NOS
NOS Comunicações, S.A.
  • Rua Ator António Siva, n.º 9
    Campo Grande, 1600-404 Lisboa

ZON - Burla com decreto lei que anula fidelizações

Diogo alexandre almeida reis gonçalves
Diogo gonçalves apresentou a reclamação
15 de janeiro 2014

No dia 20/12/2012 fomos abordados na nossa residencia por uma comercial Zon ( Ana Margarida) que nos apresentou os serviços desta operadora, ouvimos, mas informa-mos a comercial que tinhamos uma fidelização com a PT ao que ela respondeu que não tínhamos que nos preocupar pois tinha saído um decreto lei que anulava e proibia fidelizações. Posto isto e como tínhamos interesse em mudar, pelo facto de a Zon ter um canal infantil que não tínhamos, dissemos então a comercial se eles Zon tratassem de todo o processo de rescisão com a PT, nos faríamos contrato com a ZON. O contrato foi assinado no dia 20/12/2012. o contrato com a PT estava no meu nome a comercial mais uma vez disse que trataria de tudo. ficamos a aguardar o desenrolar do processo fomos contactados para marcar a instalação nos dias seguintes e a instalação foi realizada no dia 02/01/2013. ficamos descansados julgando todo o processo resolvido, no mês de Janeiro recebemos uma factura da PT, estranhamos o facto de não haver nenhuma referencia a rescisão do contrato, entramos em contacto com a comercial que não nos atendeu tendo posteriormente atendido um sr. que se apresentou como chefe dessa comercial e que nos disse que o processo tinha-se atrasado mas que estavam a tratar da rescisão. Em Fevereiro recebi outra factura da PT para pagar voltamos a entrar em contacto com o comercial chefe da zon que disse ja ter sido enviado mas pela data que o pedido de rescisão chegou a PT ainda teríamos que pagar esse mês e depois ficaria tudo resolvido. Ainda durante o mês de Fevereiro recebemos uma carta da PT a informarem-nos que tinham recebido o pedido de rescisão mas que tínhamos de pagar a indemnização do não cumprimento contractual, entrei em contacto com a PT dizendo-lhes que estavam errados e que tinha saído o decreto lei que anulava as fidelizações ao qual me responderam que tinhamos sido enganados que isso não existia. entretanto recebemos em casa a primeira factura da ZON para pagar. entramos em contacto com a ZON, agora directamente para a linha de apoio ao cliente, expus toda a situação e aconselharam-nos então a enviar carta registada ou fax a pedir o cancelamento dos serviços senão teria de continuar a pagar assim o fizemos no dia 01/03/2013 por fax e no dia 19/03/2013 carta registada. neste intervalo de tempo contactei a PT expus mais uma vez a situação que tinha sido enganado como poderia resolver a situação disseram-me então que ou pagava a indemnização ou fazia um novo contrato suportando os custos de uma nova instalação e uma fidelização por mais 24 meses, assim o fizemos desejando livrar-mo-nos de toda esta confusão. quando julga-mos toda esta situação resolvida recebemos no dia 23/04/2013 de uma empresa (crediinformações)uma carta em que nos era exigido o pagamento de 94,92 euros. no dia seguinte dirigi-me ao balcão da zon na loja do cidadão das laranjeiras mais uma vez para expor a situação e escrevi uma reclamação ao provedor do cliente da zon. nesta reclamação explicamos a situação e defendemos que achávamos que não tínhamos de pagar aquele valor cobrado pela Zon. No dia 03/05/2013 recebi a resposta por parte da Zon. Na qual responderam que os serviços tinham sido correctamente facturados uma vez que apenas consideram facturação em duplicado quando se trata do mesmo titular em ambos os operadores de telecomunicações. achámos de uma indecência enorme uma empresa como a ZON, estar a fazer vista grossa a uma situação que é clara, o titular não é o mesmo mas a morada é, vivemos em união de facto, temos dois filhos e se tivéssemos algum interesse em dois serviços porque pedir o cancelamento com a PT, o contrato da zon apenas ficou no nome da minha mulher porque era lhe mais fácil enviar as copias dos documentos por mail. Ficamos surpreendidos pelo facto de uma empresa com a dimensão da Zon ter pessoas na rua a mentir descaradamente para fazer contratos e ainda por cima em vez de um pedido de desculpas tentam a custo de um pormenor técnico cobrar 94,92 euros. Mas sinceramente a esta altura o nosso desejo era vermos-nos livres de toda esta embrulhada que aquela senhora nos meteu, e resolvemos pagar o valor em causa. Mais uma vez depois de tudo fazer-mos para resolver a situação e julgarmos tudo estar resolvido. em Agosto deste ano quando voltamos de ferias voltamos a receber uma carta da Zon desta vez a cobrar-nos indemnização por cessação antecipada do contrato cobrando 802.20 euros cobrando a partir do dia 12/07/2013 .
