltei a ligar no dia 27. Expliquei que continuava com o mesmo problema de quebras constantes da rede wi-fi e que tinham ficado de me contactar até ao dia 25 de abril o que não aconteceu. A chamada foi nessa altura transferida para um técnico especializado. Depois de 30 minutos à espera fui atendido e depois de mais uma série de procedimentos de monitorização foi-me dito que havia alguma interferência e que portanto tinha mudado o canal e que agora ia ficar tudo bem. Não ficou. O problema manteve-se e no dia 28 de abril voltei a ligar. A assistente voltou a fazer as mesmas perguntas, a mesma monitorização e disse que estava tudo bem. Insisti que não estava e que provavelmente dali a duas horas ia voltar a ligar. A assistente disse que não podia fazer nada, perguntou se eu tinha mais alguma questão, desejou-me um bom dia e terminou a chamada. Passado duas horas voltei a ligar e foi novamente tudo igual. Desta vez, após a minha insistência, o assistente lá disse então que ia reencaminhar a questão para os serviços especializados e que eu iria ser contacto até ao dia 30 de abril às 16h30. Não fui. Nessa altura já tinha desistido de voltar a ligar para a NOS e ia avançar com uma queixa, mas no dia 02 de maio contactaram-me. Não estava em casa nesse momento e foi-me dado um número para onde devia ligar diretamente para que o técnico especializado verificasse o que se passava. No mesmo dia contactei o esse número. O técnico fez novamente a mesma monitorização, pediu-me para elevar mais o router (o que fiz) e afastá-lo da base do telefone fixo (o que também fiz) e depois de muitas explicações técnicas disse que não podia fazer mais nada. Resumindo, estou a pagar um serviço ao qual não tenho acesso, ou seja estou a pagar à NOS por um produto que não tenho. Apesar dos vários telefonemas e de o problema se manter nunca foi enviado nenhum técnico para verificar o que se passa e quando perguntei o porquê ainda me disseram que eu teria que pagar que não iriam fazer nada do diferente do que fazem através do telefone.

Data de ocorrência: 7 de maio 2019
João Porfírio
14 de maio 2019
Até à data, ainda ninguém respondeu a esta reclamação. No entanto, no passado domingo (dia 12/05/2019), não só as quebras de rede constantes continuavam, como deixei de ter qualquer tipo de acesso à internet. Tendo em conta isso voltei a ligar para a linha de apoio e explicar novamente toda a situação. Desta vez já concordaram que de facto seria melhor vir um técnico a minha casa (apesar de eu já ter sugerido isso desde o primeiro contacto). A intervenção técnica ficou agendada para o dia seguinte dia 13/05/2019. O técnico chegou à hora indicada e assim que tomou conhecimento da situação percebeu que havia uma avaria no rooter e que esta tinha de ser substituído. Assim fez e, claro, que deste aí a rede wi-fi voltou a funcionar na perfeição, como tinha funcionado até aí, sem ser preciso comprar um repetidor de sinal, como me foi sugerido várias vezes, apesar de eu dizer que vivia numa casa com 40m2 e que as quebras de rede aconteciam mesmo quando eu estava junto ao rooter. Resumindo, durante um mês eu estive a pagar um serviço, do qual não usufruí (Wi-Fi) e apesar de eu ligar várias vezes e dizer que provavelmente deveria ser uma avaria no rooter, a minha satisfação enquanto cliente nunca foi uma prioridade e limitaram-se a dizer que no sistema estava tudo bem e não podiam fazer nada. Se no sistema diz que está tudo bem e o cliente diz que não tem acesso, parece-me motivo mais que suficiente para enviar alguém para verificar o que se passa, só aconteceu passado um mês e depois de muitas insistências. Nesse sentido quero ser recompensado pelo mês que estive a pagar um serviço do qual não usufruí, para além de ter sido posta em causa a minha palavra e nunca o bom serviço ao cliente ter sido posto em primeiro lugar.
28 de maio 2019
Obrigado,
Serviço ao Cliente
30 de maio 2019
Caro cliente, em sequência do contacto telefónico estabelecido, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Antecipadamente gratos pela colaboração,
Serviço ao Cliente
João Francisco Felisardo Porfírio
João Porfírio avaliou a marca
30 de maio 2019

Pouco focados no cliente. Os assistentes estão cada vez mais presos a respostas pré-feitas e não ouvem nem analisam individualmente as situações que estão a ser reportadas. O tempo de resposta a esta reclamação foi muito longo.