NOVA FCSH Marca Recomendada Marca do Mês
1 NOVA FCSH 81.1
2 ISCTE 66.7
3 IPAM 62
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA
  • A NOVA FCSH foi criada oficialmente a 10 de novembro de 1977 e abriu portas a 9 de janeiro de 1978. É uma Faculdade, uma casa, uma nova forma de estar nas ciências sociais, nas artes e nas humanidade.

• Avenida de Berna, 26-C
  • geral@fcsh.unl.pt

NOVA FCSH - Regime de propinas

Eduardo
Eduardo apresentou a reclamação
18 de outubro 2022

Eu matriculei-me este ano letivo num mestrado na NOVA FCSH a 25 de Julho, quando saiu a lista definitiva de colocados. No entanto, optei por continuar a minha educação numa outra universidade, onde os resultados sairiam apenas em Setembro, e submeti um requerimento para a desistência do curso no dia 6 de Setembro. Após o meu requerimento ter sido aceite, foi-me exigido que pagasse metade das propinas deste ano letivo.

Em primeiro lugar, eu submeti o requerimento antes do início do ano letivo e relembro que a generalidade das universidades apenas cobra a propina até à data do requerimento da desistência. Em segundo lugar, não me inscrevi nas cadeiras isoladas que seriam obrigatórias para obter a totalidade dos ECTs necessários para entrada no curso, o que deveria invalidar a minha inscrição. Finalmente, nunca sequer assisti a uma aula ou frequentei uma avaliação na NOVA FCSH.

Reunidos estes factos, a obrigação do pagamento na ordem das centenas de euros por um serviço do qual nunca usufrui numa universidade com a qual a minha relação foi praticamente não-existente constitui um ato abusivo, eticamente deplorável e indigno de uma entidade cuja principal função deveria ser incentivar e promover o estudo e progresso académico.

Muito obrigado pela atenção.
Data de ocorrência: 19 de setembro 2022
18 de outubro 2022
Exmo. Sr. Dr. Eduardo,

Confirmamos a receção da sua exposição, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
A sua exposição é muito importante.

Para uma análise mais cuidada sobre a situação exposta informamos que a mesma foi encaminhada internamente, de forma que contamos facultar-lhe uma resposta com a máxima brevidade.

Atentamente,
Carlos Sacramento
26 de outubro 2022
Exmo. Sr. Dr. Eduardo,

Agradece-se o seu contributo para o processo de melhoria contínua dos nossos serviços e melhoria da oferta formativa.

Compreendendo a base da sua reclamação e querendo esclarecer a posição da NOVA FCSH, devemos evidenciar dois aspetos: a vaga e a base legal.
• Vaga
Pela sua inscrição é ocupada uma vaga e pela sua desistência não é ocupada a mesma vaga com as consequências que aí decorrem para a instituição e outros eventuais candidatos/as;
• Base legal
Em consonância com o artigo 5.º do Despacho n.º 4504-A/2019, de 2 de maio, não pode a NOVA FCSH ter outra opção que não seja cumprir o regulamento definido para esta Faculdade apesar de outras Faculdades puderem ter outros modelos distintos.

Apesar de não se ter inscrito no 1.º semestre nas UC obrigatórias, para obter a totalidade dos ECTS necessários para ingressar no Ciclo de Estudos, nada invalida que o pudesse fazer no 2.º semestre.

Esperamos que face ao exposto compreenda a decisão e que possa contar com a melhor colaboração dos serviços para esclarecimento de qualquer dúvida.

Carlos Sacramento