NOS

ZON - Prática Comercial Abusiva

Miguel Afonso
Miguel Afonso apresentou a reclamação
30 de março 2014

Era cliente Zon há mais de 10 anos e regularmente procurava renegociar as melhores condições de acordo com as necessidades que tinha em termos de serviços. Este ano não foi excepção. Tinha 100Mbit, 156 canais e telefone por ~48Eur e queria reduzir o custo do serviço significativamente mesmo que com compromissos de serviço. Passar para 30Mbit por exemplo.
Num processo (vários, na realidade) de renegociação que já vinham desde Dez 2013 não só não me agradou nenhuma das propostas oferecidas como as propostas seguintes eram as vezes piores que as anteriores. Ora se antes já não eram aceitáveis, não percebo como se propoe ao mesmo cliente condições ainda piores.
Apesar de tecnicamente até gostar do serviço Zon, comercialmente achei inaceitável e procurei alternativas na concorrencia tendo encontrado boas alternativas. Como tal, numa loja Zon formulei o pedido de cancelamento de todos os serviços. Nos dias seguintes recebi propostas da renteção pouco interessantes que recusei pois tinha alternativas melhores. (30Mbit, 120 canais e telefone por ~30Eur fixos durante 2 anos)
Já com desligamento pendente e com recolha de equipamento agendada, fui contactado por um comercial Zon a quem expliquei que não estava interessado neste operador e expliquei a situação. Ainda assim este comercial fez uma proposta que igualava a proposta da concorrência e inclusive poderia manter os 100Mbits -ou seja 100Mbit, 116 canais e telefone por 29.99. O unico senão éra que como já tinha o cancelamento pendente, teria que ser feito um novo contrato e teria que ser em nome de outro titular, o que não seria problema. Depois de uns dias de reflexão assinamos uma proposta de adesão assinada com as condições combinadas e foi marcada a instalação e obviamente cancelei também o processo com o outro operador.

No dia da instalação o técnico vinha com uma ordem de serviço para um oferta algo diferente, o que não aceitei embora fosse apenas 5 eur mais cara e a velocidade fossem 30.
Depois de alguns telefonemas trocados com a Zon quer pelo técnico quer por nós, foi-nos dito que a proposta de adesão que tinhamos à nossa frente assinada por nós e pela Zon não tinha qualquer valor o que achei inadmissível! Perante isto não autorizei mais a instalação e rompi definitivamente qualquer relacionamento com a Zon. Pedindo inclusive o cancelamento de outros contratos de familiares e dos quais fui "elemento aconcelhador".

Só posso entender esta postura da Zon como uma prática abusiva para tentar reter um cliente e ganhar tempo no processo. Enviar um comercial à porta dias depois de um cancelamento com uma proposta muito apelativa, embora falsa, é no minimo muita coincidência.
Possivelmente muitos clientes nesta situação e com o técnico em casa com o serviço a meio optariam por "engolir" a situação porque ainda assim seria melhor do que qualquer uma na pagina do operador. Mas, mais que não fosse não aceitei por uma questão de principio e porque acime de tudo me senti enganado pela primeira vez com este operador do qual até agora não tinha razão de queixa quer como cliente residencial quer como cliente Zon Grandes Empresas.

Ainda assim, com todo este processo perdi uma proposta na concorrência que poderei não conseguir agora de novo e vou ficar ser serviços durante mais algum tempo até arranjar uma alternativa equivalente.

Não pretendo com esta reclamação mais nada da parte da Zon a não ser reportar publicamente a situação expondo-a o mais possivel em todos os portais de reclamações e foruns da especialidade por forma a expor a situação. Se enquanto cliente satisfeito durante 10 anos recomendei e defendi Zon nos mesmos meios é justo que agora faça o mesmo com a primeira experiencia negativa!

Data de ocorrência: 30 de março 2014
Miguel Afonso