no dia 19/08/2013 dirigi-me a loja dos serviços centrais da Zon no campo grande e expus novamente toda a situação a pessoa que me atendeu aconselhou-me a apresentar reclamação no livro da ANACOM e assim o fiz nesse mesmo dia (folha de reclamação nº 18079773). Recebi no dia 18/09/2013 novamente uma carta da empresa crediinformações em que me ameaçam de ser incluído num ficheiro de incumpridores e cobram estes sr.s agora também os 802.20 euros. Recebi posteriormente a esta carta, no dia 26/09/2013, apesar de datada de 02/09/2013, uma carta da zon a agradecer a participação que efectuei e lhes fiz chegar através do livro da ANACOM. Nesta carta dizem novamente, e passo a citar,
"A adesão aos nosso serviços obedece a um período de fidelização de 24 meses
Assim informamos que o valor debitado pelo incumprimento contratual se encontra correcto na medida em que ocorreu a desactivação dos produtos e serviços por iniciativa do cliente ou por motivo a este imputável , ante de decorrido o período mínimo inicial, conforme decorre do nº 10.2 das condições gerais contratuais em vigor.
mais informamos que a ZON apenas considera facturação em duplicado, quando se trata do mesmo titular em ambos os operadores de telecomunicações, o que não se verifica neste caso.
Face ao exposto,consideramos não existir qualquer correcção de faturação a efetuar."
Estamos neste momento a apresentar esta reclamação porque nos sentimos indignados com toda esta situação que pelo que expus anteriormente se percebe que sempre teve da nossa parte a vontade de a resolver, volto a dizer que me choca esta ligeireza e artimanha das palavras com objectivo saqueador por parte de uma empresa desta envergadura como é a ZON, pessoas que mentem deliberadamente, burlam em nome da empresa, empresa que ao invés de apurar responsabilidades e defender o seu nome, contra todas as minhas expectativas aproveita também ela de uma forma burlosa para a todo o custo amealhar mais dinheiro com total desprezo pelo consumidor. digo mais uma vez como podem não considerar uma facturação em duplicado depois de tudo o que expusemos é a nossa casa, nunca pensamos ser possível estarem-nos a instalar um serviço sem o anterior estar inactivo,nunca tivemos interesse em dois operadores na nossa casa senão porque pediu a ZON a rescisão do contrato que tínhamos com a PT nunca pensamos que a ZON tivesse este tipo de comportamento Burlão. Vimos por este meio pedir a vossa ajuda , esperamos ter sido explícitos, para que não sejamos obrigados a pagar a quem nos enganou e tantos problemas e preocupações causou na nossa vida.
Enviei também no 01/10/2013 uma reclamação por através da pagina da ANACOM infelizmente continuo á espera de resposta desta entidade. no passado sábado dia 11/01/2014 a minha esposa recebeu uma chamada telefónica de uma empresa em representação da Zon a indicarmos que no dia 15/01/2014 iria dar entrada uma acção judicial para pagarmos 802 euros + despesas administrativas + juros de mora. neste momento estou desesperado temos dois filhos e contas para pagar e não encontro maneira de explicar a aos sr.s da Zon que eu fui enganado por uma sua vendedora que me fez acreditar em si em parte devido ao estatuto e confiança que para mim ate então representava a marca Zon. paguei dois meses de serviço a Zon fui obrigado a pagar nova instalação da meo todas as chatices e transtorno que causaram nas nossas vidas e como é possível cobrarem me a indemnização o que eu preciso de fazer para entenderem.

Data de ocorrência: 15 de janeiro 2014

Realmente esta situação está a demorar muito a ser resolvida e parece-me que a sua resolução depende um bocado da "boa vontade" das operadoras. Em portugal, graças à falta de penalizações e de queixas em relação a estas situações, a defesa do consumidor é algo que "não existe" a não ser que este se "mexa" muito rapidamente, se informe muito bem ou meta logo um advogado a lidar com a situação.

Já tentou fazer queixa à Direção Geral do Consumidor (DGC - * PROIBIDO *://www.consumidor.pt/)? Tente ligar para lá ou ir à delegação da sua zona para tentarem validar qual é a melhor solução e se vale a pena iniciar um processo nos julgados de paz, pois esta situação foi iniciada de má fé pela ZON.

Zon e Meo = burlões. Fazer contratos com vendedores de porta a porta em 95% dos casos há várias mentiras e não querem saber de nada a não ser vender. Essa Ana Margarida e o chefe apareciam novamente na minha zona e bem que levavam com um taco pela cabeça. Para ganhar uma comissão enchem as pessoas de dividas e stresses

Será que a DECO resolve alguma coisa sem lhes pagar?
Meus senhores: "Não há almoços grátis"!!!
"Em todos os trabalhos à bons e maus profissionais."
Já agora uma borla: Deve escrever:Em todos os trabalhos há bons e maus profissionais.É que há de haver leva h, OH FRIAS!!!

10 de fevereiro 2014

Já fui burlado numa situação algo identica a esta, pelo facto de tentar mudar de operador e assim pagar menos pelo contrato Meo. De facto, ao fim de várias tentativas de esclarecimento endereçados à Meo, nunca me souberam clarificar a situação, dando-me respostas vagas e apenas depois de ter avançado com uma queixa crime na Policia, contra a comercial que fez o contrato, por falsificação de documentos, é que estes Srs se dignaram resolver prontamente a situação. Os comerciais da Meo, por quem tenho o maior respeito, são subcontratados pela Meo, mas não têm qualquer vínculo directo com a mesma operadora. Há é efectivamente maus profissionais, que assim mancham o nome das empresas. Ainda assim, considero o procedimento da Meo, lento e negligente, uma vez que é o bom nome dos clientes, que está em causa, assim como o bom nome da própria MEO.

10 de fevereiro 2014

...Como consequência do sucedido, deixei de fazer qualquer tipo de contracto com comerciais que me vêm bater à porta. Vou directamente às lojas das empresas...

Estou na mesma situação que você, tinha a Cabovisão e a burla aconteceu também por parte de um comercial da Zon.

Quando dirigi-me á loja da Zon de Setúbal para assinar o formulário de desativação de serviços a Sra. que atendeu a mim e á minha mãe em resposta á nossa pergunta disse que não cobrariam qualquer penalização dado a conhecer a nossa situação.

Dias depois disso recebo uma chamada deles a confirmar o pedido de desativação dos serviços e o motivo, depois disso ficam a divulgar-me outros pacotes por o que eu interrompo a conversa e digo que não quero mais nada com a Zon o que me respondem que já assinei um contrato com eles e agora sou obrigada a cumpri-lo ou pago indemnização.

Já tentei pedir ajuda á DECO mas a única coisa que souberam me responder foi que se não associar-me não me podem ajudar pois se trata de uma situação jurídica.

Estou muito aflita com isso tudo, a minha mãe só ganha ordenado de 430€ e eu estou á busca de emprego, não podemos fazer mais nenhuma despesa mínima adicional o dinheiro está todo contado para as necessidades básicas!
Foi um erro muito grande confiar naquele comercial e ser tão ingénua, por um simples ato de confiança estou agora cheia de problemas e perdi o meu bem-estar interior…

Aconteceu exatamente o mesmo comigo...agora tenho 700e Para pagar a Meo pela mesma situaçao.A Nos respondeu me que não se responsabiliza pelos vendedores o que e completamente surreal,Ando nisto a meses ja fiz varias reclamações sem qualquer efeito e nem sequer houve qualquer penalizaçao para quem o fez.